CURTAS DC MAIS | 01/12

1 de dezembro de 2020 às 0h06

img
Crédito: Freepik

Iluminação natalina

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) uniu forças novamente com a Cemig, o Circuito Praça da Liberdade, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e a Fundação Clóvis Salgado para realizar a tradicional decoração natalina da cidade. Assim como foi em 2019, a entidade é uma das viabilizadoras do projeto que, neste ano, ganhou formato de festival e irá além dos limites da Praça. As atrações, que também celebram os 300 anos de Minas Gerais, começam amanhã e seguem até 6 de janeiro de 2021. O valor total do projeto é de R$ 1,4 milhão. Como o distanciamento social é necessário para conter a propagação da Covid-19, a decoração que, até então, era concentrada na Praça da Liberdade foi ampliada para outros pontos da região central da cidade.

Gastronomia mineira

No dia em que Minas comemora seus 300 anos (2 de dezembro), o Senac realizará a live “Primórdios da Cozinha Mineira, 300 anos à mesa” para mostrar a importância da história na gastronomia do Estado. Com influências sociais, históricas e geográficas diversas dos índios, africanos e europeus, a culinária mineira atravessou várias etapas e se confirmou com uma referência mundial. Por meio do programa, o Senac conta a história e curiosidades que marcaram todas as fases da gastronomia de cinco macrorregiões do Estado onde a instituição atua. Para cada uma das macrorregiões, um aluno preparou receitas com ingredientes e modo de fazer típicos, que avançaram pelo tempo, tanto em leituras tradicionais quanto em alta gastronomia.

Fotografias do Estado

A história, a identidade, a cultura, a beleza e a força de Minas estão novamente em destaque na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Dessa vez, sob o olhar diverso de 60 fotógrafos, o Estado será celebrado em imagens que retratam passado, presente e futuro de seus 300 anos. A exposição “Minas Arte em Casa – 300 anos de Minas Gerais – Fotografia”, foi aberta ontem como parte das comemorações do tricentenário do Estado. A mostra foi idealizada para o ambiente virtual, em função da pandemia de Covid-19, sem perder, no entanto, a força das “muitas Minas” de Guimarães Rosa. As fotos estão publicadas em galeria virtual no Portal da Assembleia e também poderão ser acessadas pelo hotsite comemorativo dos 300 anos de Minas.

Conversa com Bial

Afonso Borges recebe o jornalista Pedro Bial para o debate e lançamento do livro “Conversa com Bial em casa” (Cobogó). Essa sera mais uma edição virtual do “Sempre um Papo”com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do projeto. O encontro vai acontecer hoje, às 18 horas. No livro, o autor conversa com Glória Maria, Laura Carvalho, Armínio Fraga, Paulo Gustavo, Xuxa Meneghel, Gilberto Gil, Daniel Filho, Ary Fontoura, Lima Duarte, Betty Faria, Glória Pires, Alceu Valença, Ricardo Darín, Caetano Veloso, David Wilson, Eliane Dias, Silvio Almeida, Luiza Brunet, Ruy Castro, Bruno Mazzeo, Antonio Prata, Luiza Trajano, William Bonner, Paulinho da Viola e Zico.

Tambor Mineiro

Idealizado em 2002 por Mauricio Tizumba, neste ano, em virtude da pandemia da Covid-19, o Festejo do Tambor Mineiro não ocupará as ruas do Prado. Para manter vínculo com seu público e o seu compromisso de difusão e valorização da cultura afro-mineira, o tradicional festival ofertará três ações on-line e gratuitas: um show, um curso de formação e uma roda de conversa. O curso «Essa gunga veio de lá: filosofias espirituais centro-africanas nos reinados afro-sudestinos”, ministrado pelo historiador e etnomusicólogo, Rafael Galante, será realizado hoje, na próxima quinta-feira e nos dias, 8, 10 e 12 de dezembro, às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30, com vagas limitadas. Inscrições e informações em bitly.com/EssaGunga.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail