Mercadão dos Óculos amplia presença em MG
15 de maio de 2019 às 0h04
Ocupando uma das primeiras posições no ranking das redes óticas do País, com mais de 250 unidades, a franquia Mercadão dos Óculos mira esforços para acelerar a expansão em Minas Gerais.
Atualmente, são 13 unidades e outras cinco operações estão previstas para ser abertas ainda neste ano: a segunda loja em Belo Horizonte, dessa vez no Barro Preto (região Centro-Sul); Congonhas (região Central do Estado), Itajubá (Sul de Minas) e Patos de Minas (Alto Paranaíba). Nos últimos seis meses, foram abertas unidades em Pouso Alegre (Sul de Minas), Uberaba e Uberlândia (Triângulo) e Juiz de Fora (Zona da Mata).
De acordo com o diretor de operações do Mercadão dos Óculos, Fábio Nadruz, o Estado tem capacidade para abrigar até 100 unidades da marca.
“Crescemos muito nos últimos anos sobre o tripé: atendimento, variedade e preço justo. Inovamos na apresentação dos produtos, com o sistema de autosserviço, que dá autonomia ao consumidor. Ele escolhe, experimenta, verifica o preço sem interferência do vendedor. São cerca de 900 peças expostas. Ele só chama quando quer. Historicamente temos um grande sucesso nas cidades médias. Então, Minas Gerais é um grande celeiro de oportunidades para nós”, explica Nadruz.
O investimento médio para a abertura de uma unidade é de R$ 150 mil, para lojas entre 25 metros quadrados e 60 metros quadrados. O modelo é adaptável aos shopping centers e à rua. Em 2018, o faturamento da rede foi de R$ 120 milhões.
O perfil de atendimento é para as classes C e D, com preços que variam entre R$ 19,90 e R$ 239,90. Fundada em São José do Rio Preto (SP), está presente em 23 estados e deve abrir 100 unidades em 2019 e, até 2020, chegar aos 600 pontos de venda.
O setor é concorrido. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), a previsão é de que ele tenha um crescimento de 10% em 2019, faturando R$ 24 bilhões. A rede não faz conversão de bandeira.
Outra estratégia desenvolvida pela equipe foi a figura do “street marketing”, que fica a poucos metros da loja fazendo a divulgação. Mais do que entregar um panfleto ou convidar para conhecer a loja, ele é responsável por um primeiro atendimento, em que já começa a descobrir as necessidades do futuro cliente.
“Mais de 20% da população brasileira precisa de um óculos corretivos e nem sabe disso. A nossa abordagem é sempre no sentido da saúde. Damos informações como o mal causado pela luz azul emitida pelos celulares à retina. Como praticamos um preço justo, a pessoa pode investir mais na lente, que é o que traz benefício real para a saúde. Hoje, os óculos são itens de saúde e de moda e poder oferecer as duas coisas a uma população com acesso restrito é um dos nossos objetivos”, afirma o diretor de Operações do Mercadão dos Óculos.