O fim de semana de lançamento (1º a 3/12) em Tiradentes foi marcado pelas luzes e, especialmente, pelas projeções especiais na fachada da Igreja de Bom Jesus da Pobreza - Crédito: Daniela Maciel

Conhecida pela importância de seu passado colonial, preservado em casarões, igrejas e museus e pelos eventos que abriga – desde a Mostra de Cinema até diferentes festivais gastronômicos -, Tiradentes, no Campo das Vertentes, entra de vez na briga pelos turistas que amam programações especiais de Natal.

A proposta do Natal Iluminado, lançado no dia 1ª de novembro, é muito mais que enfeitar a cidade. A programação, que se estende por todos os finais de semana até o dia 25 de dezembro, conta com apresentações artísticas na Praça das Forras, menus especiais nos restaurantes e todo o charme da antiga Vila de São José.

A iniciativa partiu de um grupo de empresários locais e pretende movimentar a cidade de pouco menos de 8 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 2019, atraindo 50 mil visitantes no período.

De acordo com o idealizador do Festival Trem Bier e um dos realizadores do Natal Iluminado, Luiz César Costa, a ideia surgiu no ano passado, mas como a data estava muito próxima acharam por bem fazer o evento em 2019 tendo mais tempo para organizar.

“A cidade sempre se enfeitou, mas não com essa qualidade nem objetivo. Temos como referência a cidade de Gramado (RS). Queremos que Tiradentes se torne um circuito de gastronomia, cultura e compras também nessa época do ano. Novembro e dezembro são para nós baixa temporada e queremos reverter isso”, explica Costa.

O fim de semana de lançamento foi marcado pelas luzes e, especialmente, pelas projeções especiais na fachada da Igreja de Bom Jesus da Pobreza. A cada semana a programação ganhará novidades como luzes nas ruas Direita e Gabriel Passos, árvore de Natal na praça e o presépio no dia 8 de dezembro. O investimento total deve girar em torno de R$ 200 mil e contou com a contribuição dos comerciantes locais, patrocínio de marcas e apoio da prefeitura municipal.

“Nosso objetivo é atrair as famílias. Hoje com os festivais temos diferentes perfis de visitantes, principalmente jovens. Com as famílias temos não só um tíquete médio maior, como a formação de um novo público. Afinal, quem não tem um Natal inesquecível na infância? É isso que queremos proporcionar às pessoas e com atenção especial aos pequenos”, pontua o realizador.

Segundo o sócio-proprietário do Santíssimo Resort e também realizador do Natal Iluminado, Lúcio Barbosa, nos planos dos empresários já está levar a mesma ideia para outros períodos, como a Quaresma, por exemplo.

“Esse evento nasce da união e credibilidade dos empresários. Além da questão financeira, de atrair turistas, queremos ser facilitadores para que as coisas aconteçam na cidade. Tiradentes vem em uma crescente e queremos aproveitar tudo isso para tornar nossa cidade uma referência de qualidade para os nossos visitantes”, completa Barbosa.