Peugeot apresenta reestilização do SUV 2008 para linha 2020

17 de maio de 2019 às 0h05

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Crédito: PEDRO BICUDO / PEUGEOT / DIVULGAÇÃO

A Peugeot apresentou a reestilização do SUV 2008 para a linha 2020. Lançado em 2015, modelo chega com modificações no design, desenvolvidas para o mercado da América Latina.

Com essas alterações, principalmente na dianteira, o utilitário compacto se alinha à identidade visual dos demais modelos da marca, como o 3008. A outra novidade é que, agora, todas as versões contam com câmbio automático de 6 marchas.

“Este é um momento especial para nós. Depois de muito trabalho, chegamos ao ponto de virada que havíamos planejado. Oferecemos veículos modernos, anunciamos a expansão da rede de concessionárias e passamos a oferecer um compromisso único no mercado: agora, cliente que não estiver satisfeito com o serviço, não paga pelo valor da mão de obra. É a síntese da Nova Peugeot, uma marca que preza pela qualidade e excelência. O novo SUV Peugeot 2008 chega justamente para coroar este ciclo”, disse a presidente da Peugeot Brasil, Ana Theresa Borsari.

Design – Na dianteira, a nova grade frontal é emoldurada em acabamento em preto e verticalizada. O capô, mais horizontalizado, torna a frente do veículo mais alta. O novo para-choque frontal aumenta o ângulo de ataque do carro e facilita a superação dos obstáculos nas ruas e estradas de terra.

Os faróis afilados, com DRL em LED e refletores com lente semielíticas, foram projetados para obter o máximo de eficiência técnica e garantir mais segurança e visibilidade em todas as situações, informou a montadora.

A sensação de robustez da carroceria é reforçada pelo uso da linha de cintura elevada, com pneu 205/60 de rodas de 16 polegadas, de aço, com calotas ou de liga-leve. Os protetores pretos, agora como item de série para todas as versões, situados na parte inferior da carroceria, se estendem do para-choque dianteiro ao traseiro.

A parte traseira mantém sua identidade com o para-choque saliente à carroceria, com a parte inferior em preto, que reforça a ideia de proteção. Integradas na peça ficam as luzes de neblina e de ré. As lanternas traseiras não passaram por mudanças e são iluminadas por LEDs.

Crédito: PEDRO BICUDO / PEUGEOT / DIVULGAÇÃO

Motor e câmbio – O Peugeot 2008 está disponível em duas configurações de motorização, 1.6, de 118 cv a 5.750 rpm (com etanol) e 1.6 THP (turbo), de 173 cv a 6.000 rpm (com etanol), ambas com câmbio automático de 6 marchas. Os propulsores contam com torque máximo de 16,1 kgfm a 4.750 e 24,5 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente.

A motorização turbinada é exclusiva para a versão topo de linha, que passa a ser vendida somente no último trimestre. O motor turbo tem 16 válvulas, com duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção direta sequencial. O turbo compressor é do tipo Twin-scroll; com bomba eletrônica de alta pressão; cabeçote com 2 eixos de comando de válvulas; bomba de óleo com gestão de vazão e cárter duplo.

Já a caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas, que equipa ambas motorizações, traz 4 modos de condução (Drive, Eco, Sport e Sequencial), adaptando o veículo às mais diferentes necessidades do proprietário, seja para ter respostas mais esportivas do carro, como quando o modo de direção Sport é acionado, ou ainda, ao reduzir o consumo de combustível em situações de trânsito intenso em até 6,5%, no caso da ativação da função Eco.

O novo Peugeot 2008 ainda vem equipado, na versão Griffe THP, com o Grip Control, dispositivo que tem por objetivo auxiliar o motorista na direção ao otimizar a motricidade em diferentes e acidentados terrenos, como neve, areia ou lama. O Grip Control está disponível com 5 ajustes manuais (padrão, areia, neve, lama ou ESP OFF).

A suspensão dianteira do utilitário esportivo mantém o conjunto tipo Pseudo McPherson, independente, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora.

Já na traseira, travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora.

Sem mudanças, interior apresenta o conhecido padrão Peugeot

O interior não passou por mudanças, e nem precisava. Como sempre, se destaca pela qualidade dos materiais utilizados, o ótimo “padrão Peugeot de acabamento”. Privilegiando o prazer da condução, o i-Cockpit (assim chamado pela montadora) se destaca por proporcionar um posto de direção mais elevado e intuitivo.

Crédito: PEDRO BICUDO / PEUGEOT / DIVULGAÇÃO

O motorista fica completamente integrado ao veículo e com acessos simples a todas as funcionalidades presentes no painel ou no volante do carro. Os bancos contam com regulagem de altura, profundidade e inclinação.

À frente, o volante de multifunções com dimensões reduzidas, revestido em couro (na versão Griffe), dispõe de um acabamento cromo fosco com a inscrição Peugeot, e com regulagem de profundidade e de altura, aumenta a precisão da direção, que tem assistência progressiva elétrica.

O painel de instrumentos está posicionado acima do volante, dentro do campo de visão do motorista, o que permite uma completa visualização de toda a condição do veículo sem que seja necessário tirar os olhos da estrada.

De série desde a versão de entrada, no console central encontra-se a central multimídia de 7 polegadas, que para o lançamento, contou com atualização do software, ficando mais rápido, segundo a Peugeot.

A central possui os sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay e possibilita o espelhamento do celular. Com essa tecnologia, aplicativos populares de música ou navegação, entre outros, podem ser utilizados com mais facilidade – contanto que já estejam instalados no smartphone do usuário.

Uma vez que os aparelhos estejam conectados, as chamadas telefônicas também podem ser feitas por comando de voz ao apertar um botão do volante.

Segurança – O 2008 já vem equipado, em todas as suas versões, com quatro airbags (dois frontais e dois laterais); com piloto automático (regulador/limitador de velocidade); apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponíveis para todos os ocupantes) e freios a disco nas quatro rodas com ABS.

O modelo ainda possui cinco cintos de segurança com três pontos de fixação, alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor (na frente, os cintos têm pré-tensionadores e bloqueio de folga e atrás os cintos laterais e central têm bloqueio de folga) e Sistema Isofix para a fixação de cadeirinhas utilizadas para o transporte de crianças.

A suspensão elevada, com 200 mm de vão livre no entre-eixos e ângulo de entrada de 23°, contribui para maior estabilidade e segurança do carro, principalmente em situações como passagem por lombadas, valetas ou mesmo estradas de terra.

O utilitário esportivo compacto 2008 apresenta distância entre-eixos de 2,54 metros. O porta-malas tem capacidade para 402 litros. Com a possibilidade de rebatimento dos bancos traseiros, o volume sobe para 1.172 litros.

Crédito: PEDRO BICUDO / PEUGEOT / DIVULGAÇÃO

Preços:

•Peugeot 2008 1.6 Allure (automático/público PcD) – R$ 69,99 mil
•Peugeot Allure Pack 1.6 (automático) – R$ 79,99 mil
•Peugeot 2008 Griffe 1.6 (automático) – R$ 89,99 mil
•Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP (automático/turbo) – R$ 99,99 mil

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