Projetos voltados para mitigar efeitos das chuvas tramitam em 2º turno
Crédito: Guilherme Bergamini/ALMG

Constituição Mineira

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizará nas próximas segunda-feira e terça-feira um evento especial alusivo aos 30 anos da Constituição Mineira. Na segunda-feira, às 14 horas, haverá um debate público no plenário da ALMG (rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho) com o senador Antonio Anastasia, a professora doutora da UFMG Maria Coeli Simões Pires e a professora doutora e vice-diretora da Faculdade de Direito da UFMG Monica Sette Pires. Na terça-feira, será aberta a exposição “Memorial do Legislativo Mineiro”, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, na ALMG. Às 19 horas, no Teatro da ALMG, os deputados Nilmário Miranda e Sebastião Helvécio participam do painel “Pensando em Minas – Processo Constituinte e sua Força Democrática”.

Cursos do Senai

O Senai está com inscrições abertas para mais de 7 mil vagas, em 49 cidades de Minas Gerais. São oportunidades em cursos como alvenaria e acabamento, corte de calçados e bolsas, confecção e moda, redes de telecomunicações, panificação, manutenção mecânica industrial, manutenção eletroeletrônica e instalação elétrica industrial, entre outros. Os cursos têm duração entre seis meses e um ano e meio e processo seletivo, composto por prova múltipla escolha de matemática e português. Os jovens têm a possibilidade de assinar um contrato de até dois anos, com carteira assinada, com as indústrias que buscam os aprendizes no Senai. Podem se inscrever jovens de entre 14 e 24 anos, que estejam estudando a partir do 9° ano do ensino fundamental, EJA ou ter concluído o ensino médio. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 30 no site.

Maratona de Empreendedorismo

As inscrições estão abertas para 6ª Maratona de Empreendedorismo. Hoje e amanhã, o campus Buritis 1 da Newton (rua José Cláudio Rezende, 420, Estoril) será palco do desafio de criar startups desde a concepção da ideia até a validação no mercado. A maratona é aberta ao público e as inscrições são gratuitas. Promovido pelo Centro Newton de Empreendedorismo (CNE), o evento conta com programação que integra palestras e dinâmicas com mentores de diferentes áreas de atuação no mercado, além de premiar os melhores projetos das equipes participantes.

Fantasias de super-heróis

O Colégio Nossa Senhora das Dores completa 69 anos no próximo domingo e, para comemorar a data, a escola vai promover uma ação inusitada e bastante divertida. Todos os alunos, professores e demais colaboradores poderão ir à escola hoje com fantasias de seus super-heróis favoritos. A brincadeira demonstra a preocupação da escola em sempre elaborar projetos, atividades e eventos que inspirem os alunos a praticar boas ações. “Os heróis da contemporaneidade não são somente aqueles que conhecemos das histórias em quadrinhos, mas também aqueles que dedicam o seu tempo para ajudar as pessoas sem esperar nada em troca”, explica a irmã Vânia Duque Sobrinho, diretora do colégio.

De Toronto para o CineBH

O brasileiro Rodrigo Teixeira, que assina a produção de filmes aclamados pela crítica como “Me chame pelo seu nome”, “Frances Ha” e pelo representante do Brasil a uma vaga no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro “A Vida Invisível”, esteve em Veneza para exibir o thriller político estrelado por Wagner Moura, Penelope Cruz e Gael Garcia Bernal, “Wasp network”. Teixeira segue para o TIFF – Festival de Toronto, onde exibe a coprodução brasileira “The Lighthouse”, terror aclamado em Cannes e estrelado por Willem Dafoe e Robert Pattinson. A próxima parada do produtor é a capital mineira, onde desembarca para a Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte – 13ª CineBH. Além de assistir a pré-estreia nacional de “A Vida Invisível” na próxima terça-feira, no Cine Theatro Brasil Vallourec o produtor participa do 10º Brasil CineMundi – International Cooprodution Meeting.