Honda lança a linha 2022 da NXR 160 Bros

13 de agosto de 2021 às 0h20

img
Crédito: Honda/Divulgação

Há quase duas décadas, o nome “Bros” está presente no dia a dia dos motociclistas brasileiros. Assim que chegou ao mercado, em 2003, a recém-chegada on/off road logo chamou a atenção pelo seu bem-sucedido mix entre as qualidades de uma trail às de uma estradeira.

Inicialmente oferecida em duas versões, NXR 125 Bros e NXR 150 Bros, a versatilidade do modelo cativou muitos fãs, o que fez dela um verdadeiro patrimônio da indústria motociclística nacional, uma espécie de CG de pneus mistos, habilitada para encarar estradas de qualquer tipo com segurança, economia, conforto e durabilidade.

Nesta longa existência, a Bros foi sendo lapidada sem que os constantes aperfeiçoamentos alterassem sua “alma” de motocicleta versátil e valente.

Esta trajetória de sucesso pode ser traduzida em números: mais de 2,5 milhões de Bros foram vendidas desde o lançamento até julho de 2021, sendo a mais recente versão de 160 cc, introduzida no final de 2014, responsável por 840.790 unidades, segundo a Honda.

A Bros 2022 chega ao mercado mais atraente sem perder nenhum dos atributos que fizeram dela um sucesso. Aliás, a tradição do modelo é a de evoluir sempre, mas jamais se dissociar do conceito original, de moto “pau para toda obra”, adequada a um amplo leque de utilizações e a diferentes tipos de usuários.

A Honda NXR 160 Bros 2022 continua em versão única, dotada de partida elétrica e freio a disco nas duas rodas com CBS (Combined Brake System). Tanto o motor quanto a parte ciclística estão inalterados em relação à Bros versão 2021, preservando assim qualidades dinâmicas reconhecidas além da durabilidade, economia e segurança.

Crédito: Honda/Divulgação

Motor, câmbio e chassi – Equipada com o motor mais potente da categoria e conjunto de suspensões de longo curso, a NXR 160 Bros se destaca por proporcionar uma pilotagem tranquila e confortável, seja em vias expressas, trajetos urbanos congestionados ou terrenos irregulares, sempre oferecendo conforto e reserva de potência, que é sinônimo de segurança.

O motor da NXR 160 Bros é um monocilindro 4 tempos arrefecido a ar, com comando de válvula no cabeçote (OHC – Over Head Camshaft), que atua em balancins roletados. Sua capacidade cúbica é de exatos 162,7 cm³, e a alimentação por injeção eletrônica PGM-FI segue a tecnologia FlexOne, que permite usar etanol e gasolina em proporções diversas.

A potência máxima é de 14,7 cv com etanol e 14,5 cv com gasolina, a 8.500 rpm. O torque máximo é de 1,60 kgfm com etanol e 1,46 kgfm com gasolina, a 5.500 rpm.

O câmbio tem cinco velocidades, com relações de marcha adaptadas ao perfil on-off road da Bros. A embreagem de acionamento mecânico é tipo multidisco em banho de óleo. A transmissão secundária usa corrente 428, com coroa de 48 dentes e pinhão de 16 dentes.

O chassi tipo berço semiduplo de aço proporciona boa rigidez e resistência estrutural, adequado ao escopo da Bros de ser uma motocicleta capaz de enfrentar terrenos ruins, o que se complementa através das suspensões de longo curso.

Na frente, o garfo telescópico permite uma excursão de 180 mm para a roda calçada com pneu medida 90/90-19 M/C 52P. Atrás, a suspensão é do tipo monoamortecida, com conjunto mola-amortecedor acoplado diretamente à balança de aço, que permite à roda, calçada com pneu 110/90-17 M/C 60P, curso de 150 mm.

O sistema de freios tem discos em ambas as rodas, com cálipers de acionamento hidráulico. O CBS da Bros foi ajustado para o longo curso das suspensões, e é responsável por uma importante redução nos espaços de frenagem em comparação ao sistema de freios convencional.

A particularidade do CBS é distribuir a ação do pedal entre ambas rodas (30% para a dianteira, 70% para a traseira), deixando para a manete apenas a atuação no freio dianteiro.

Dotar a Bros do CBS favorece particularmente aos motociclistas iniciantes, mais de um quarto dos clientes do modelo, assim como a utilização da Bros em estradas sem pavimentação.

Crédito: Honda/Divulgação

Design -A missão levada pela equipe de designers foi dar à Honda NXR 160 Bros 2022 um visual mais agressivo e dinâmico, consoante com a versatilidade do modelo e seu posicionamento de líder da categoria, tanto em vendas quanto em performance global.

A modernização no design é o ponto alto desta nova versão: o tanque e suas aletas, o conjunto de carenagem de farol e as laterais tem desenho inédito, mais agressividade e dinamismo.

Outro importante aperfeiçoamento foi aplicar sanfonas de proteção nas bengalas da suspensão dianteira, o que aumentará a vida útil de retentores quando na utilização intensiva por vias não pavimentadas.

O lado off-road do modelo também foi destacado através das sanfonas de proteção às bengalas de suspensão dianteira, típicas das motocicletas usadas em trilhas como as Honda CRF, e que para além da proteção contra a poeira tem um efeito estético marcante, dando uma impressão de maior robustez à dianteira.

A agressividade da parte frontal, garantida pelo novo conjunto de carenagem de farol, foi seguida pelo redesenho do tanque e de suas aletas laterais, cuja finalidade não é simplesmente estética, mas também de proteção ao reservatório de combustível contra impactos.

Reconhecida pela excelente ergonomia, na qual as medidas entre guidão, banco e pedaleiras foram estudadas para garantir conforto e pleno domínio da motocicleta, tanto em uso solo como na condução com garupa, a NXR 160 Bros 2022 manteve imutado o posicionamento de pilotagem.

Idem com relação ao conforto e segurança de quem acompanha o condutor, que dispõe de uma porção de banco generosa e excelente apoio nas alças laterais.

Muito importante do ponto de vista da praticidade é o bagageiro, cujo design não apenas se integra harmoniosamente ao conjunto banco/rabeta/lanterna traseira, como permite fácil instalação de suporte para baú, sem que seja necessário realizar adaptações que descaracterizem a estrutura da Bros.

O painel LCD Blackout digital traz conta-giros, velocímetro, hodômetro total e parcial, indicador do nível de combustível e luzes-alerta, e oferece fácil e rápida leitura das informações mesmo em condição de luminosidade adversa.

O farol é outro elemento de destaque pela eficiência do refletor multifocal, protegido por resistente lente de policarbonato.

A praticidade da NXR 160 Bros se afere também pela ótima autonomia oferecida por 12 litros de capacidade no tanque de combustível. Quanto à alta qualidade, padrão de todos os modelos Honda, esta tem como exemplo o resistente escapamento fabricado em aço inoxidável, com catalisador integrado, responsável pelo importante cumprimento das normas de emissão de poluentes determinadas pelo Promot 4.

A Honda NXR 160 Bros 2022 estará disponível nas concessionárias Honda de todo o território nacional a partir de setembro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, além de sete trocas de óleo gratuitas.

As cores disponíveis são vermelho, branco e preto. O preço público sugerido é de R$ 14,60 mil, valor que têm como base o Distrito Federal (DF) e não inclui despesas com frete ou seguro.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail