Campanha pede a doação de sangue

24 de novembro de 2020 às 0h09

img
Crédito: ADAIR GOMEZ-DIVULGAÇÃO

Até o próximo sábado, hemocentros de todo o País estarão em sintonia para o desenvolvimento de ações locais de incentivo à causa da doação voluntária de sangue. A campanha “Somos todos do mesmo sangue”, inédita, tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período em houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil. A estratégia ocorre em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro.

Em nível nacional, destaque para o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, escolhido para simbolizar a campanha. O monumento receberá uma bolsa de sangue e será iluminado na cor vermelha, representando todos os hemocentros participantes que lutam diariamente para manter seus estoques em níveis adequados.

Em Minas Gerais, a Fundação Hemominas realizará diversas atividades nas 22 unidades no Estado. Além da distribuição de brindes, lanches especiais e diplomação de doadores, a instituição homenageará os doadores com clipe musical, apresentações artísticas, distribuição de lembranças doadas por vários parceiros, além de uma live comemorativa com a presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, e o secretário de Estado de Saúde (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral, com participação de doadores.

Outra homenagem aos doadores será prestada pelo médico e cantor lírico Alexandre Carvalho, triagista na unidade da Hemominas no HJK, e a vencedora do The Voice Brasil 2017, Samantha Ayara, que gravaram um vídeo interpretando a música ‘The Prayer”, uma oração em forma de canção.

O Hemominas também convocou um time de artistas mineiros, que aceitaram participar espontaneamente da mobilização como embaixadores da causa. São eles: Carlos Nunes, Celso Adolfo, Cláudio Venturini, Fernando Ângelo, Fernanda Takai, Júlia Rocha, Ricardo Nazar, Saulo Laranjeira e Telo Borges. Eles gravaram vídeos, que serão exibidos ao longo da semana, parabenizando os doadores e convocando a população a doar.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Com o objetivo de organizar o fluxo de atendimento, evitando aglomerações para que as doações de sangue ocorram da forma mais segura possível, a Fundação Hemominas orienta a população para que agende suas doações on-line ou pelo MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato. (As informações são da Agência Minas)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail