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Fiat apresenta 1º utilitário esportivo no País

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Crédito: Fiat/Divulgação

Um dos veículos mais aguardados de 2021 chegou ao mercado nacional. A Fiat lançou o Pulse, primeiro SUV da marca totalmente criado, desenvolvido e agora produzido no Polo Automotivo de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O Pulse apresenta a dianteira alta e imponente. O para-choque elevado amplia o ângulo de entrada (20,5°), item crucial para um SUV. A ampla grade frontal estampa a logo da marca com a Fiat Flag no canto inferior direito.

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Os faróis são de LED. Um friso, o wide blade, que pode variar conforme a versão (cromado, na topo de gama), dá mais personalidade e cria uma assinatura horizontal e equilibrada que une os conjuntos ópticos.

Abaixo fica uma segunda entrada de ar, com grandes nichos para os faróis de neblina, também de LED, nas laterais.

O estilo musculoso do Pulse se mantém na lateral, com grandes arcos em torno dos para-lamas, rack longitudinal no teto e acabamento diferenciado sob os vidros.

As rodas de liga leve têm desenho exclusivo nas diferentes versões, combinando com a suspensão elevada e o estilo do SUV.

Na traseira as lanternas tridimensionais têm perfil elevado. Também em LEDs, elas são posicionadas para otimizar sua visualização por outros condutores, reforçando a segurança. O para-choque traseiro apresenta um desenho que otimiza o ângulo de saída.

O Pulse estreia duas cores novas e exclusivas, azul Amalfi e cinza Strato, que podem ser combinadas com o teto bicolor, preto ou cinza na versão topo de linha Impetus, e preto como item opcional nas demais, com exceção da versão de entrada.

Todo o habitáculo do veículo é inédito. O novo painel recebe tons prata e cinza com diferentes elementos.

Os novos bancos em malharia ou em material sintético que imita o couro apresentam costura aparente em um design envolvente. A manopla de câmbio é adornada por uma discreta borda prateada, mesmo tom usado ao redor dos comandos do novo volante, que permite acessar diversas funções, como ajustar o som, trocar as marchas por meio de paddle-shifters ou acionar o modo Sport com apenas um toque.

Os comandos do sistema de som, ar-condicionado e controles do veículo ficam reunidos em um cluster integrado, criando um visual limpo e facilitando o rápido acesso aos principais recursos do Pulse.

Abaixo dele ficam duas entradas USB, sendo uma do tipo C, posicionadas logo acima do carregador de celular por indução. Outro conector USB colocado entre os bancos permite que os passageiros do assento traseiro carreguem seu smartphone.

Crédito: Fiat/Divulgação

Motor 1.0 Turbo e Câmbio CVT – O modelo chega ao mercado com um amplo catálogo de transmissões e motores, incluindo a chegada do inédito Turbo 200 Flex, o 1.0 sobrealimentado mais potente do Brasil com até 130 cv.

O Turbo 200 Flex é capaz de gerar 130 cv de potência máxima com etanol (125 cv com gasolina). O torque de 200 Nm (20,4 kgfm), independente do combustível, está disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm, entregando força máxima na faixa de maior uso dos motoristas no dia a dia.

Um dos recursos que permite isso é o turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner. Ele é dotado de uma wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa.

Isso reduz o tempo de resposta do componente e amplia o controle da pressão no conjunto. O sistema de admissão tem um volume reduzido, diminuindo ainda mais o turbo lag.

A injeção direta de combustível tem injetores colocados quase na vertical em relação aos pistões, em ângulo de 23°. Isso favorece a mistura ar-combustível ao mesmo tempo em que evita o comprometimento do filme de óleo na parede do cilindro, dando estabilidade e velocidade na combustão.

Além do Turbo 200 Flex, o Pulse também recebe o conhecido motor 1.3 Firefly, que gera 107 cv de potência com etanol a 6.250 rpm e 134 Nm (13,7 kgf.m) a 4.000 rpm.

Ambas as motorizações do Pulse são acopladas ao inédito câmbio automático CVT com sete (7) marchas. Essa transmissão foi desenvolvida junto à Aisin, uma das mais prestigiadas empresas do segmento de powertrain.

Com ela, o Pulse com motor Turbo 200 Flex é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, informou a Fiat.

No modo Sport, acionado por um botão vermelho no volante, mais diversão na condução do Fiat Pulse. Ele atua na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e altera o tempo de resposta e de troca de marchas, aproveitando mais a potência máxima do Turbo 200 Flex.

O câmbio automático CVT é item de série nas versões Turbo 200 Flex do Pulse. A configuração 1.3 Firefly pode receber a transmissão automática e, também, a caixa manual de cinco (5) marchas.

Suspensão – O Fiat Pulse utiliza uma suspensão inédita, desenvolvida especialmente para o modelo. O conjunto é composto pelo sistema McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção para as rodas traseiras, ambos dotados com uma nova geometria.

Na frente, uma travessa plana de maior rigidez favorece uma performance dinâmica superior e contribui para mais proteção em colisões. Nela ficam conectadas as novas molas e amortecedores, capazes de absorver irregularidades do solo ao mesmo tempo em que otimizam a estabilidade do Pulse nas curvas.

A nova barra estabilizadora frontal foi pensada para conter a inclinação da carroceria nas curvas, algo essencial em um SUV. A peça está ligada aos novos braços oscilantes fixados por uma nova bucha vertical, projetados para entregar conforto aos passageiros em qualquer tipo de situação.

Na traseira, o novo eixo de torção tem maior rigidez, o que mitiga a rolagem do veículo em curvas e melhora a estabilidade. O componente também recebeu amortecedores e molas recalibradas especificamente para o Pulse. O vão livre do solo chega a 22,4 cm, com altura mínima de 19,6 cm.

Na traseira, a suspensão elevada aliada ao novo para-choque oferece um ângulo de saída de 31,4°, evitando danos e sustos até mesmo nas saídas de garagem mais íngremes.

A nova direção elétrica tem assistência progressiva e linear, permitindo uma condução confortável e segura em qualquer condição de rodagem.

A robustez do SUV da Fiat se mostra ainda com recursos como o TC+, que auxilia o veículo a transitar em condições de baixa aderência. O equipamento ajusta os parâmetros do controle de estabilidade para bloquear a roda sem aderência e transferir o torque para o outro lado, aumentando a capacidade para superar obstáculos.

Além disso, o TC+ conta com o ABS Off-Road, que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência em pisos como terra, barro e areia, trazendo assim mais segurança e eficiência ao frear o modelo.

O porta-malas dispõe de 370 litros de capacidade, que podem ser ampliados graças ao rebatimento do banco traseiro. Os encostos podem ser baixados na proporção 60/40, ajustando-se à quantidade de passageiros a bordo do Pulse.

No Pulse é possível destrancar e trancar o carro acionando apenas um botão na maçaneta. Ligar o motor é igualmente simples, bastando acionar um botão ao lado da direção.

Sensor e câmera de ré facilitam balizas, e o rebaixamento automático do espelho retrovisor direito ajuda a evitar ralados das rodas contra o meio-fio.

Crédito: Fiat/Divulgação

SUV oferece muita tecnologia embarcada

O primeiro SUV nacional da Fiat chega ao mercado com o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) e uma grande variedade de tecnologias, apoiadas por um projeto moderno e avançado baseado na nova plataforma MLA.
Os principais recursos são: Comutação Automática dos Faróis; Aviso de Mudança de Faixa; Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e o Controle de Estabilidade e Tração (ESC), item de série em todas as versões.
O pulse conta com 4 airbags: 2 frontais e 2 laterais, esses últimos do tipo Side Head Torax de série em todas as versões. Eles são maiores e avançam até a altura da cabeça do motorista e passageiro, proporcionando ainda mais segurança para os ocupantes.

Multimídia – O sistema multimídia, equipamento de série, estará disponível em duas versões, com tela flutuante de 8,4 polegadas e 10,1 polegadas sensível ao toque. Ambas oferecem conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio e recebem o exclusivo Fiat Connect////Me, a plataforma de serviços conectados da marca.

Com ela, o cliente pode controlar os mais diferentes recursos do veículo por meio de seu smartphone, smartwatch ou até usando o inédito assistente do Google (Google Assistant) e da Amazon (Amazon Alexa). É possível, por exemplo, abrir ou fechar as portas, acionar as luzes, buzinas e até aquecer ou resfriar a cabine do veículo somente com um comando de voz.

O Fiat Connect Me também dá detalhes do hodômetro, nível de combustível, vida útil do óleo do motor e quilometragem até a próxima revisão. Se o cliente quiser, é possível até entrar em contato com a concessionária mais próxima para agendar sua manutenção periódica.

Essas funcionalidades são possíveis graças à conexão via internet do Pulse, feita por meio de um chip virtual (eSIM) da TIM. Com a rede de dados, até a atualização de software ficou mais simples, e pode ser feita em qualquer lugar, usando uma conexão remota. O Pulse também compartilha o sinal de internet em uma rede Wi-Fi capaz de se conectar com até oito dispositivos.

Crédito: Fiat/Divulgação

O exclusivo aplicativo para smartphones permite ao motorista acompanhar seu Pulse a distância, e inclusive programar alertas de velocidade e perímetro de rodagem caso o carro seja conduzido por outra pessoa. 

Notificações automáticas são enviadas para o celular caso haja um possível furto do veículo (disparo do alarme do veículo, desconexão da bateria, movimentação), e é possível usar serviços de assistência à recuperação veicular em casos confirmados de roubo ou furto.

Em casos de acidentes com deflagração de airbag, pretensionamento de cintos ou capotamento o SUV da Fiat aciona automaticamente o Call Center da marca, que será capaz de contatar as autoridades públicas e repassar a localização exata do veículo com coordenadas de GPS bem como informações sobre o acidente para a prestação de um socorro mais assertivo e rápido.

O SUV compacto também conta com navegador GPS nativo. Nele o trajeto é apresentado em um mapa intuitivo, com visualização 2D e 3D, e com atualização automática de trânsito e radares.

Também é possível procurar por pontos de interesse e estacionamentos na região onde você está, em seu destino ou no caminho até lá. Tudo isso pode ser acessado de forma rápida e intuitiva graças a uma interface amigável e processamento rápido dos comandos.

O painel 100% digital de 7 polegadas é customizável e pode mostrar diferentes informações de acordo com o gosto do motorista. Os comandos do ar-condicionado usam botões físicos intuitivos, tornando seu uso fácil e seguro sem que o condutor tire os olhos da pista.

Versões e Preços

Pulse Drive 1.3 Flex (manual) – R$ 79,99 mil
Pulse Drive 1.3 Flex (automático) – R$ 89,99 mil
Pulse Drive Turbo 200 Flex (automático) – R$ 98,99 mil
Pulse Audace Turbo 200 Flex (automático) – R$ 107,99 mil
Pulse Impetus Turbo 200 Flex (automático) – R$ 115,99 mil

Essa e outras matérias no blog: www.dcautoblog.com

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