Atendimento presencial na sede do CIEE/MG em BH será retomado no dia 1º

O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), cumprindo decretos municipais, retomou, a partir do mês de maio, atividades presenciais na maioria de suas unidades de atendimento no território mineiro, paralisadas devido às restrições do isolamento social impostas pelos governos estadual e municipais para conter a pandemia do Covid-19.

A instituição já atende presencialmente em Divinópolis, Sete Lagoas, Teófilo Otoni. Betim, Governador Valadares, Pouso Alegre, Uberlândia, Varginha e Vespasiano. No dia 25 passado, foi a vez de abrir as portas em Montes Claros.

A partir desta segunda-feira, dia 1º, a sede em Belo Horizonte retoma o atendimento presencial. Conforme o superintendente-executivo do CIEE/MG, Antônio Carlos Dias Athayde, a instituição seguirá todos os protocolos definidos pela prefeitura de Belo Horizonte, e pela instituição, para a segurança de seus colaboradores e do público externo.

À medida que os executivos municipais vão flexibilizando as normas de isolamento, o CIEE/MG vem adotando todos os procedimentos de saúde e de segurança do trabalho, recomendados pelo Ministério da Saúde, para proteção dos seus colaboradores, estudantes e representantes de empresas e escolas para a retomada dos atendimentos presenciais. E a resposta das empresas tem sido positiva com a geração de novas vagas de estágio e de aprendizagem e a retomada de contratos antigos.

De acordo com Caroline Salgado, responsável pela Unidade Regional Sul de Minas, sediada em Varginha, aos poucos o município vem retomando sua rotina. O movimento presencial de estudantes vem melhorando dia a dia, principalmente depois de contatos telefônicos e de comunicado enviado referente ao retorno das atividades.

“Um fato importante e que nos alegra muito, é que estamos conseguindo recuperar algumas empresas que haviam feito rescisão ou mesmo a suspensão do contrato”, acrescenta Caroline Salgado. Na Unidade de Atendimento de Pouso Alegre, após o anúncio da abertura das atividades presenciais, admissões de estagiários estão aumentando e as prorrogações estão sendo solicitadas.

Na Unidade de Atendimento em Vespasiano, segundo o responsável Charlton Souza, a boa notícia é que as prefeituras de Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Confins e São José da Lapa estão fazendo as renovações de contratos e solicitando contratos novos.

Procura – Já na Unidade Regional Leste de Minas, conforme a responsável, Irlane Lanna, com o retorno das atividades presenciais em Governador Valadares, está havendo muita procura de novas empresas para abertura de vagas de estágio. “Também temos recebido pedidos para o cancelamento da suspensão dos contratos ativos”, comemora.

Para Hudson Vieira, responsável pela Unidade Regional Triângulo Mineiro, a retomada das atividades presenciais em Uberlândia tem se mostrado positiva. Estão chegando muitos pedidos de empresas que estavam com as contratações paradas ou suspensas.

“A expectativa é de que novas vagas de estágios e contratações aumentem gradativamente com a retomada do mercado”.

Em Betim, Poliana Paula, responsável pela unidade de atendimento local, informou que há muita expectativa em relação à retomada das atividades econômicas na cidade. Já em relação as demais unidades, os atendimentos às empresas, estudantes e escolas estão sendo feitos de forma remota e, mesmo assim, estão sendo realizadas contratações de estagiários e aprendizes.