Cerca de R$ 7 milhões em investimentos e um aumento de 60% no número de colaboradores somente neste ano. Essas foram algumas das ações da empresa Super Metal, localizada em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, após a decisão de permanecer no Estado.

A resolução ocorreu depois de a marca ter procurado a Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais (Indi) com o intuito de conseguir um rearranjo tributário. Segundo Fernando Zeferino, sócio da companhia, sem benefícios relacionados a impostos, a competitividade da organização estava sendo bastante afetada.

Diante desse cenário, o Indi e a Secretaria de Estado da Fazenda propuseram algumas mudanças relacionadas aos tributos, que foram bem recebidas pela Super Metal. A empresa assinou um protocolo simplificado, comprometendo-se a continuar e a crescer em Minas Gerais.

“Só a perspectiva de conseguir esse benefício já nos fez expandir. Iniciamos o ano com 100 funcionários e, agora, já temos 160, devendo chegar a 180 até o fim deste ano ou o início de 2020”, destaca Fernando Zeferino.

O sócio da Super Metal relata que a empresa focou seus investimentos em galpão, maquinários, tecnologia, entre outros, e que eles não param por aqui: a marca calcula investimentos de R$ 5 milhões para o ano que vem.

“Oferecemos empregos de qualidade, para técnicos, engenheiros. É uma mão de obra com um salário mais alto, que gasta mais na cidade. Além disso, a própria empresa, com o seu consumo, fomenta o comércio e a economia local”, frisa.

Mais vantagens – De acordo com o gerente da cadeia de metalurgia, siderurgia e metal mecânico do Indi, Henrique Tavares, a empresa, cujo foco está no modal ferroviário, tem muito a acrescentar a Minas Gerais em relação a diversos fatores além dos financeiros.

“A organização tem um caráter singular, uma tecnologia própria. Manter no Estado uma empresa que conta com um diferencial tecnológico é muito importante. Além disso, está localizada fora do eixo central, o que é relevante para a diversificação da economia e diminuição das desigualdades regionais”, salienta o gerente.

O profissional frisa, ainda, que as expectativas são de que a arrecadação do próprio Estado também aumente. “A empresa vai crescer mais, terá mais condições de competir. Isso vai fazer com que as vendas subam, refletindo no faturamento e na arrecadação”, destaca.

Diferenciais – A Super Metal, atualmente, é detentora de mais de 20 patentes. Entre as suas ações, está o aprimoramento e a ampliação da tecnologia de adaptação de veículos comuns e escavadeiras hidráulicas em veículos rodoferroviários. Além disso, conta com uma série de produtos considerados inovadores.