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Barro Preto e Savassi realizam eventos de moda

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Crédito: Divulgação

As passarelas belo-horizontinas estão ganhando movimento. Entre o balançar dos tecidos leves, mais escolhidos no momento em que as temperaturas se elevam, a coleção primavera-verão é a temporada do ano mais aguardada pela indústria têxtil e pelo comércio varejista de vestuário.

O universo das cores, estampas e tendências chega ao público de casa em dois eventos virtuais que irão abordar não só a moda como também o turismo e a sustentabilidade, sendo eles o Barro Preto Fashion Day (BPFD) e o Savassi Fashion Web (SFW), que acontecem, respectivamente, neste sábado (dia 4) e no próximo dia 18, ambos às 19h, e com transmissão nos canais da Associação Comercial do Barro Preto (Ascobap) e do Bureau de Comunicação e Moda

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Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo de Souza e Silva, entidade que apoia a realização dos eventos, essa é uma oportunidade de mostrar o potencial do polo de moda que existe na Capital. “O primeiro motivo desses eventos é chamar as pessoas de volta. Apesar de ser um evento virtual, queremos mostrar que existem lojistas de qualidade e a importância do setor em Belo Horizonte”, afirma Silva. 

De acordo com levantamento feito pela CDL-BH, com base nos dados de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do município, as vendas no varejo de Belo Horizonte cresceram 4,63%. No comparativo do acumulado de janeiro a junho de 2021 e de 2020, o setor de vestuário e calçados foi o que apresentou o melhor desempenho, com crescimento de 12,66%.

Retomada – Otimismo é a palavra que a organizadora do BRFD e proprietária da agência de modelos Top Agency, Taciana Teodoro, define para a 10ª edição do evento, que contará com a participação de 34 lojas, desfiles, palestras e oficinas de sacolas ecológicas. “Nós (lojistas e participantes do eventos) estamos unidos em não olhar para trás e colocar de volta o Barro Preto como polo de moda mineira, que é onde tudo começou”, explica Taciana. 

Neste ano, apesar de não ter o mesmo público presencial do evento de 2019, o objetivo é não só retomar as vendas com a exposição dos produtos durante a transmissão, mas criar um sentimento essencial para os lojistas. “Nós queremos fazer uma retomada diferente, que traga de volta a autoestima dos empresários do setor”, enfatiza Taciana Teodoro. 

Lúcio Faria, vice-presidente da Ascobap, compartilha do mesmo otimismo da organização do evento e aposta em setembro como o mês da alegria. “Moda combina com festa. E a pandemia afastou essa realidade. Com a reabertura dos bares, das escolas e a liberação de eventos como casamentos, a gente começa a ver uma melhora. E eu posso dizer que o evento vai trazer muita gente para o Barro Preto. Eu vi (nos bastidores) muita cor vibrante, muita coisa diferente”, conta Faria.

Sustentabilidade – Moda, turismo e sustentabilidade. Esses serão os temas do Savassi Fashion Web, que tem, em sua primeira edição, a missão de contribuir para a retomada econômica do Bairro Savassi por meio da moda, conforme afirma uma das organizadoras do evento e fundadora do Bureau de Comunicação e Moda, Natalie Oliffson. 

Segundo Natalie, o evento será exibido no formato de uma revista eletrônica, com desfiles de 16 lojas do bairro, apresentação de talk sobre moda, varejo e comportamento, seminário que une os temas moda e turismo, oficina de UpCycling (reutilização criativa de produtos) e colaborações com profissionais de moda e gastronomia, no qual chefes de cozinha terão a moda como inspiração para a criação de receitas.

Assim como para a organizadora do Barro Preto Fashion Day, o evento com foco na Savassi também busca incentivar os lojistas: “O SFW, além de trabalhar a visibilidade, a promoção e até a autoestima de todos, vem também dar um aporte de material para os lojistas. Além de terem um desfile exclusivo da sua loja, com produção cuidada de alto nível, eles receberão material de vídeo, fotos de passarela e de estúdio para geração de conteúdo de suas plataformas digitais”, afirma Natalie Oliffson. 

Em relação à programação voltada para o turismo, a organização do SFW informou, ainda, que existe a produção de um editorial de moda inspirado nos atrativos turísticos da Savassi, de um guia impresso com “Roteiro de Compras e de Charme”, além do seminário já citado. 

Para Mônica Fleury, diretora comercial da loja Contempo, loja de vestuário, esse é um primeiro passo importante para que a Savassi “resgate o movimento do comércio e do charme que o bairro tem”. A marca, que já está há mais de 30 anos no mercado, percebe no SFW a oportunidade de trazer mais visibilidade e público para todos os lojistas. 

“Nós tivemos um 2020 de total prejuízo. Quando houve a reabertura do comércio e não tivemos mais fechamentos, retomamos as vendas com uma queda de 50% em relação ao período de 2019. Agora, em agosto, estamos chegando perto do faturamento que tivemos no mesmo mês em 2019”, relata Mónica Fleury.

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