CURTAS DC MAIS | 01/08 a 03/08

1 de agosto de 2020 às 0h08

img
Crédito: Freepik

Ideias de Ailton Krenak

As palavras do líder indígena e ambientalista Ailton Krenak ganharam novos significados com a pandemia do Covid-19. No ano passado, com o livro “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”, ele se tornou um best seller ao propor à humanidade um outro modo de vida e consumo. Agora, em meio à contagem de mortos pelo Covid-19 e às incertezas do que está por vir, o convite ganhou sentido de urgência.

“A realidade do planeta se associou com a ideia de fim de mundo”, sintetiza Krenak, entrevistado do Memória & Poder, da TV Assembleia. O programa, que será exibido neste sábado (1º), às 20 horas, marca a retomada de estreias da atração. Gravada em fevereiro de 2020, antes da primeira morte por Covid-19 no Brasil, a entrevista deslumbra um cenário de crise, causada não por um vírus, mas pela maneira predatória como temos agido com a natureza.

Música baiana e mineira

O mês de agosto é dedicado à música da Bahia no Hypershow. O gingado, a melodia e o som dos tambores ganham espaço no programa. Para abrir o mês, os mestres do Olodum invadem a tela. O programa traz a apresentação do grupo que festejou, no ano passado, as quatro décadas de trabalho em uma festa que tomou conta do Pelourinho, em Salvador. O espetáculo “Olodum 40 anos & convidados” foi registrado pela TVE Bahia e chega a Minas neste sábado (1º), às 14h, pela Rede Minas.

A música feita pelos mineiros também tem destaque no fim de semana. O Noturno exibe a série especial “Chico Amaral convida seus parceiros”. Neste sábado (1º), o show é do compositor e saxofonista ao lado de Affonsinho e Marina Machado. A longa parceria de Chico com esses artistas marca o repertório da apresentação, que vai ao ar às 23h30.

Pensamento francês

Pensadores franceses influenciam até os dias de hoje a cultura ocidental e as transformações na sociedade. Para que o público possa conhecer a história e diferentes filósofos, a Aliança Francesa, em parceria com a Academia Mineira de Letras, realiza a palestra “Panorama do pensamento francês”, com Jean-Francis Poulet.

O público pode participar a partir da plataforma Zoom, onde será possível interagir com o palestrante, nesta segunda-feira (3), às 18 horas. Na época renascentista, Montaigne e La Boétie já tinham aberto o caminho, mas foram os filósofos Iluministas aqueles cujos ideais mais impactaram a construção dos valores que representam a França moderna.

“Minas Arte em Casa”

O programa “Minas Arte em Casa” entra em uma nova fase e, a partir desta segunda-feira (3), com 40 artistas selecionados que terão apresentações exibidas nas redes e canais de comunicação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), diariamente, entre segunda e sexta-feira, até o dia 25 de setembro. As 40 performances artísticas foram divididas em cinco categorias.

Assim, todas as segundas-feiras do período terão shows de música erudita; as terças serão destinadas às apresentações de teatro infantil; as quartas receberão espetáculos de dança; as quintas terão teatro adulto; e as sextas, música popular. As estreias se darão sempre às 19h no Instagram do Assembleia Cultural, na TV Assembleia e no YouTube da ALMG. Nesta segunda-feira (/8), a atração é :música erudita, com “Reflexões”, de Junia Canton;

Projeto Pilates UFMG

Neste momento de distanciamento social, é mais fundamental ainda cuidar da saúde física e mental. Uma boa opção de atividade nesse momento é o Pilates, prática de exercícios que conectam todas as partes do corpo. O Projeto Pilates UFMG retoma as aulas em agosto, de forma remota, a preços populares. As aulas são abertas à comunidade. As inscrições foram prorrogadas até o próximo dia 7 e podem ser realizadas através do site do projeto.

A taxa de manutenção é de R$ 100 para todo o semestre. Por causa da pandemia, as aulas serão realizadas on-line e em tempo real. Cada turma contará com dois professores, que irão orientar as atividades e também monitorar os alunos e tirar dúvidas durante a execução dos movimentos.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail