Fiat 500e: marca lança seu 1º elétrico no País

6 de agosto de 2021 às 0h22

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Crédito: Stellantis Fiat / Divulgação

Da Redação

A Fiat anunciou, nessa semana, o retorno do icônico Cinquecento (500) ao nosso mercado. Porém, com uma enorme diferença em relação ao modelo que era comercializado aqui até 2018.

Ele desembarca no Brasil com a responsabilidade de ser o primeiro modelo 100% elétrico da Fiat comercializado no País. E as mudanças não param por aí. Em sua terceira geração, o 500e foi desenvolvido sobre a nova plataforma Mini EV, o que trouxe um aumento no tamanho.

Totalmente novo, mas inequivocamente ligado às suas origens, o 500e reinterpreta o visual icônico do modelo clássico com um design limpo e atual. As superfícies simples e sinuosas tornam o veículo mais elegante e escultural.

O novo veículo recebeu um logotipo dedicado, que aparece no centro do emblema frontal pela primeira vez. O atual logo na parte traseira mantém seu vínculo com o passado, embora transformado na configuração elétrica: diferenciada por uma borda em azul claro, com um design e cor que transforma o zero final na letra “e”.

O 500 elétrico é imediatamente identificado pelo grupo óptico com faróis e milhas redondos agora Full LED, destacando-se pelo DRL no capô como se fossem “sobrancelhas”, faróis com o efeito “Espelho Infinito” e luzes de direção no para-choque.

A nova iluminação em LED também está nas lanternas. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler, agora mais acentuado.

Sem abrir mão de sua tradicional proporção, o novo veículo cresceu suas dimensões: comprimento – 3,61 metros (+ 61 mm); entre-eixos – 2,32 metros (+ 22 mm); largura – 1,68 metro (+ 56 mm) e altura – 1,53 metro (+ 29 mm).

Rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento escuro garantem um visual mais ousado.

Nova grade frontal, inserções cromadas na moldura das janelas e badges laterais e adoção do fecho eletrônico em vez do mecânico, dando a oportunidade de redesenhar a maçaneta, agora totalmente integrada com uma solução inteligente dentro da porta, são outros elementos de destaque.

Interior No interior, o foco nas linhas horizontais enfatiza o aumento real do espaço interno. Apesar de o design ser completamente novo, os ocupantes poderão reconhecer a interpretação contemporânea do estilo atemporal do modelo.

A inserção do painel, o volante de dois raios e o cluster arredondado fazem uma conexão clara com o veículo original, de 1957.

Com concepção de última geração, um sistema de infoentretenimento com uma grande tela sensível ao toque de 10,25 polegadas no formato wide, combinado com um cluster digital TFT de 7 polegadas, fornece conectividade e informações para o usuário.

As soluções de armazenamento modular entre os dois bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado, melhorou significativamente o conforto percebido.

O piso plano que abriga as baterias de íons de lítio não compromete a capacidade do porta-malas, que permanece inalterada (185 litros). O resultado é um ambiente bem pensado e com menos botões.

Neste sentido, a maçaneta mecânica tradicional desaparece, substituída pelo botão e-latch. O painel da porta foi pensado em torno desta novidade, o que dá uma percepção da tecnologia e um visual mais racional e essencial.

Com poucos componentes modulares, a arquitetura recebeu o sistema de bateria de íons de lítio de alta capacidade de armazenamento (42 kWh), enquanto melhorou as dimensões do veículo, conforto e performance. Ela também garantiu ao motorista a posição de dirigir mais confortável e acesso aos bancos traseiros.

Como um projeto totalmente novo, o 500 elétrico também recebeu nova coluna de direção com regulagem axial, freio de estacionamento elétrico e novo eixo traseiro, por exemplo.

Crédito: Stellantis Fiat / Divulgação

O compacto possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central, combinando com o seu estilo de condução.

Normal: oferece um estilo de direção mais próximo à experiência tradicional de condução. Toda a potência e torque do sistema de tração estão disponíveis. O veículo desacelera com efeito de freio motor, como em um veículo convencional, carregando parcialmente a bateria. Esse modo apresenta a função Creeping, na qual o veículo inicia seu movimento ao liberar o pedal do freio;

Range: ativa a função One Pedal Driving. Melhora a recuperação da energia, a desaceleração aumenta e o freio é usado apenas para emergências ou para parar completamente o carro: na prática, o veículo é usado basicamente com o pedal do acelerador. Ao selecionar este modo de condução, o motorista maximiza a frenagem regenerativa e, portanto, também o alcance;

Sherpa: ajusta vários parâmetros de condução, como velocidade máxima (limitada a 80 km/h), resposta do acelerador (reduzir o consumo de energia) e desativação do ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento (vidros e retrovisor) para reduzir ao mínimo o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no sistema de navegação ou a estação de carregamento mais próxima.

Motor elétrico – Para um veículo de sua categoria, o 500e apresenta uma ótima autonomia de 320 km, cobrindo, com folga, o deslocamento médio diário de cerca de 30 km.

Testes realizados pela Fiat no Polo Automotivo de Betim (MG) indicaram que o carro pode chegar a 460 km de autonomia rodando em condições ideais. Para se ter uma ideia do que isso representa, comparado a um motor a combustão, essa autonomia equivaleria a um consumo médio acima de 62 km/l de combustível.

O motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cv de potência a 4.200 rpm. O que mais impressiona, entretanto, é o torque, que atinge surpreendentes 220 Nm. Isso faz com que o Fiat 500 elétrico necessite de 9 segundos para atingir 100 km/h, e com uma retomada de 60 km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.

No que se refere aos sons, mais uma característica inédita do novo veículo: o Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS), um aviso acústico para pedestres e ciclistas em velocidades de até 20 km/h. A partir de 25 km/h, o som escolhido não é um sinal acústico comum, mas sim Amarcord, do italiano Nino Rota.

Crédito: Stellantis Fiat / Divulgação

Carga completa das baterias pode ser feita em até 4 horas

O 500e vem com um cabo padrão de 6 metros de comprimento para carregamento doméstico, que se conecta a uma tomada de três pinos em casa, e tem um armazenamento de cabo adequado no porta-malas do veículo.

A tomada inteligente Type 2, localizada na lateral direita do veículo, permite o carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua). Ela é denominada “inteligente” por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de informação sobre o estado de carga da bateria.

A Fiat também pesquisou junto ao consumidor a necessidade de um carregador rápido. A marca indica a comercialização de produtos com a WEG, parceira certificada e qualificada para venda e instalação dos carregadores wallbox, no qual a carga completa pode ser feita em até 4 horas.

Para otimizar o tempo de recarga, o 500 elétrico inclui sistema de carga ultrarrápida em corrente contínua de até 85 kW, para recarregar a bateria muito rapidamente.

Dessa maneira, são necessários apenas 5 minutos para gerar uma reserva de energia suficiente para viajar 50 quilômetros dentro da cidade, mais do que o necessário para o uso diário médio. E a carga ultrarrápida também pode carregar a bateria até 80% em apenas 35 minutos.

Tecnologias O modelo conta com o Co-Driver, formado pelo Sistema Avançado de Condução Assistida (ADAS), atingindo classificação nível 2 na escala SAE.

Uma câmera atrás do espelho retrovisor interno trabalha em conjunto com outra câmera frontal, escondida no logotipo do modelo, para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo em todas as velocidades.

A combinação com a navegação ajuda o sistema a definir o nível certo de intervenção de acelerador, freio e direção, adaptando-se a condições ora mais urbanas, ora em rodovias. O sistema atua para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo por meio dos seguintes itens:

Controle de cruzeiro adaptativo: Assim que a velocidade de cruzeiro e a distância do veículo à frente forem definidas, o sistema manterá automaticamente esses parâmetros e, se necessário, pode parar completamente o carro caso o veículo da frente também pare;

Lane Centering: o 500 elétrico reconhece os sinais de trânsito além das faixas de marcação na pista ao ativar o dispositivo, mantendo o carro no centro da faixa de rodagem e tornando a direção mais segura (contando que as marcações na pista sejam detectadas corretamente).

A oferta é complementada por outros recursos de assistência, tais como: assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre; detector de placas de limite de velocidade; detector de fadiga; monitoramento de ponto cego; sensores de estacionamento 360° e assistente de estacionamento (Park Assist).

Há, ainda, seis airbags, câmera traseira de alta resolução, comutador de luz alta, sensor de chuva e monitoramento de pressão dos pneus.

Crédito: Stellantis Fiat / Divulgação

Multimídia A central multimídia conta com display digital de 10,25 polegadas que é combinado ao cluster 100% digital de 7 polegadas.

O display de 7 polegadas em TFT oferece gráficos configuráveis, coloridos e com grande definição, permitindo uma ampla gama de configurações de personalização do cliente.

O 500e está conectado ao smartphone: ele se comunica com o motorista dentro e fora do carro, permite definir desde o caminho de navegação com antecedência e até configurar o ar-condicionado à distância, dentre outras funcionalidades. 

A central multimídia tem formato horizontal e se encaixa perfeitamente no painel do carro, consistente com suas linhas e projetado para eliminar as distrações do motorista.

O sistema gerencia o Apple CarPlay e o Android Auto sem fio, pode ser atualizado via web, tem comandos de voz avançados, que possibilitam “conversar” com o carro para controlar suas configurações, programa o ar-condicionado e pode escolher músicas.

No 500 elétrico é possível ter acesso ao WiFi Hotspot embarcado no veículo nos dispositivos portáteis dos ocupantes. Ele é capaz de conectar até 8 dispositivos ao mesmo tempo. Um período de teste gratuito permitirá que o cliente teste a experiência do WiFi embarcado.

O Fiat 500e chega ao mercado brasileiro, importado da Itália, com o preço de R$ 239,99 mil. A pré-venda foi iniciada na última terça-feira (3) e segue até o dia 10 de setembro. Os 20 primeiros compradores levam para casa o wallbox para o carregamento.

Essa e outras matérias no nosso blog: dcautoblog.com

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