CCBB BH oferece visitas mediadas

26 de outubro de 2021 às 0h20

img
Crédito: Túlio Márcio/Divulgação CCBB

A exposição “Leandro Erlich – A Tensão” já é um sucesso no CCBB BH. Mas as visitas à mostra podem ser muito mais interessantes quando mediadas pelos educadores, se aprofundando em temas e perspectivas variadas da mostra. Por isso, o CCBB Educativo oferece visitas mediadas temáticas tanto ao público em geral quanto grupos agendados.

As visitas mediadas para o público geral acontecem presencialmente de quarta a segunda-feira, às 11h e às 18h, com versão em libras quinta-feira e sábado, às 18h.

Já as visitas mediadas agendadas para escolas e instituições são on-line, podem ter horários diversos e há limite de pessoas por grupo, de dez a 45 participantes. As inscrições são realizadas pelo site www.ccbbeducativo.com/visitas.

Nas tradicionais visitas mediadas para o público geral, há uma temática disponível e o público pode fazer o percurso presencialmente: “Além de ver, como podemos interagir com uma obra de arte?”, abordando as múltiplas interações com as obras de Leandro Erlich.

Durante as visitas, educadores e visitantes conversarão sobre as diversas formas de apreciação artística. Tocar, ouvir, degustar, e os diversos caminhos possíveis de interagir com a obra de arte. 

As visitas mediadas agendadas para escolas e instituições são online e contam ainda com mais temas para serem explorados como fonte de conhecimento entre os professores e alunos. Ao todo são quatro temáticas abordando diferentes assuntos e perspectivas na mostra.

Em “Arte e Arquitetura”, os participantes vão entender a apropriação que o artista faz do espaço como elemento de constituição da obra de arte, quando toma emprestado o suporte arquitetônico para construções diversas ou a já histórica aproximação da arquitetura com os elementos pictóricos e plásticos, mosaicos, afrescos, graffiti, stencils e outras tantas intervenções urbanas. O artista argentino Leandro Erlich vem de uma família de arquitetos e isso influenciou diretamente seu processo criativo, tanto que já foi chamado de o “arquiteto da incerteza’’.

Reflexão – Outra opção é a visita “Espectador-Criador” que leva o público à reflexão sobre quando uma obra está finalizada. Muitas obras de artes convidam o público não só para uma apreciação passiva, mas também para uma interação direta, nessa relação imersiva a obra de arte se completa com a participação do público, com a ação do espectador. Nesta visita será possível conhecer quais são os convites que o artista Leandro Erlich faz para o público adentrar em suas obras e cocriá-las.

Já em “Hiper-realismo inventando realidades” a proposta é questionar a realidade. O artista recria ambientes e cenas do cotidiano tão reais que faz com que o público se pergunte se é mesmo de verdade. Nesta visita mediada, o CCBB Educativo conversa sobre o uso que o artista argentino faz de elementos do hiper-realismo para levantar questões sobre as verdades absolutas da contemporaneidade. 

O que norteia a visita “Arte contemporânea latina-americana” é a produção de um artista contemporâneo latino-americano e as questões que sua obra nos traz que reforçam ou não essa identidade. O lugar ocupado pelo artista, a autoria da obra, as materialidades, as corporeidades, as identidades. Questões essas que inquietam a sociedade atual e que apresenta a arte como um campo de interação.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail