Concerto homenageia Astor Piazzolla

27 de outubro de 2021 às 0h20

img
Crédito: Divulgação

“Centenário de Piazzolla”, em homenagem ao compositor argentino Astor Piazzolla, é o tema do concerto da Orquestra de Câmara Sesiminas, que será realizado hoje, às 20h30, em sua segunda apresentação com presença de público desde o começo da pandemia da Covid-19. Parte do projeto Sesi Cultura, o recital abrirá o Teatro Sesiminas (rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia) para um público de 324 pessoas, 50% da lotação.

Felipe Magalhães, regente da orquestra, aponta que a intenção, com o concerto, é tentar passar o sentimento de Piazzolla, que completaria 100 anos neste 2021. Na avaliação do maestro, a importância de Piazzolla está, especialmente, na fusão que seu trabalho faz de uma vertente musical tradicional, que é o tango, similar ao samba para o Brasil, com uma tendência mais popular da música argentina.

O programa da apresentação da Orquestra de Câmara Sesiminas incluirá as “Cuatro Estaciones Porteñas”, de Piazzolla, que, segundo Magalhães, é uma obra muito bonita, com quatro movimentos, que vão da primavera, ao verão, outono e inverno. Do mesmo compositor, será apresentada “La Muerte del Angel”.

Dois outros compositores que, detalha o regente, dialogam com Piazzolla, poderão ser apreciados no espetáculo. Um deles será o brasileiro Heitor Villa-Lobos, com a interpretação de sua peça “Mandú-Çarará”, poema sinfônico arranjado pelo músico mineiro Vagner Tiso. Do também argentino Alberto Ginacera, professor de Piazzolla e considerado um dos maiores compositores eruditos da argentina, será apresentada “La Danza de la Moza Donosa”

Samba e tango – A inclusão de Villa-Lobos, explica o maestro, deve-se ao fato de o brasileiro ter feito no Brasil algo semelhante ao que Piazzolla fez na Argentina. Por aqui, Villa-Lobos misturou a popularidade do samba à sua formação e conhecimento eruditos. O concerto da Orquestra Sesiminas terá como convidado o pianista mineiro Robério Molinari.

“É um prazer voltar a apresentar para o público. A gente gostaria muito de contar com a presença das pessoas. Tenho certeza de que vão gostar. É um programa muito bonito e vai ser um concerto incrível para quem estiver presente. Afinal, a experiência sonora e visual de apreciar a apresentação de uma orquestra presencialmente é muito especial”, pondera Magalhães, ao lembrar que o mesmo concerto já foi apresentado de maneira virtual e está disponível no canal do YouTube da Orquestra Sesiminas.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail