CURTAS DC MAIS | 01/07

1 de julho de 2020 às 0h09

img
Crédito: Freepik

“Direito e Política”

O professor e acadêmico da Academia Mineira de Letras (AML) Patrus Ananias, titular da cadeira de nº 39, vai proferir a palestra “Direito e Política”, conectando ambos os assuntos em que o palestrante tem profundo conhecimento. O conteúdo estará disponível no canal de Youtube da instituição a partir de amanhã, às 11 horas.

Patrus Ananias explica que o direito e a política emergem juntos a partir da vida comunitária que caracteriza os seres humanos. Patrus Ananias foi eleito prefeito da capital mineira em 1992 para o período de 1993-1996. Em 2002, foi eleito deputado federal e permaneceu na Câmara até 2004, quando foi convocado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para implantar o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), onde permaneceu até 2010.

“FIQ em casa”

Iniciado no dia 5 de junho, a versão on-line do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – o “FIQ em Casa” – tem programação inédita até a próxima sexta-feira, com lives, podcasts e conteúdos exclusivos com a participação de artistas dos quadrinhos e da animação de diferentes partes do País. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura.

As transmissões são feitas pelo canal da Fundação Municipal de Cultura no YouTube e também no Facebook do FIQ. Também são disponibilizados gratuitamente, nas redes do festival, diversos trabalhos de artistas, além de inúmeros desenhos produzidos a partir da campanha #FIQemCasaDesenhando, que convida artistas e o público a postarem desenhos nas redes.

Universo de Carroll

Até o próximo sábado, o #MemorialValeEmCasa recebe o “Carrollsday”, evento que celebra o escritor inglês Lewis Carroll, autor de “Alice no País das Maravilhas” e outras obras. Realizado desde 2010 pela artista visual e designer Beatriz Mom, nesta edição, que será toda on-line devido ao isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19, serão postados vídeos nas redes do Memorial Minas Gerais Vale com ações artísticas inspiradas das nas obras de Carroll.

Na programação, além dos vídeos performáticos, está o charau, sarau virtual na hora do Chá Louco. O charau será desguiado pelo chapeleiro Vitor Bedeti com a presença dos artistas Beatriz Mom, Agnes Farkasvolgyi e Shima (“A Casa da Agnes”), Adriana Peliano, Jonnatha Horta, Marcelo Yoko e Pâmela Machado e ocorrerá com live no próximo sábado, às 18 horas, no Instagram @carrollsday.

“Cine104 em Casa”

Ao longo de mais de 90 dias de programação de filmes de forma totalmente on-line e gratuita, o Cine 104 exibiu 20 películas para quase 6 mil pessoas. O “Cine104 em Casa” exibirá neste mês algumas películas que já fizeram parte da programação e estão sendo requisitadas nas redes sociais do @Centoequatrobh, além de filmes inéditos. Dois filmes ficarão disponíveis durante 48 horas a cada semana.

As reprises serão sempre às quartas e quintas-feiras, enquanto as novas exibições serão às sextas e sábados. Abrindo a programação, nesta semana, hoje e amanhã, será exibida a reprise do longa “Um Dia Difícil”, do diretor coreano Seong-hum Kim”. “Vilages, Vissagés” de Agnès Varda, será a atração da próxima sexta-feira e do sábado.

“Fotografias por Minas”

Ainda dá tempo de contribuir com o projeto “Fotografias por Minas” e ajudar entidades e grupos sociais atingidos pela pandemia do Covid-19. Até a próxima sexta-feira, é possível adquirir imagens autorais especialmente selecionadas, com o valor de R$ 150 para cada foto. Nesta segunda etapa, a campanha buscou dar visibilidade para trabalhos de pessoas negras, de origem indígena e LGBTIQs+. Ao todo, 426 fotógrafas e fotógrafos enviaram suas imagens. A nova meta é arrecadar R$ 210 mil.

As fotos terão impressão de alta qualidade e durabilidade em papel fine art no tamanho 20×30 cm. As compras devem ser feitas no site e as entregas serão feitas pelos Correios até novembro. Há também uma conta no Instagram (@fotografiasporminas) onde diariamente são publicados os trabalhos dos participantes.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail