Pilotando a Honda CB 250F Twister

1 de março de 2019 às 0h01

A Honda Twister é um produto com mercado consolidado. O conjunto de 137 kg é relativamente leve e muito equilibrado usando um chassis com o tradicional layout diamante que tem sua origem nas bicicletas. Nas motos, sustenta o motor como elemento integrante do conjunto.

A suspensão traseira e do tipo monoshock, com 108 mm de curso do amortecedor. A suspensão anterior e do tipo USD, com o garfo invertido oferecendo um gradiente de mergulho adequado durante as frenagens.
O assento tem a altura de 784 mm e completa o conforto com a densidade da espuma produzindo um ótimo isolamento vibracional. Motores monocilíndricos tendem a vibrar mais e, por isto, recebem dispositivos que se contrapõem aos pulsos vibratórios.

Na Twister, a engenharia teve um bom resultado. Como tenho hábito de circular no ambiente urbano sem luvas, percebo que as manoplas de pequeno diâmetro transmitem alguma vibração, nada que crie problemas, apenas uma observação.

Por outro lado, considero estas manoplas de pequeno diâmetro as melhores para pilotar. O motor da Twister produz 22,6 cavalos quando abastecida com álcool. Sim, o motor pode rodar com álcool e gasolina.

O quadro de instrumentos digital é de fácil leitura contando, inclusive, com o eficaz indicador de consumo, através do qual você pode se orientar para uma condução mais econômica. Os comandos de iluminação, setas, arranque e buzina estão no lugar correto.

Fora da garagem – É impossível rodar em uma monocilíndrica e não notar a diferença da resposta do motor em baixas rotações, fato notável principalmente em cilindrada de 250cc acima.

A percepção do motor é única, mesmo que o abafador reduza em grande parte do ruído gerado. O câmbio de 6 marchas, aliado a elasticidade do motor, possibilita uma rodagem suave em qualquer condição de velocidade e em diferentes gradientes de inclinação.

Trafegando em rodovias sob rotações mais elevadas o conforto acústico é mantido. O entre eixos de 1386 mm produz uma condução diferenciada em curvas, uma medida com ótimo resultado.

A altura e a largura do guidão, aliados à posição dos pedais, resultam em uma ótima ergonomia. Completando o conjunto, os pneus selecionados para o modelo cumprem plenamente a sua função em conjunto com a suspensão.
Seja no retilíneo ou em curvas, apresentam um ótimo grip, mesmo em superfícies irregulares, garantindo ao usuário uma condução segura.

A CB 250F Twister é uma opção interessante. Uma motocicleta leve e ágil para o ambiente urbano, elástica e confortável para as estradas e com o adicional de ser equipada com um monocilíndrico, tornando a rodagem realmente divertida. (RM)

Ficha Técnica

• Tipo: OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
• Cilindrada: 249,5 cc
• Potência Máxima: 22,4 cv a 7.500 rpm (Gasolina)/22,6 cv a 7.500 rpm (Etanol)
• Torque Máximo: 2,24 kgf.m a 6.000 rpm (Gasolina)/2,28 kgf.m a 6.000 rpm (Etanol)
• Transmissão: 6 velocidades
• Sistema de Partida: Elétrico
• Diâmetro x Curso: 71,0 x 63,0 mm
• Relação de Compressão: 9,6:1
• Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
• Combustível: Gasolina e/ou Etanol
• Ignição: Eletrônica
• Bateria: 12V – 5 Ah
• Farol: 60/55 W
• Tipo: Diamond Frame
• Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico/130 mm
• Suspensão Traseira/Curso: Mono Shock/108 mm
• Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco/276 mm
• Freio Traseiro/Diâmetro: A disco/220 mm
• Pneu Dianteiro: 110/70 – 17
• Pneu Traseiro: 140/70 – 17
• Tanque de Combustível: 16,5 litros
• Óleo do Motor: 1,8 litro
• Comprimento x Largura x Altura: 2065 x 753 x 1072 mm
• Distância entre eixos: 1386 mm
• Distância mínima do solo: 192 mm
• Altura do assento: 784 mm
• Peso Seco: 137 kg
• Preço sugerido com ABS (sem frete): R$ 14,99 mil
• Preço sugerido com CBS (sem frete): R$ 13,990 mil

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