Linha 2020 da picape Fiat Toro é apresentada oficialmente

12 de julho de 2019 às 0h08

img
Crédito: Divulgação

AMINTAS VIDAL*

Recife – Lançada em 2016, a Fiat Toro recebeu pequenas alterações para a linha 2020. Elas ocorreram no design, nas novas configurações na versão de entrada Endurance, na preparação de estilo para a versão Freedom e com a chegada de uma versão especial que só estreará no fim deste ano.

Não foi dessa vez que a picape-média foi reestilizada. Apenas seu para-choque dianteiro foi redesenhado para ganhar uma saliência em forma de quebra-mato. Tamanha timidez na mudança, provavelmente, se deve ao fato de o modelo ser líder com folga no segmento de picapes-médias e grandes e só perder, por pouco, para a picape compacta da casa, a Fiat Strada.

Segundo a montadora, em 2018, as duas representaram 38,5% do mercado de picapes no Brasil, tendo a Fiat Strada 20,6% e, a Fiat Toro, 17,9% de participação neste bolo.

Em números de emplacamentos, no ano passado, Fiat Strada com 67.227, Fiat Toro com 58.477 e Volkswagen Saveiro com 45.920 formaram o pódio do segmento, deixando a Toyota Hilux na quarta posição com 39.278 unidades.

Em 2019, até o fechamento do primeiro semestre, a Hilux subiu para o terceiro lugar com 19.989 emplacamentos e está à frente da Saveiro, que registrou 18.989 neste mesmo período.

Os dois modelos da Fiat ainda estão liderando até o levantamento de julho. Fiat Strada com 36. 310 e Fiat Toro com 28.599 unidades vendidas, segundo dados fornecidos pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Endurance – A versão Endurance da Fiat Toro já era oferecida com motor 1.8 Flex e câmbio automático de seis velocidades. A linha 2020 passa a contar com as opções 1.8 Flex com câmbio manual de cinco velocidades e a 2.0 Turbodiesel 4×4 com câmbio automático de nove velocidades.

Além dos equipamentos de série disponíveis anteriormente, a caçamba das versões Endurance passa a vir com santantonio e, o vidro traseiro, traz protetor para transporte de cargas volumosas. De série, e a mais que as versões Flex, a versão Endurance Turbodiesel vem equipada com rodas de liga leve e apresenta pequenos detalhes estéticos.

Todas as configurações Endurance trazem os equipamentos básicos de série condizentes com a categoria, tanto em conforto quanto em segurança. Estão presentes ar-condicionado manual, direção elétrica com regulagem em altura e profundidade, travas e vidros elétricos nas quatro portas, ABS, controles de tração e estabilidade, Hill Holder (sistema que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), controlador de velocidade e dois airbags, entre os principais. Uma novidade na versão, também incorporada a toda linha Fiat Toro, é a inclusão do alarme com comando na chave.

Sistema de som e retrovisores externos elétricos, só nos pacotes opcionais. São dois pacotes de equipamentos e dois de acessórios estéticos e funcionais da linha Mopar. A novidade está no Pack Convenience Multimídia que, agora, conta com tela maior, de sete polegadas.

O sistema é capaz de espelhar samrtphones, receber comandos por voz, fazer conexões por bluetooth e ainda oferece leitor de MP3, rádio AM/FM, entrada AUX, USB e possui GPS nativo.

Este pacote ainda acrescenta câmera de marcha à ré e seu preço é R$ 3 mil. Essa central multimídia passa a ser de série em todas as outras versões da linha Fiat Toro 2020: Freedom, Volcano e Ranch.

Crédito: Divulgação

S-Design – A picape Fiat Toro traz para a América Latina, pela primeira vez, o conceito italiano S-Design, apresentado mundialmente no Salão do Automóvel de Genebra (Suíça) de 2017. No Brasil, ele chega às duas versões Freedom (1.8 Flex e 2.0 Turbodiesel 4×4) ao preço de R$ 5 mil.

Essa preparação de estilo estreou na Europa nos Fiat Tipo 5 portas e no 500X. Depois foi a vez de outros modelos, como Fiat 124 Spider, 500L e Tipo StationWagon receberem o pacote S-Design (o S vem de shadow, “sombra” em inglês).

As versões Freedom S-Design da Toro trazem visual diferenciado, podendo ser customizado com qualquer cor de pintura externa. Por fora, se destacam as faixas em adesivo preto fosco sobre o capô e uma das portas da caçamba, o principal elemento da identidade visual deste pacote.

Todos os emblemas, tanto da Fiat, como da versão e dos equipamentos, também são pintados em preto fosco com detalhes em cinza escuro. A preparação ainda traz santantônio e estribos laterais em preto (normalmente são cromados) e pintura cinza na capa dos retrovisores externos, na grade superior dianteira e nas barras de teto. As rodas também são escurecidas e completam o visual externo.

No pacote S-Design todo o interior é escurecido. Ele vem com forrações especiais nos bancos. O volante e as laterais das portas são em material que imita couro com costura preta. As logomarcas Fiat no interior também são escurecidas e os adereços cromados foram substituídos pelo preto fosco e cinza.

A moldura da central multimídia, as saídas de ar, as alças das portas e os aros dos alto-falantes receberam uma cor específica nessa transformação. Fechando as diferenças internas, o banco traseiro recebeu apoia-braço central com porta-copos.

Alguns itens do pacote especial são incorporados à picape dentro da fábrica, em Goiana (Pernambuco), pelo Mopar Custom Shop, mantendo a qualidade e garantia total da picape.

Crédito: Divulgação

Novo Toro Ultra, equipada com capota rígida, chega somente em Novembro

A única versão deste lançamento que não havia sido divulgada anteriormente foi a Fiat Toro Ultra. Novidade para todos os jornalistas presentes, inclusive os especializados em segredos, ela foi apresentada como a cereja do bolo.

Entretanto, a unidade mostrada ainda é um protótipo pré-série que só chegará ao mercado no último trimestre deste ano e deverá ter um evento de apresentação dedicado a ela.

Seu grande diferencial é uma cobertura rígida da caçamba batizada de Dynamic Cover. Será fabricada, provavelmente, em um composto de fibras sintéticas. Poderá ser retirada para um melhor aproveitamento vertical da caçamba e terá capacidade de sustentar cargas leves como bicicletas e outros objetos.

As incertezas nas especificações são frutos do estágio intermediário de desenvolvimento do seu projeto, segundo a montadora.

A Fiat garante que o dispositivo terá estanqueidade muito superior à capota marítima e o nível de segurança contra arrombamento é equivalente aos oferecidos por carros com porta-malas.

O peso total da estrutura metálica com a tampa é 27 kg e a tampa, em si, pesa apenas 12 kg. Como se processa a retirada da mesma não foi demonstrado, pois ainda faltam acertos ao projeto.

Crédito: Divulgação

Motor e Câmbio – Com motor 2.0 diesel, 4×4 e câmbio automático de nove marchas, a Fiat Toro Ultra terá uma configuração de equipamentos própria, e não será baseada em outras versões, como acontece normalmente com edições especiais.

Os itens que compõem este pacote e o preço da versão são informações que só serão divulgadas em seu lançamento que ocorrerá, provavelmente, em novembro.

Além da cobertura da caçamba e de uma lista recheada de equipamentos, prometida pelos executivos da empresa, diversos detalhes estéticos farão alusão à versão, como os adesivos nas laterais e o emblema fixado na porta traseira.

Apesar da Fiat não afirmar, tudo indica que essa será a versão de topo de linha, posicionando-se acima da Ranch.

Outra informação, inédita até então, é a inclusão dos airbags laterais, de cortina e de joelho como item de série a partir da versão Volcano, além dos obrigatórios airbags frontais.

Também foram incorporadas três novas cores ao catálogo 2020 da Fiat Toro. Prata Billet, Marrom Deep e Azul Jazz se somaram às outras seis cores já oferecidas anteriormente. Agora, são duas sólidas, seis metálicas e uma perolizada. As cores metálicas acrescentam R$ 2,5 mil ao preço da picape e, a perolizada, R$ 3 mil.

A linha da picape Toror, para 2020, fica da seguinte forma: Endurance, Freedom, Volcano e Ranch. As opções de motores são os Flex 1.8 e 2.4 e o Turbodiesel 2.0, combinados aos câmbios manual de cinco marchas ou automáticos de seis e nove velocidades. A tração pode ser 4×2 ou 4×4.

A partir do ano que vem, com o lançamento da nova geração da Strada, a Fiat terá duas picapes atualizadas em seu portfólio e , tudo leva a crer, continuará a ampliar a sua liderança na categoria.

Versões e Preços – Linha Fiat Toro 2020

• Toro Endurance 1.8 Flex (MT5) – R$ 92,99 mil
• Toro Endurance 1.8 Flex (AT6) – R$ 98,99 mil
• Toro Freedom 1.8 Flex (AT6) – R$ 109,99 mil
• Toro Freedom 1.8 Flex (AT6) S-Design – R$ 114,99 mil
• Toro Volcano 2.4 Flex (AT9) – R$ 122,99 mil
• Toro Endurance 2.0 Diesel (AT9) 4×4 – R$ 129,99 mil
• Toro Freedom 2.0 Diesel (AT9) 4×4 – R$ 140,99 mil
• Toro Freedom 2.0 Diesel (AT9) 4×4 S-Design – R$ 145,99 mil
• Toro Volcano 2.0 Diesel (AT9) 4×4 – R$ 152,99 mil
• Toro Ranch 2.0 Diesel (AT9) 4×4 – R$ 159,99 mil

*Colaborador

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail