Antigo Cine Odeon vira equipamento cultural

6 de julho de 2022 às 0h30

img
Crédito: Divulgação

Belo Horizonte acaba de ganhar mais um espaço para abrigar a efervescente produção artística da cidade. O Odeon Hub chega para abraçar a cultura de forma ampla, diversa e inclusiva. Com a proposta de ser um centro integrado da indústria criativa, o novo equipamento cultural será inaugurado hoje para convidados e já prevê uma extensa programação, que inclui shows, festas, espetáculos de dança e teatro, cinema, feiras, exposições, eventos gamers, gastronomia, fotografia, artes visuais, moda, estúdio de fotografia e muito mais.

Por trás do projeto estão importantes agitadores culturais da capital mineira: Gustavo Caetano, fundador do bloco Unidos do Samba Queixinho; Pedro Carias, criador e produtor de movimentos como Museu de Rua, festa/festival Sinestésica, Quente Pelano, entre outros, além de fundador da bebida Xeque Mate e sócio dos bares Runeria Mascate e Margô Drinkeria; Renata Quintão, jornalista, empresária e produtora audiovisual; e Tomás Dias, que tem uma enorme trajetória profissional originada em sua família de produtores e musicistas, tais como Festival Natura Musical, Claro Minas Instrumental, Stereoteca, Festival Vibra, Viva o Carnaval, Arena Pop, Samba de Noel.

O Odeon Hub vai ocupar um dos mais tradicionais endereços da cultura belo-horizontina: o prédio construído em 1947 para abrigar o então Cine Odeon, na avenida do Contorno, 1.328,  na Floresta. Recentemente, o espaço vinha sendo utilizado como a sede do bloco Unidos do Samba do Queixinho. “A proposta é reviver os tempos áureos do local, fomentando e dando oportunidades para empresas e coletivos da indústria criativa da cidade, sendo uma opção para eventos, exposições e apresentações de todo tipo, ou mesmo um espaço de ensaios para bandas e grupos artísticos”, aposta Pedro Carias. “O objetivo é ser um lugar integrado, que serve como ambiente de troca, fomento e desenvolvimento de ideias e projetos”, ressalta Renata Quintão.

Com projeto do arquiteto Enio Borges, inspirado no estilo Art Déco do prédio, o Odeon Hub será inaugurado com quatro ambientes versáteis: o salão principal e três mezaninos. São mais de 700 metros quadrados de área coberta e segura e uma capacidade de receber um público de 1.400 pessoas, com conforto e tranquilidade. As operações de bar e gastronomia já começam com marcas conhecidas e queridas dos mineiros: cerveja e Gin Jam da Verace e suas bebidas mistas, Xeque Mate, Absolut, Jameson, Chivas, Beefeater, Orloff, Baer Mate e Mamba Water, entre outros. Para matar a fome, o público poderá conferir um cardápio inédito da Comidaria Odeon, uma parceria da casa com o pessoal da Comidaria Guerra, que fica no Mercado Novo e trará pratos exclusivos.

O primeiro evento aberto ao público será a Festa Bronx, na próxima sexta-feira. Inspirado na junção das “block parties” e dos famosos “clubinhos”, a Odeon Hub será palco de um projeto atemporal com uma proposta de identidade visual e musical moderna, conceitual e marcante. Em sua sexta edição, a Festa Bronx aposta na cultura black, com hip hop, rap e baile, e contará com apresentações dos DJs Xeréu, Nedu Lopes, Karrane, Randazo, Dia e Poetry. Os ingressos já estão à venda no Sympla.

Também já estão confirmadas no Odeon Hub as tradicionais festas Sexta Básica (dia 15 de julho) e Groove In (29 de julho). Confira a programação completa na página da casa no Instagram: @odeonhub.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail