O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que leva a assinatura de importantes nomes da arquitetura e das artes, como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, receberá iluminação especial para valorizar ainda mais sua importância e reforçar a sensação de segurança. A BHIP, concessionária responsável pela iluminação pública da Capital, inicia em junho a segunda etapa do projeto “Iluminação de Destaque”, com a reformulação luminotécnica da região.
O projeto foi dividido em três etapas, sendo a primeira entregue à população já no fim de outubro de 2018, como a reestruturação completa da iluminação da Praça da Liberdade e entorno, Praça Duque de Caxias (Santa Tereza), Praça do Papa e Mirante das Mangabeiras.
PUBLICIDADE
Entre os desafios desta etapa está a iluminação da barragem da Pampulha. Por ser localizada na cabeceira de uma pista de pouso, existem restrições quanto à instalação de postes nas imediações.
“Estudamos o caso e desenvolvemos junto a uma fabricante, luminárias dotadas de projetores LED com feixe direcionado. A ideia é implanta-las nos nichos existentes na mureta lateral. Desta forma conseguimos solucionar a falta de iluminação do local, que está escuro há anos. Já avançamos bastante e estamos realizando os últimos testes com acompanhamento da PBH, Infraero e também com pilotos profissionais, para nos certificarmos que não haverá prejuízo no pouso e decolagem das aeronaves”, destaca o diretor de Engenharia e Tecnologia da BHIP, Marcelo Menegatto.
Vale ressaltar que a solução foi desenvolvida com exclusividade para a concessionária, atendendo aos critérios de qualidade e com sistema que dificulta eventual vandalismo.
No entorno da Lagoa da Pampulha, Os 1.700 pontos de iluminação da orla receberão novas luminárias LED que atendem à NBR 5101. Também serão realizadas correções, readequações e recomposição de trechos da rede elétrica danificados por vandalismo ou ação do tempo.
PUBLICIDADE
A Casa do Baile receberá iluminação da fachada e ponte de acesso, além de novos projetores com tecnologia LED.
Para o Museu de Artes da Pampulha (foto), a proposta é de que a iluminação da fachada e monumentos seja remodelada. Projetores farão a iluminação da parte posterior, pilares laterais e letreiro principal.
Já para a Praça Alberto Dalva Simão, o projeto prevê a iluminação em primeiro e segundo nível, iluminando a estrutura de concreto e áreas verdes. Destaque para as luminárias decorativas na temperatura 3000K, que deixarão o ambiente mais aconchegante e convidativo.