Moradores de rua

Foi assinada na última quarta-feira parceria do Sesc em Minas com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Smasac) e a Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de contribuir com ações de combate à disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

A entidade vai ceder 260 unidades habitacionais do Sesc Venda Nova, na região Norte de Belo Horizonte, que poderá receber a cada dia até 300 pessoas em situação de rua que estejam com sintomas de gripe e precisam permanecer em quarentena.

Eles serão direcionados ao Sesc pela Secretaria de Assistência Social e todos já são atendidos pelos abrigos da Prefeitura de Belo Horizonte. O Sesc vai disponibilizar toda a estrutura das unidades habitacionais da unidade de Venda Nova, que contemplam colchões e travesseiros, itens de higiene pessoal, roupas de cama e banho, além de frigobar e TV.

Dia do Jornalista

Em homenagem ao Dia do Jornalista, a Rede Minas exibe amanhã, às 21 horas, o Sempre um Papo com o José Maria Rabêlo. Aos 91 anos, o jornalista e escritor teve um papel importante de levar a história do país aos brasileiros. Na trajetória profissional, Rabêlo esteve na redação de diversos veículos da mídia, em diferentes funções.

No currículo, a fundação do semanário “Binômio”, marco da imprensa alternativa no Brasil, e a direção do “Pasquim”. No exílio político, que durou 16 anos, viveu em diversos países, onde também trabalhou com as letras. O jornalista tem mais de cinco livros publicados.

O Sempre um Papo com José Maria Rabêlo conta com a participação dos jornalistas Angela Carrato e Afonso Borges… O público também pode acompanhar a atração pela internet, no mesmo horário, no site da emissora: .tv redeminas.

Dicas de filmes

No momento em que a sociedade vive a reclusão social para conter o avanço do Covid-19, a Rede Minas quer contribuir, também, para tornar esse período de tensão mais tranquilo. Todas as sextas, um quadro com dicas de filmes entra na programação da segunda edição do jornal nas sextas-feiras, às 19h30. O quadro é feito por quem entende de cinema: a equipe do Cinematógrafo, programa produzido pela Rede Minas que trata da sétima arte e é exibido no estado e em todo o Brasil por emissoras parceiras.

O jornalista Fernando Tibúrcio apresenta sucessos e obras do circuito alternativo que estão disponíveis nas principais plataformas de streaming. A Faixa de Cinema agora tem espaço na tela diariamente. A atração, que é exibida na sexta-feira, às 23h30, agora preenche a grade de programação, também, de segunda a sexta, às 20 horas.

Curso de turismo

Com o objetivo de capacitar e qualificar gestores, agentes públicos e privados e demais interessados no tema, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) oferece o curso “Introdução ao Turismo” na modalidade a distância. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril e o curso está disponível até o dia 29 de maio, via internet, por meio da plataforma Moodle, disponível pelo site.

A carga horária de 30 horas é dividida em unidades em que são abordados temas como a cadeia produtiva do turismo; a importância do planejamento turístico e participativo; turismo sustentável; gestão e fortalecimento do trabalho regional integrado. O material didático é composto por textos, documentos acadêmicos, vídeos de animação, apresentações, exercícios para fixação do conteúdo, hiperlinks e infográficos.

Sugestões criativas

Em decorrência do isolamento social para conter a disseminação do Covid-19, o Memorial Minas Gerais Vale (MMGV) mantém as dicas de conteúdos de entretenimento a distância, por meio de suas redes sociais: facebook.com/memorialvale e instagram/memorial.vale.

São de atividades e vídeos inspiradores para os usuários, adultos e crianças, aproveitarem da melhor maneira o seu tempo em casa. A partir desta semana, o Memorial Vale vai indicar também conteúdo desenvolvido exclusivamente para este período, através de parcerias com artistas, oficineiros e artesãos. Outra forma de disponibilizar conteúdos interessantes para o público será o repost de pessoas que estão compartilhando sugestões criativas para usarmos o tempo em casa durante o isolamento social.

A estreia será amanhã, às 10h, com o vídeo da estilista graduada pela UFMG e professora de costura, Ananda Sette, ensinando a criançada a fazer a Pulseira da Amizade, com a técnica manual Macramê.