Guimarães Rosa
O sertão de Guimarães Rosa já foi retratado de diferentes maneiras em pesquisas, ensaios e teses. Na próxima quinta-feira, a Academia Mineira de Letras receberá a professora Mônica Meyer para lançar uma nova perspectiva sobre a obra – “A natureza do sertão pelo olhar de Guimarães Rosa”, às 19h30, com entrada gratuita. A palestrante aborda os aspectos ecológicos das anotações do escritor mineiro em viagem pelo sertão. As anotações de viagem e as obras literárias de Guimarães Rosa revelam uma concepção singular, ecológica e poética da natureza. Em maio de 1952 o escritor acompanha a travessia de uma boiada da Fazenda da Sirga até a Fazenda São Francisco, sertão de Minas Gerais. Mônica Meyer vai falar sobre essa viagem. A Academia Mineira de Letras fica na rua da Bahia, 1.466, Lourdes.
PUBLICIDADE
Tragédia em Mariana
“Além da lama – O emocionante relato do capitão dos Bombeiros que atuou nas primeiras horas da tragédia em Mariana” (Editora Vestígio/Grupo Autêntica) foi escrito por Leonard Farah, comandante da Companhia Operacional de Busca e Salvamento do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad), que liderou a equipe especializada responsável pela operação de socorro em Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, subdistritos de Mariana, após o rompimento da barragem do Fundão.. O lançamento oficial acontecerá na próxima terça-feira no Sempre um Papo. A conversa, mediada pelo criador do projeto, Afonso Borges, acontecerá a partir das 19 horas, no auditório da Faculdade de Direito da UFMG (avenida. João Pinheiro, 100, Centro).
Plano Diretor
Na próxima terça-feira, a Comissão de Direito Imobiliário da OAB/MG realizará o 30º Encontro de Direito Imobiliário, com o tema: Plano Diretor, problemas de vizinhança, a poluição ambiental e o poder judiciário” que terá como foco o excesso de barulho e outros tipos de poluição que tiram da moradia a sua condição de refúgio e local de descanso para as pessoas. Seis palestrantes falarão sobre os bares e outros tipos de negócio que podem perder o alvará de funcionamento por incomodar a vizinhança, bem como a formas de inibir esses problemas nos condomínios que desvalorizam o imóvel. O evento será realizado, de 18h às 22h, no auditório da OAB-MG, na Rua Abita, 250, Cruzeiro, com investimento de R$20,00. Informações e inscrições no site www.oabmg.org.br.
PUBLICIDADE
Dança flamenca
O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (rua. Jauá, 80,- Alípio de Melo) recebe neste domingo (3), às 19 horas, o espetáculo “El Camerino”, da Cia. de Baile Flamenco Fátima Carretero. A peça mostra valores e costumes da cultura espanhola. A entrada é gratuita mediante a retirada de senha a partir de uma hora de antecedência. A montagem mistura bailes folclóricos e música gitana, com maior destaque para o bailado das Sevillanas, para a vivacidade das Alegrias, a sensualidade das Guajiras e a sedução das Bulerías. Composta atualmente por 22 bailarinos, a Cia. de Baile Flamenco Fátima Carretero foi fundada pelo artista espanhol Carlos Carretero, em 1985.
Curso de gastronomia
A Faculdade Arnaldo acaba de lançar o curso de gastronomia, coordenado por Talita Visa Dias Trugilho, com duração de dois anos e turnos de manhã e noite, no campus Funcionários. O objetivo é proporcionar aprendizado competências e habilidades para planejar e executar todos os processos de gestão da área de alimentos e bebidas de qualquer estabelecimento do setor, incluindo os cálculos de matéria-prima, organização e realização de compras. Além da prática de cozinha, o tecnólogo em gastronomia será preparado pra atuar no âmbito de assessoria e consultoria gastronômica. O curso contra com restaurante escola, que será aberto ao público neste mês. Informações e inscrições no site www.faculdadearnaldo.com.br.