Para ano comemorativo estão previstos investimentos de US$ 120 milhões nas operações no Brasil, contemplando o desenvolvimento, exploração, equipamentos, substituição de frotas e infraestrutura de minas | Crédito: Gleison Chaves

Quem visitar a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2019) terá oportunidade de conhecer mais de perto a atuação da AngloGold Ashanti, uma das maiores produtoras de ouro do mundo. Para 2019 estão previstos investimentos de US$ 120 milhões nas operações no Brasil para o desenvolvimento, exploração, equipamentos, substituição de frotas e infraestrutura de minas.

“O investimento em mineração é um processo contínuo. Estamos aplicando nossos recursos principalmente para exploração, que é o que garante a longevidade de uma empresa de mineração”, explica Camilo Farace, diretor-presidente da AngloGold Ashanti Brasil.

No evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), e que acontece entre os dias 9 e 12 de setembro, em Belo Horizonte, a indústria mais longeva do País terá um estande de quase 90 metros quadrados. Os principais executivos da Anglo receberão convidados, a imprensa especializada, estudantes, profissionais e técnicos do Brasil e do exterior.

“Vamos oferecer aos visitantes uma experiência completa no universo da mineração. Será uma verdadeira viagem no tempo – o passado (o começo de tudo, há 185 anos), o presente (nosso modo de operar e desafios) e a possibilidade de imaginar o futuro da atividade mineradora conosco”, adianta Farace.

Inovação, boas práticas sociais e de sustentabilidade, além de segurança, são os princípios que permeiam a estratégia de negócios e de atuação da maior mineradora de ouro do Brasil. Na prática, significa fazer sempre mais do que exigem as leis ambientais: buscar o desenvolvimento do negócio, sempre de forma sustentável.

“Chegar aos 185 anos (comemorados em 8 de julho) é motivo de orgulho não apenas para a AngloGold Ashanti, mas para toda a mineração brasileira, pois denota nossa capacidade de inovação para superar os desafios, ampliar a vida útil dos recursos naturais e gerar riquezas para toda a comunidade e para os Estados de Minas Gerais e Goiás, onde atuamos”, conclui o diretor-presidente.

Respeito ao meio ambiente, interação e oportunidades

O respeito ao meio ambiente poderá ser percebido no estande da AngloGold Ashanti na Exposibram, desde o formato aberto e acessível ao uso de materiais sustentáveis e recicláveis. Um exemplo é a destinação do material utilizado no estande para projetos sociais, que poderá ser transformado em jardineiras para o plantio de plantas. Até as cápsulas de café oferecido no estande ganharão novos usos.

Outro grande destaque do estande é a interação. Por meio de óculos 3D, os visitantes terão a oportunidade realizar um visita virtual à mina Cuiabá e conhecer os modernos sistemas de extração de minério e de produção de ouro adotados pela empresa.

Haverá ainda monitores que permitirão navegar por informações sobre produção, curiosidades e história. O espaço ainda contará com uma réplica da barra de ouro e um um totem para receber o cadastramento de currículos de quem tem interesse em trabalhar na empresa.

Oportunidades para negócios sociais

No espaço “Espaço projetos sociais “da feira, seis projetos sociais apoiados pela AngloGold Ashanti por meio do programa Parcerias Sustentáveis irão expor e vender produtos como roupas, artesanato, itens de alimentação, bebidas, tapetes, quadros, tecelagem, costura, móveis, objetos de decoração, entre outros.

Os projetos são: Sabará Afrocultural – A Cor da Cultura”; Associação Cultural e Social de Desbravadores de Raposos; Cooperativa Dedo de Gente; Centro Infantil de Caeté; Associação das Tecelãs de Brumal e a Associação dos Artesãos de Barão de Cocais.