Quarentena Criativa

Pensando em contribuir neste momento delicado que o mundo atravessa, o ViaShopping Barreiro e o ViaBrasil Pampulha uniram forças e seguem na campanha #QuarentenaCriativa, com conteúdo e transmissões ao vivo nas redes sociais dos empreendimentos, a fim de levar entretenimento e informação enquanto os abraços são contraindicados.

A programação das lives é semanal – por tempo indeterminado, sempre às terças, quartas, sábados e domingos. Entre os temas estão receitas, ginástica, dicas para entreter as crianças, cuidados com a casa e atrações musicais. Um nome que vai invadir o Instagram dos shoppings é Thaísa Freitas (@entrerosaeazul). Hoje e amanhã, a influenciadora fala sobre como fazer os filhos usarem menos os equipamentos eletrônicos e integrá-los na rotina de tarefas da casa.

Casa dos Quadrinhos

A Casa dos Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais desenvolveu um formato on-line de ensino para que os alunos possam dar prosseguimento ao seu curso durante o distanciamento social recomendado pelo Conselho Estadual de Educação e pelos órgãos públicos de saúde, a fim de conter a pandemia do novo coronavírus.

A medida obedece à determinação da Secretaria de Educação, do Ministério da Saúde e demais órgãos competentes, mas as aulas presenciais serão retomadas imediatamente após o encerramento da quarentena para as escolas. Com a mesma qualidade do ensino presencial e os mesmos instrutores e carga horária, as aulas virtuais serão ao vivo, e não gravadas e em pílulas como ocorre no EAD, e começaram ontem para os discentes do curso técnico.

Na próxima segunda-feira, serão iniciadas as aulas para os matriculados nos demais cursos regulares.

Diversão em Cena

O avanço da pandemia do coronavírus suspendeu as apresentações com a presença do público no Diversão em Cena ArcelorMittal. No entanto, a garotada e os seus pais não vão ficar sem opções nas tardes de domingo. O programa alterou o seu formato e levará uma prévia das montagens pelo Instagram @diversaoemcena.

A ideia é focar na contação de histórias, estilo mais interativo para o ambiente online. Já no próximo domingo, a partir das 16 horas, “O Quintal de Guegué” será a atração com muita música criativa, teatro e brincadeiras dinâmicas. Estão agendados ainda para este mês, sempre às 16h, as apresentações de “Fafá Conta” no dia 12l; Marina Bastos no dia 19l e Casa de Lua no dia 26.

Faixa de Cinema

“Mutum”, de Sandra Kogut, baseado na novela “Campo grande”, de Guimarães Rosa, é a atração da Faixa de Cinema. O filme, premiado em diversos festivais no Brasil e no exterior, foi exibido no encerramento da Quinzena dos Realizadores, do Festival de Cannes. Agora, ele chega ao público na TV aberta, pela Rede Minas, amanhã. Inspirado no personagem Miguilim, a ficção registrada nas chapadas de Minas Gerais traz a história de Thiago, um menino de dez anos que vive com a família no sertão “Mutum”.

A narrativa é permeada pelo olhar inocente e leve do garoto em um universo seco e marcado pela desigualdade social. A Faixa de Cinema vai ao ar amanhã às 23h30, pela Rede Minas. O filme também pode ser visto, nesse mesmo horário, no site da emissora.

Sábado com Libras

O Espaço do Conhecimento UFMG vem realizando, desde 2015, uma série de ações para entreter, engajar e compartilhar saberes com visitantes surdos ou interessados na Língua Brasileira de Sinais (Libras). São oficinas, contação de histórias e mediações realizadas todo sábado, dentro da programação do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu.

Com os protocolos de distanciamento social adotados em função da pandemia do novo coronavírus, os encontros presenciais foram temporariamente suspensos. Para evitar a interrupção do projeto, o Espaço do Conhecimento UFMG passou a realizar o Sábado com Libras Virtual, no Instagram, Facebook e Twitter. Por essas redes sociais, os internautas podem assistir à atriz e intérprete Dinalva Andrade contando histórias sobre as cosmogonias.