Cadernos narram Inconfidência Mineira

18 de novembro de 2020 às 0h09

img
Crédito: Freepik

Reconhecida como um dos maiores momentos da história de Minas Gerais, a Inconfidência Mineira foi muito significativa entre as tensões do século XVIII e seus ideais reverberam ainda hoje na memória dos brasileiros. A conspiração, liderada por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, atraiu a atenção da Coroa portuguesa e modificou a forma como a metrópole conduzia a política na colônia.

Para explorar esse importante capítulo da trajetória do estado, a exposição virtual “Várias Minas: encruzilhada de histórias” lança o terceiro caderno de atividades, que integra o material educativo e celebra os 300 anos de Minas Gerais. A publicação aborda a Inconfidência Mineira e seu pano de fundo, a cidade de Ouro Preto, propondo reflexões acerca da influência do movimento na sociedade, desde 1789.

“O terceiro caderno de atividades convida professores e alunos a refletir sobre a vida urbana na Vila Rica do século XVIII, atual Ouro Preto, as transformações de seu espaço e o simbolismo de parte da sua arquitetura. O material explora, ainda, registros sobre a Inconfidência Mineira e permite que o ensino do tema possa se tornar mais atraente a partir do contato com documentos do período reproduzidos e transcritos”, explica Denis Soares da Silva, coordenador do Núcleo de Arquivos Permanentes do Arquivo Público Mineiro e coordenador técnico dos cadernos de atividades.

Os cadernos de atividades foram elaborados para expandir o alcance da exposição e contribuir com os professores, sobretudo na disciplina de história. O material é composto por um breve texto de contextualização histórica acerca dos principais eventos e conceitos que norteiam cada tema, seguido de uma apresentação e descrição do acervo selecionado.

Após o processo de contextualização, são apresentadas as propostas de atividades que se encontram em consonância com as habilidades planejadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O material apresenta, ainda, uma lista de bibliografia complementar que pode auxiliar o professor na busca de referências e textos sobre o tema tratado.

O tema do primeiro caderno lançado foi “Formação do território e povoamento das Minas”. A ideia é que os conteúdos possam ser trabalhados de forma presencial ou virtual, não apenas na ocasião do tricentenário, mas que estejam disponíveis permanentemente por abordarem alguns conteúdos do currículo escolar sobre a história de Minas Gerais.

O segundo caderno abordou a “Exploração de ouro e diamantes” e seu conteúdo contempla desde a escolha de Vila Rica para ser a capital da capitania de Minas Gerais em 1721, passando pelos aspectos do desenvolvimento das atividades econômicas, especialmente a atividade mineradora, e a dinâmica da escravização, até os episódios que consolidaram os métodos do controle português e antecederam a Inconfidência Mineira.

Além destes foi lançado um livro de colorir, que busca estimular práticas criativas e contemplativas que unem as ilustrações que remetem às peças do acervo físico às suas descrições textuais.

Os cadernos são publicados acompanhando a temática da exposição, que explora o acervo do Arquivo Público Mineiro (APM), do Museu Mineiro e da Biblioteca Pública Estadual, e ficam disponíveis no site da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), na aba dedicada aos 300 anos de Minas Gerais.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail