O Santíssimo Resort terá parque aquático com rio lento, novos brinquedos e 116 apartamentos | Crédito: Divulgação

Instalado no centro de Tiradentes (Campo das Vertentes), a poucos metros da Praça das Forras, e com vista para a Serra de São José, o Santíssimo Resort se prepara para mais uma ampliação.

O empreendimento, comandado pelos irmãos Marcus e Lúcio Barbosa, que foi inaugurado há seis anos, vai ganhar um parque aquático com rio lento e novos brinquedos e passará de 56 apartamentos para 116 apartamentos.

O projeto já passou pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e agora aguarda o deferimento da Prefeitura Municipal de Tiradentes. O início das obras está marcado para março, assim que chegar ao fim o período de chuvas. A expectativa é de que tudo seja entregue em dois anos. O investimento total estimado é entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões.

“Vamos construir um parque aquático com espaço kids, rio lento e praia de areia. Todo projeto feito com cuidados específicos, pois estamos dentro do sítio histórico da cidade. Com isso ampliamos nossa oferta de atrações para as famílias, nosso principal público”, explica Marcus Barbosa.

Com 75 mil metros quadrados, o espaço oferece piscina com espelho d’água de 360°, playground, sauna, ofurô, academia, fitness center com piscina aquecida, sala de leitura, sala de massagem e home-cine.

Além das famílias, o resort também recebe eventos corporativos. O Centro de Convenções com capacidade para 600 pessoas tem estrutura modular com salão principal de convenções com 600m², foyer com área livre, duas salas de reuniões, cozinha, banheiros privados, depósitos e estacionamento para carga e descarga, totalizando área total de 1.200m². As quadras de tênis recebem quatro torneios empresariais por ano.

“A crise econômica nos últimos anos trouxe impactos diferentes. O corporativo sentiu muito, ficamos quase parados. Já os casamentos foi um nicho que descobrimos, fazemos muitos todos os meses. De modo geral o turismo nacional se beneficiou com as pessoas que deixaram de ir para o exterior buscando bons destinos dentro do País, também aproveitamos essa onda”, pontua Lúcio Barbosa.

A obra será entregue por fases e ao final devemos dobrar a nossa mão de obra fixa, chegando a 140 colaboradores diretos. Muitos deles em situação de primeiro emprego. Nesse sentido, o Santíssimo Resort mantém a tradição do setor hoteleiro, que normalmente ajuda a formar mão de obra.

Atualmente, com mais de 200 pousadas registradas e pouco menos de 8 mil habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade importa trabalhadores dos municípios vizinhos.

“Antes tínhamos profissionais com pouca qualidade técnica em Tiradentes. Isso mudou bastante a partir da chegada do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em Tiradentes, e Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em São João del-Rei. Hoje trazemos gente da região toda, até Barbacena. A hotelaria dá oportunidade para quem está começando e também qualifica essas pessoas”, destaca Marcus Barbosa.