Presidência da ACMinas
Por meio do Ato da Presidência nº 006/2019 e de acordo o artigo 41, inciso II, do Estatuto da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), o presidente da entidade, Aguinaldo Diniz Filho, comunica o seu afastamento do cargo, por motivo pessoal, entre os próximos dias 7 e 16. O dirigente designou o vice-presidente administrativo e financeiro, Ruy Barbosa de Araújo Filho, para exercer a função de presidente em exercício neste período, outorgando-lhe poderes para representar a ACMinas, praticando todos os atos que se fizerem necessários no exercício do cargo, na forma estatutária e legal.
PUBLICIDADE
Escola de Ofícios
Mariana será sede de um projeto destinado a contribuir com a preservação de seu patrimônio material e imaterial, a partir da formação de mão de obra especializada na conservação e restauro das construções. A implantação da Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana, iniciativa desenvolvida pelo Instituto Pedra, com patrocínio do BNDES, garantirá a capacitação gratuita de 600 alunos, em cinco áreas, nos próximos três anos. As atividades começarão na próxima terça-feira. Serão oferecidas 20 vagas por semestre para cada um dos cinco cursos da escola: alvenarias, carpintaria, ferragem, cantaria e pinturas especiais; os cursos são gratuitos e não exigem experiência prévia dos interessados.
Mito de Penélope
O Museu de Arte da Pampulha (MAP) é palco da exposição “Mais Dia, Menos Noite”, da artista Tatiana Blass. Relacionando o mito de Penélope com a história do edifício do MAP – concebido na década de 1940 para ser um cassino – a instalação criada por Tatiana Blass traz à tona a simbologia do tapete vermelho, intimamente ligada ao poder e ao luxo. Segundo o mito, após um ano de casado, Odisseu deixa Penélope e parte para a guerra de Tróia. Durante o dia, ela tecia; durante a noite, desmanchava seu trabalho na tentativa de enganar o tempo e iludir seus pretendentes, aguardando a volta de seu amado. A exposição fica em cartaz até o dia 1º de setembro de 2019, e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas. A entrada é gratuita.
PUBLICIDADE
Mães de Maio
O lançamento do quarto livro das Mães de Maio de São Paulo, “Memorial dos Nossos Filhos Vivos – as vítimas invisíveis da democracia” é uma ação do Calendário de Resistência 2019 da Rede Mães de Luto e Luta, que está sendo construído coletiva e colaborativamente, desde maio, pelas diversas integrantes da Rede. O objetivo com a ação de lançamento do livro é dar continuidade à estratégia da rede de visibilizar as atuações de coletivos de mulheres que tiveram filhos ou outros familiares assassinados e que buscam tornar seu luto público e transformá-lo em luta: em ações de mobilização social pela valorização das vidas dos jovens negros e pobres, que são as maiores vítimas de homicídio no Brasil. O livro será lançado na próxima terça-feira, de 14 às 16 horas, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
“Segunda no Cine”
Os apaixonados pelo cinema hollywoodiano não podem perder a programação de agosto do projeto “Segunda no Cine”, promovido pelo Cine Theatro Brasil Vallourec. Heróis e vilões se confundem no jogo de espelhos que marca a ambiguidade dos personagens que habitam as histórias contadas nos filmes que serão exibidos neste mês. O serial killer de viúvas, Charlie Oackley, estreia a programação do mês em “A Sombra de Uma Dúvida”, nesta segunda-feira (5). As exibições acontecem no Teatro de Câmara, em formato DCP (Digital Cinema Package), que é o padrão mundial de exibição cinematográfica digital. Os ingressos podem ser comprados por R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).