Crédito: Freepik

Vida pós-pandemia

O webnário “Conversas sobre Perguntas” traz nomes de destaque no cenário nacional para discutir temas da realidade. Hoje, às 17 horas, o psicanalista Christian Dunker abordará “Os novos desafios do eu – Psicanálise e vida pós-pandemia” e, no próximo dia 11, a escritora Conceição Evaristo e a crítica de arte Júlia Rebouças falarão sobre “Narrativas para novo(s) mundo(s) – Os lugares da cultura”, com transmissão ao vivo, pelo Youtube do Memorial Vale.

Com curadoria colaborativa e investimento de Casa Fiat de Cultura, CCBB, Memorial Minas Gerais Vale MM Gerdau, o evento reúne importantes pensadores brasileiros até o próximo dia 18, sempre às terças-feiras. Gratuita e com transmissão simultânea em libra, as conversas têm mediação da jornalista Daniella Zupo.

Clarice Lispector

O “Letra em Cena. Como ler…”, programa literário do Minas Tênis Clube, retoma suas atividades da edição 2020, no formato on-line. Hoje, às 20 horas, no Facebook e no Instagram do Centro Cultural Minas Tênis Clube e no canal do Youtube do Minas Tênis Clube, será realizada a sessão comemorativa do centenário de Clarice Lispector.

No novo formato, José Eduardo Gonçalves, jornalista e curador do “Letra em cena. Como Ler…”, conversará com a escritora Marina Colasanti, que foi editora e amiga de Clarice. A leitura de textos será da atriz e escritora Bruna Kalil Othero. Clarice tinha como característica a narrativa não convencional, a valorização de aspectos psicológicos e intimistas, os enredos surpreendentes e  a sensibilidade em abordar os conflitos humanos.

“Sempre um Papo”

A filósofa e escritora Djamila Ribeiro e o médico e escritor Drauzio Varella são os convidados de Afonso Borges para falarem sobre o tema “A Vida Como Ela É/Será”, em mais uma edição virtual do “Sempre um Papo”, com transmissão ao vivo no Youtube e Facebook do Projeto. O encontro vai acontecer hoje, às 18 horas. Djamila Ribeiro é mestra em filosofia política pela Universidade Federal de São Paulo e autora de livros best-sellers como “Lugar de Fala”, “Quem tem medo do Feminismo Negro?” e “Pequeno Manual Antirracista”.

Drauzio Varella é médico cancerologista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Na Amazônia, região do baixo rio Negro, Drauzio Varella dirige um projeto de bioprospecção de plantas brasileiras com o intuito de obter extratos para testá-los experimentalmente em células tumorais malignas e bactérias resistentes aos antibióticos. 

Envelhecimento humano

O “CineCentro” de julho, realizado pelo Centro Cultural UFMG, sugere filmes que se debruçam sobre o envelhecimento humano, abordando-o em suas múltiplas possibilidades, dilemas e discursos cinematográficos. A seleção apresenta narrativas ficcionais de diferentes países e demonstra como a representação da “velhice” e dos “velhos” nas películas cria possibilidades de contraposições de ideias preconceituosas e estigmatizações, gerando novos sentidos e significados sobre a longevidade da vida.

A atração de hoje é drama romântico “Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera” (2003), produção conjunta da Coreia do Sul e Alemanha com direção de Ki-duk Kim. Assista o filme pelo link.

Estação de Matozinhos

A Estação Ferroviária de Matozinhos completa 125 anos neste mês. Os motivos para comemorar são poucos. O prédio encontra-se abandonado. A equipe do “Estações”, da Rede Minas, foi até o local e traz a história da estrutura que representa a modernização da cidade através de relatos de especialistas e moradores. O episódio, que tem como protagonista esse município, encerra a segunda temporada da série “Estações” e vai ao ar hoje, às 20h30.

O expectador pode conferir a história marcada pelas águas até a chegada dos trilhos. O programa mostra a Fazenda Jaguara, construída no século VXIII, onde funcionava o centro comercial. Naquela época, as cargas partiam pelo rio das Velhas. O público pode conferir a atração, no mesmo horário, no site: redeminas.tv.