CURTAS DC MAIS | 02/04 a 05/04

2 de abril de 2021 às 0h15

img
Crédito: Freepik

Gilberto Gil e Bené Fonteles

O “Sempre Um Papo” segue com a programação de 2021, ano de comemoração dos 35 anos do projeto, recebendo os músicos Gilberto Gil e Bené Fonteles para uma conversa sobre o tema “As Naturezas de Ser”. Essa será mais uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com mediação de Afonso Borges. O encontro será realizado nesta segunda-feira (5), às 19 horas, com acesso gratuito e transmissão no Youtube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo. Gilberto Gil e Bené Fonteles são dois artistas muito ligados às poéticas do ser em suas composições musicais e livros. Bené escreveu o livro “Gil Luminoso / A Po.Ética do Ser” e produziu o CD Gil Luminoso / Voz & Violão para confirmar a busca de ambos por questões filosóficas e espirituais.

Samba de Belo Horizonte

O Coletivo de Sambistas Mestre Conga realizará sua primeira live, “O Samba de Belo Horizonte: memória, história e patrimônio”, que terá a participação do escritor e historiador Luiz Antônio Simas e diversos convidados. O evento on-line será transmitido nesta segunda-feira (5), às 19h30, no YouTube Emergência Cultural. O objetivo da live é refletir com setores da sociedade sobre a viabilização do samba feito na capital mineira como patrimônio cultural reconhecido pelo poder público e pela sociedade. A ideia é aproveitar o momento de distanciamento social para utilização das redes sociais e discussão do tema.

Exposição de Abraham

Palatnik em tour virtual

Fechado em função das restrições impostas pelo agravamento da pandemia, o CCBB BH disponibiliza o tour virtual da exposição “Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura”. Com oitos distintos eixos: Primeiras Experiências; O Ateliê; Aparelhos Cinecromáticos; Design; Objetos Lúdicos; Objetos Cinéticos; Pinturas e a Série W, o tour virtual desenvolvido em 360º proporciona uma inédita experiência ao visitante. Além das imagens de todo o acervo que compõe a mostra, o visitante terá acesso à descrição completa das obras em português, inglês, libras e também a opção de audiodescrição. A mostra no formato virtual está disponível no link. O catálogo virtual da exposição também está disponível para acesso e download pelo site encurtador.com.br/qQTU6.

Conscientização do autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado no dia 2 de abril e o CCBB Educativo convida o público para uma atividade especial nessa data. Com transmissão on-line ao vivo, às 14h, o acesso é gratuito e é necessário fazer inscrição prévia pelo site www.ccbbeducativo.com. Quatro educadores do programa se reúnem para um debate a partir da pergunta: como o contexto da mediação em artes visuais pode contribuir para a inclusão e acesso de pessoas com transtorno do espectro do autismo? Uma conversa pública sobre educação museal a partir de questões ligadas à acessibilidade, neurodiversidade e arte-educação. A ideia é promover uma conversa aberta sobre o transtorno do espectro autista em contextos educativos.

“Faixa de Cinema”

Abril é comemorado o Dia da Terra e a Rede Minas festeja a data com a “Faixa de Cinema”. Durante todo o mês, filmes sobre o tema são exibidos na emissora no “Especial meio ambiente no território nacional”. A estreia traz a realidade dos povos indígenas para a tela. Documentários que tratam da luta pela preservação da natureza, das tradições e da terra marcam a noite desta sexta-feira (2), às 23 horas. O público confere “Atrás da pedra – Resistência Tekoa Guarani”, de Thiago Carvalho, e “O mel do passado – Oremba’e Eí Yma”, também assinado por Carvalho com Laura Rachid. As obras mostram a vida e os desafios do povo indígena Guarani Mbyá, de São Paulo. Os filmes podem ser vistos, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail