CURTAS DC MAIS | 14/11

14 de novembro de 2019 às 0h01

img
Crédito: Túlio Márcio/Divulgação CCBB

Ateliê das Cores”

O Programa CCBB Educativo preparou uma programação especial do Lugar de Criação para interagir com as temáticas da exposição “Paul Klee – Equilíbrio Instável”. São diversas oficinas, para crianças e adultos, que estimulam o diálogo com a arte de maneira criativa e lúdica. A mostra fica em cartaz até a próxima segunda-feira, com atividades do Lugar de Criação, sempre com entrada gratuita, aos sábados domingos e feriados das 11h às 13h e das 15h às 17h. Amanhã a oficina “Como nasce uma obra de arte?” apresenta ao público o “Ateliê das Cores”. Dedicado para os intercâmbios entre crianças e artistas, os participantes serão convidados a experimentar o mundo das cores por meio de materiais muito explorados por Paul Klee, como a aquarela e o giz pastel.

Cultura negra

Na música Amoras, o rapper Emicida canta o verso “Papai, que bom, porque eu sou pretinha também”, que se transformou no primeiro livro infantil do artista. A história foi inspirada na conversa que o artista teve com uma das filhas, de sete anos. Na obra, debaixo de uma amoreira, o pai comenta com a menina sobre a beleza das amoras: quanto mais pretas, mais doces. Assim, ela se reconhece e assimila a própria identidade. A trama será o tema do Clubinho de Leitura do próximo sábado, às 18h15, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários). Voltada para o público infantil e com entrada gratuita, a atividade vai abordar a importância da cultura afro para nossa identidade como povo brasileiro.

Jogo de cartas

As cartas do Librário do Conhecimento são bem diferentes. Elas foram pensadas para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e possuem a representação de gestos e palavras do português em vez dos números e símbolos usuais. No próximo sábado, às 10 horas, essa ferramenta será usada para ensinar a Libras aos visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG.  O Librário é uma tecnologia social que trabalha a relação entre ícones, sinal em Libras e palavra em português e foi desenvolvido no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2017, o espaço criou sua própria versão do jogo com auxílio dos desenvolvedores. A atividade será conduzida pela atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade. A participação é gratuita, e a classificação é livre.

Reiners Terron e Paulo Scott

O Sempre Um Papo promove o encontro de uma dupla  talentosa da nova literatura brasileira, Joca Reiners Terron e Paulo Scott para o debate e o lançamento de seus mais recentes livros. Terrons “A Morte e o Meteoro” (Todavia, 2019) e Scott lança “Marrom e Amarelo” (Cia das Letras. O evento será na próxima segunda-feira, às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes/BH, com entrada gratuita. Reiners Terron nasceu em Cuiabá, em 1968, e vive em São Paulo. Poeta, prosador e designer gráfico, foi editor da Ciência do Acidente, pela qual publicou o romance “Não há nada lá” e o livro de poemas “Animal anônimo”. Paulo Scott nasceu em Porto Alegre em 1966. Escritor e professor universitário, publicou dez livros: quatro romances, um livro de contos e cinco de poesias.

Novembro Azul

A Oncomed, instituição referência no tratamento do câncer em Belo Horizonte, promove durante todo o mês de novembro, ações de conscientização sobre o câncer de próstata em diferentes pontos da capital. A instituição está distribuindo cartilhas com informações sobre os principais cuidados que os homens precisam ter para manter o corpo e mentes saudáveis durante toda a vida. No próximo sábado, de 8h às 12h, o trabalho será realizado na Praça Lagoa Seca, no Belvedere. Já no domingo, as atividades será desenvolvidas, de 8h às 11h, na avenida José Patrocínio Fontes, no Mangabeiras.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail