Abraço à Serra da Moeda cancelado

20 de abril de 2021 às 0h15

img
Créditos: divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, o evento “Abrace a Serra da Moeda”, realizado sempre em 21 de abril, não acontecerá da forma tradicional, em função do agravamento da pandemia da Covid-19 que assola o Brasil. Porém, mesmo com o cancelamento do abraço simbólico, que estaria em sua 14ª edição, a advogada ambientalista da ONG “Abrace a Serra da Moeda”, Beatriz Vignolo, ressalta que as ações da entidade não se limitam ao 21 de abril.

“Apesar dos momentos difíceis que todos estamos vivenciando, a ONG continua seu trabalho criticando os relatórios elaborados pelos empreendimentos instalados na costa leste da serra, que ameaçam as principais nascentes responsáveis pelo abastecimento dos condomínios e das várias comunidades no Vale do Paraopeba”, afirma.

Conforme a ambientalista, os técnicos da ONG elaboraram, recentemente, uma análise crítica que aponta várias inconsistências existentes no estudo hidrogeológico contratado pela Centralidade Sul, o Csul Lagoa dos Ingleses, megaempreendimento para 200 mil pessoas a ser instalado em Nova Lima que, segundo a “Abrace a Serra da Moeda”, demandará mais de 2.300.000 metros cúbicos (m3) de água por mês – o que pode colocar em risco o abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Este documento foi protocolado na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e, em breve, será anexado à ação civil pública (ACP) que tramita em Brumadinho.

Por intermédio de seus advogados, a ONG “Abrace a Serra da Moeda” impetrou também uma ACP na Justiça Federal, com pedido de liminar, cujo objetivo é cancelar a licença ambiental obtida pela Ferrous/Vale, para reprocessamento de seis pilhas de estéril existentes na mina Serrinha, localizada no distrito de Piedade do Paraopeba, em Brumadinho.

A entidade ambientalista protocolou ainda no Ministério Público Estadual de Itabirito uma análise crítica aos relatórios hidrogeológicos contratados pela Coca-Cola Femsa, cuja operação vem reduzindo drasticamente a vazão de nascentes da região.

“Esperamos que, com a vacinação em curso, no próximo ano, possamos retornar de maneira ainda mais forte a realização do Abrace a Serra da Moeda, que tem como principal objetivo chamar atenção das autoridades e moradores da região para a importância da preservação desta importante cadeia montanhosa, considerada a caixa d’água fundamental para toda grande BH”, finaliza Beatriz. Vignolo.

O abraço simbólico à Serra da Moeda ocorre anualmente, desde 2008. A iniciativa reúne milhares de pessoas na rampa de voo livre no Topo do Mundo, entre ambientalistas, esportistas, autoridades políticas e moradores de comunidades e vilarejos de Brumadinho e adjacências. Pontualmente ao meio dia os participantes formam um enorme cordão humano no cume da cadeia montanhosa, cujo intuito é chamar a atenção do poder público e pedir responsabilidade com a segurança hídrica da RMBH.

Amanhã, dia em que seria realizado o 14º Abrace a Serra da Moeda, a ONG de mesmo nome vai alimentar as redes sociais com mensagens dos ambientalistas sobre a importância da preservação das nascentes da região, além de vídeos resgatando edições anteriores do evento. “Essa é uma forma de estarmos juntos, engajados e conectados nesta causa tão urgente e necessária, mesmo distantes fisicamente”, completa Beatriz Vignolo. 

No Instagram @abraceaserra é possível se informar sobre todas as ações que ONG desenvolve.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail