Começa hoje a Feira Literária de Tiradentes

14 de outubro de 2021 às 0h30

img
Crédito: Thiago Morandi

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade histórica de Tiradentes recebe a Feira Literária de Tiradentes (Fliti), evento de incentivo à leitura através da democratização do acesso aos livros e com a presença de autores e atividades lúdicas e literárias para todas as idades.

Na primeira edição, a feira foi palco da comemoração dos 40 anos do “Menino Maluquinho”, de Ziraldo. Desta vez, os homenageados serão a escritora Paula Pimenta e o ilustrador Roger Mello, que participarão do evento junto com outros 50 convidados.   

A mineira Paula Pimenta, que compõe esse time de peso, estará na feira para um bate-papo sobre sua trajetória como escritora infantojuvenil e seus livros já publicados. Também entre os homenageados, Roger Mello, grande ilustrador brasileiro, apresentará seu último livro, “Enreduana’ (Companhia das Letras). Durante a feira, Thalita Rebouças, autora de obras para o  público jovem, fará uma presença on-line em um bate-papo sobre o lançamento de “Confissões de Um Garoto Inteligente, Purpurinado e Intimamente Discriminado”, o quarto livro da tetralogia Confissões. 

Na programação, que começa hoje e prossegue até o próximo domingo, de 10h às 20h, estão previstos espaços para autógrafo, lançamentos de livros, encontros com autores, oficinas de leitura, ciclos de palestras, contação de histórias, apresentações culturais e eventos artísticos.

Serão quatro dias de profunda imersão no universo literário. Destaque para a programação especial, em homenagem ao mês das crianças, com atividades voltadas para o público infanto-juvenil no domingo. Serão convidados autores jovens e adolescentes para compor essa programação diferenciada.  

Outro ponto alto da Fliti é o Ônibus-Biblioteca. A biblioteca sobre rodas visitará a Escola Municipal João Pio – Bairro Água Santa, Escola Municipal Prof. Alice Lima Barbosa – Bairro Santíssima Trindade e Pré-escola Municipal Padre Lourival – Bairro Várzea antes do início da feira, com um acervo de 2.000 livros. Assim, através das “visitas literárias”, o veículo funcionará como um espaço de leitura e empréstimos gratuitos de livros para os alunos da rede pública de ensino e para os moradores da região.  

A primeira Fliti foi consolidada como um evento de relevância cultural para Tiradentes e de grandes transformações socioculturais. A edição recebeu cerca de 3.600 visitantes, seguindo todos os protocolos do Programa Minas Consciente. E esse ano não será diferente: máscaras e álcool em gel serão distribuídos durante toda a programação. Realizada novamente no Gramado do Santíssimo Resort, a feira dobrará de tamanho, ocupando também o Largo das Mercês e o Museu da Liturgia no Centro Histórico.

O Gramado do Santíssimo Resort receberá a estrutura central da Fliti. No local serão instalados 15 estandes de editoras, uma tenda denominada Arena Literária, onde serão realizadas as programações literárias tais como: lançamentos de livros, encontros com autores, oficinas de leitura, ciclos de palestras, contação de histórias e apresentações culturais. No Largo das Mercês, o Ônibus-Biblioteca Fliti ficará estacionado de hoje a domingo, na lateral da calçada próximo ao Instituto Mário Mendonça. Como uma iniciativa inédita, serão realizadas ações de incentivo à leitura.

O Jardim do Museu da Liturgia, por sua vez, receberá a Roda Ilustrada, um movimento que valoriza a ilustração e o projeto gráfico como elementos dialógicos junto à narrativa verbal. A roda-espiral do jardim inspira este movimento, que abre espaço para que criança e adulto sejam leitores igualmente livres e criativos. Assim denominado, o Roda Ilustrada, além de homenagear a roda como elemento narrativo em nossa tradição desde os povos originários, também homenageia o sambista Noite Ilustrada, já que à noite, as ilustrações e as palavras são ainda mais misteriosas.

A Fliti foi idealizada por Cristina Figueiredo, diretora da Korporativa Marketing Cultural, Social e Ambiental, e tem parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação de Tiradentes. A programação é gratuita e está disponível nas redes sociais da Fliti. No: Instagram: @flitifeiraliterariatiradentes e no Facebook: @feiraliteráriadetiradentes

Homenageados – Nascida em Belo Horizonte, Paula Pimenta formou-se em publicidade pela PUC (MG). Em 2001, iniciou sua carreira como escritora, com o livro de poemas “Confissões” e em 2008, escreveu o primeiro livro da série “Fazendo Meu Filme”, que se transformou em best-seller. Paula é um fenômeno da literatura para adolescentes, principalmente do gênero feminino. Indicada pela Revista Época como uma das personalidades mais influentes do Brasil em 2012, a autora vendeu mais de 100 mil exemplares de “A Minha Vida É Um Filme”.

Roger Mello nasceu em Brasília e formou-se pela Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. No início de sua carreira, trabalhou ao lado de Ziraldo, na Zappin, e também se dedicou ao desenho animado. Hoje, já são mais de 100 livros ilustrados. 

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail