Crédito: Divulgação

Segundo o recente balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias em Minas Gerais expandiu 13% em número de redes no terceiro trimestre de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo o patamar de 763 marcas em operação em todo o Estado.

As operações de franchising em Minas faturaram R$ 3,6 bilhões, o que representa um crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já em número de unidades, o mercado mineiro expandiu 10%, com 8.992 operações.

Para a diretora regional da ABF Minas, Danyelle Van Straten, o mercado mineiro de franquias refletiu a reação do setor no Brasil. “As mudanças de governo e o andamento das reformas melhoraram o índice de confiança empresarial e do consumidor, alavancando os negócios. Podemos dizer que estamos em uma curva ascendente de desenvolvimento”, afirma a executiva.

A maioria das unidades no Estado atua nos mercados de Alimentação (21,8%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (21,2%) e Serviços Educacionais (14,1%), o que demonstra a diversidade e versatilidade do franchising mineiro, que está em sintonia com o mercado nacional.

Minas Gerais é o terceiro estado da nação em número de redes e unidades de franquias em operação. Nas primeiras colocações em ambos os rankings estão São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

Trimestral e anualmente a ABF pesquisa e divulga o desempenho do setor de franquias no Brasil. Os números da ABF balizam o mercado e são utilizados pelo próprio setor, além de instituições financeiras e órgãos governamentais. (Da Redação)