PUC Minas aprova sistema de assinatura digital do CIEE/MG

12 de novembro de 2019 às 0h02

img
Fabiana Silveira, da Coordenação de Estágios da PUC Minas - Crédito: CIEE-MG/Sede

Cada vez mais difundida no mundo corporativo, a assinatura digital vem ganhando espaço, além de reduzir a burocracia e o tempo do trâmite de assinaturas de documentos, substitui o papel e traz segurança jurídica aos contratos. O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) aderiu recentemente ao sistema e trabalha para que a grande maioria dos contratos com membros-cooperadores – empresas e escolas – que contratam estagiários e aprendizes, além dos estudantes e jovens envolvidos, sejam assinados digitalmente.

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) foi uma das primeiras universidades a aderir ao sistema do CIEE/MG. Fabiana Angélica Silveira, da Coordenação de Estágio da PUC Minas, ressalta que a assinatura digital integra o planeamento estratégico da universidade, que prioriza a sustentabilidade.

“Iniciamos no primeiro semestre de 2018 a implantação do sistema para os documentos vinculados aos nossos estágios obrigatórios e de monitoria da própria universidade. Hoje 100% desses documentos são assinados pelos alunos e pela PUC Minas. Algumas concedentes de estágios já aderiram ao sistema, principalmente as grandes empesas, a forma manual está gradualmente sendo substituída”, observa Fabiana.

De acordo com Fabiana, quando o CIEE/MG trouxe a demanda para que a PUC Minas passasse a utilizar a assinatura digital nos contratos de estágios não obrigatórios, prontamente a proposta foi aceita. Para ela, a assinatura digital vem ao encontro do objetivo da universidade, que é reduzir a circulação de papéis.

Exemplo – Conforme Fabiana, em relação ao estágio não obrigatório, a universidade ainda encontra resistências de algumas empresas, principalmente às de menor porte. “Mas quando lidamos com concedentes públicos, a visão é diferente, porque o próprio Estado já instituiu a assinatura digital em muitas instâncias. Temos como exemplo as prefeituras de Belo Horizonte e Betim assinando nossos documentos de forma digital”.

Para esclarecer às empresas e instituições de ensino ainda resistentes sobre a adesão à assinatura digital, o argumento é simples: o documento vale tanto quanto à assinatura manual, pois no documento digital, existem mecanismos de autenticação das assinaturas com segurança, uma vez que o assinante é identificado pelo código IP do e-mail, que confirma a assinatura. No caso da assinatura digital do CIEE/MG, e que a própria PUC Minas oferece, o processo fica mais ágil e seguro.

De acordo com Fabiana, é inevitável que as organizações migrem para a assinatura digital, porque o documento de papel simplesmente está deixando de existir. Hoje, por exemplo, vários procedimentos da Receita Federal são feitos somente através de assinatura digital.

“O processo de assinatura de contratos de forma digital com o CIEE/MG está funcionando bem, inclusive, nos ajudará muito na conversão da assinatura manual para digital dos documentos vinculados aos estágios não obrigatórios com outras instituições e empresas parceiras. A assinatura digital é simples de ser feita, tranquila e o documento é claro. Não tem nenhum problema, se necessitarmos de alguma alteração, é feita de forma rápida”, observa Fabiana.

A PUC Minas assina cerca de 11 mil contratos de estágio obrigatório e quase 5 mil contratos de monitoria digitalmente por semestre. Em relação aos documentos vinculados aos estágios não obrigatórios, esses somam cerca de 11,5 mil, sendo que as assinaturas da maioria desses contratos ainda são feitas de forma manual, mas a tendência é migrar tudo para a assinatura digital.

Seguro – De acordo com o supervisor do Setor de Estágios do CIEE/MG, Antônio Marcos Pereira, a assinatura digital é uma tendência mundial em tempos de sustentabilidade e oferece agilidade nos processos de assinatura de contratos de estágios. Além disso, é muito seguro, evita burocracia e reduz a circulação e manuseio de papéis.

Seguindo o exemplo da PUC Minas, a ideia do Setor de Estágios do CIEE/MG é tornar o processo 100% digital, encurtando distância e agilizando o processo. Para isso, cresce a cada dia o volume de empresas e escolas que aderem ao modelo de assinatura digital implantado pela instituição. (Material produzido pela Assessoria de Comunicação do CIEE/MG)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail