Crédito: Freepik

“Alphonsus: Ruas e Luas”

Uma homenagem aos 150 anos de nascimento de Alphonsus de Guimaraens e também às três cidades mineiras em que o poeta viveu, Ouro Preto, Conceição do Mato Dentro e Mariana, dão vida à exposição virtual “Alphonsus: Ruas e Luas”. Promovida pelo Museu Casa Alphonsus de Guimaraens em suas redes sociais, a mostra fica em cartaz até 23 de julho.

Para comemorar o sesquicentenário de nascimento de Alphonsus de Guimaraens, celebrado no dia 24 de julho, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens convidou fotógrafos das três cidades onde o poeta viveu para nos ceder imagens produzidas no mesmo ambiente que inspirou a produção artística do poeta.

Live de Elza Soares

Aos 90 anos, ela não abandona o microfone e impõe sua voz ao público. Desta vez, em apoio à arte. Elza Soares realizou ontem uma live com um repertório de sucesso, no canal oficial do Sesc em Minas, no YouTube. A Rede Minas exibe o show virtual, em colaboração ao movimento # ARteSalva, hoje), às 22h15, levando para o telespectador a diva da música brasileira. A artista abraçou o projeto de amparo aos profissionais da cultura e do turismo.

“A solidariedade é essencial. Eu apoio esse movimento. Cultura é vida, arte é salva”, declarou. A emissora pública também faz parte do movimento e trabalha para fomentar a economia criativa no Estado. Nesta semana, depoimentos de diversos artistas são exibidos na programação. Nomes como Zeca Baleiro, Fernando Bicudo e Tetê Espíndola gravaram vídeos em apoio ao #ARteSalva.

Live gastronômica

Amanhã, ás 19 horas, o Soriano vai promover, em parceria com Waleska Maciel, do Cozinhando com Amigos, uma live para ensinar receitas típicas da Argentina e Uruguai. Eles vão ensinar a fazer empanadas fritas e alfajor de chocolate e doce de leite, dois clássicos argentinos. E o Soriano, com o chef Wagner Salomão, apresenta uma receita de choripan, delicioso sanduíche com baguete francesa, linguiça artesanal, maionese de bacon, chimichurri e picles de cebola, típico do Uruguai.

O choripan faz parte do cardápio e delivery do Soriano e estará disponível para quiser experimentar e pedir antes, durante e depois da live. As inscrições podem ser realizadas pelo whatsapp 99129-8908 e os encontros são gratuitos e as vagas para o Skype são limitadas. As inscrições podem ser realizadas ainda pelo Direct no Instagram @waleska_maciel.

Beerjuice lança álbum

Após o bem-sucedido do primeiro EP autoral, em 2018, a banda mineira Beerjuice lança o álbum “Fake Fairy Tale(s)” (falsos contos de fadas em português), que dá continuidade à linha conceitual, marcada pela sonoridade forte do grunge, stoner e classic rock. O novo EP chega hoje às plataformas digitais.

“Fake Fairy Tale(s)” foi gravado com tecnologia 100% analógica em novembro do ano passado, no ForestLab Studio, em Petrópolis (RJ), O álbum traz quatro faixas inéditas, compostas conjuntamente pelos quatro integrantes do grupo; Luciano Fernandes (vocal), Gui Neves(guitarra), Matheus Antúrio (baixo) e Luiz Guilherme (bateria). O destaque é “Fake Fairy Tale”, faixa-título que abre o EP e cujo videoclipe já está disponível no canal oficial do Beerjuice no YouTube.

“Noite Uruguaia”

Tango, milonga e candombe. Esses são alguns dos ritmos que embalaram o espetáculo “Noite Uruguaia”, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. No palco, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais junto a artistas, musicistas e bailarinos do país vizinho com a regência de Ariel Britos. O maestro uruguaio se tornou conhecido pelo trabalho com as notas e pelo título da Unesco como “Artista da paz”.

As cortinas desse grande show se abrem, novamente, desta vez na TV aberta. O Harmonia exibe, pela primeira vez, o concerto na Rede Minas, no próximo domingo, às 14 horas. O repertório traz, em sua maioria, composições uruguaias em um diálogo com a música clássica. Entre elas, um dos mais famosos tangos conhecidos no mundo: “La cumparsita”, de Gerardo Matos Rodríguez.