CURTAS 03/09

3 de setembro de 2020 às 0h07

img
Crédito: Freepik

“Santo do Pau Oco”

A Academia Mineira de Letras (AML) convida o advogado José Anchieta da Silva para falar de assuntos como o enfrentamento nos conflitos das emboabas, sedição de Vila Rica, Inconfidência Mineira e a construção da mineiridade. A palestra “O Santo do Pau Oco: sua presença nas Minas Gerais” estará disponível no canal de Youtube da instituição a partir de hoje, às 11 horas.

A abordagem compreende o alvorecer da capitania de Minas, o seu topônimo: Minas Gerais, a vida e a rede de poder na capitania. O palestrante também trata de a prática constante da dissimulação de atos entre os cidadãos e em relação às autoridades; o fingimento, a tolerância de práticas sediciosas do que não escapavam nem as autoridades civis, nem as eclesiásticas, os inconfidentes anônimos ou conhecidos, os mineradores e os escravos. 

Busca da Anglo American

A Anglo American está em busca de startups e empresas de base tecnológica que tragam soluções inovadoras para suas operações. Por meio do Fiemg Lab, uma iniciativa de inovação aberta da Federação das indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a empresa lançou dois desafios e está participando de uma rodada de aceleração de novos negócios.

A mineradora está com edital aberto para empresas que apresentem soluções inovadoras para dois pontos de melhoria no sistema Minas-Rio, em Conceição do Mato Dentro: a automatização das medições de densidade de polpa de minério nos moinhos verticais e a eliminação da presença de pessoas em espaço confinado nos moinhos de bolas.

“Sempre um Papo”

A psicanalista Maria Rita Kehl é convidada de Afonso Borges para falar sobre o seu mais recente livro “Ressentimento” (Boitempo editorial). Essa será mais uma edição virtual do “Sempre um Papo”, com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do projeto e o encontro vai acontecer hoje, às 18 horas.

“Ressentimento”, obra pioneira da psicanalista e escritora Maria Rita Kehl, ganha, em 2020, uma nova edição pela Boitempo, com um novo prefácio e projeto gráfico. O livro aborda a conceitualização do ressentimento a partir de quatro pontos de vista: a clínica psicanalítica, a filosofia de Nietzsche e Espinosa, a produção literária e o campo político.

Minas Arte em Casa

O experimento cênico “Talvez” foi criado a partir de um texto homônimo de Amora Tito, escrito durante o isolamento social devido à pandemia da Covid-19. O texto é uma reflexão sobre os atravessamentos causados por esse momento de quarentena, utilizando de ‘escrevivência’ e de vivências pessoais da autora para mostrar como o distanciamento social afeta nossos corpos.

‘Escrevivência’ é um termo utilizado por Conceição Evaristo para nomear sua forma de escrita, que vem influenciando e empoderando uma nova geração de escritoras e escritores negros. “Talvez” está no projeto Minas Arte em Casa, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e será exibido hoje, às 19 horas pelo Instagram do Assembleia Cultural, pela TV Assembleia e pelo YouTube da ALMG. Depois das estreias, as apresentações continuam disponíveis nas redes sociais da ALMG.

Curtas de animação

O CineCentro de agosto do Centro Cultural UFMG indica animações de curtas-metragens que contam histórias cotidianas e incomuns com uma abordagem simples e direta, sempre abusando da criatividade. Como forma de comunicação universal, os curtas, tecnicamente, são filmes com duração inferior a 15 minutos capazes de agradar pessoas de diferentes faixas etárias, inclusive quando tratam de temas complexos e delicados.

A atração de hoje é “Cordas” (2014), produção espanhola dirigida por Pedro Solís García. O curta-metragem mostra de maneira sutil e tocante como se dá a aproximação entre Maria e seu novo colega de turma, Nicolás, que tem paralisia cerebral. O link para assistir ao curta é https://www.youtube.com/watch?v=OrGEjSn1v8.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail