Teatro dos Planetas

Entender o funcionamento do sistema solar não é fácil! Para tornar a compreensão do cosmos mais simples para todos os visitantes, o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários) realiza o Teatro dos Planetas em Libras amanhã. Na oficina, os participantes vão incorporar os corpos celestes, reproduzindo seus movimentos e posições. A sessão será conduzida pela atriz e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Dinalva Andrade e tem duração de, aproximadamente, uma hora. Tudo acontece sobre um amplo tapete astronômico, onde o público identifica as órbitas e encena a translação dos corpos celestes. A participação é gratuita, mas é necessário retirar senha na recepção do museu.

Biblioteca on-line

A Comissão da Verdade de Minas Gerais (Covemg), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entregou, no último mês, a Biblioteca Covemg On-line, onde estão disponibilizados cerca de 5 mil documentos utilizados pela comissão para a construção do relatório final da investigação. A ação foi coordenada pela professora da Escola de Ciência da Informação Maria Guiomar da Cunha, e a biblioteca foi lançada durante a 2ª Mostra de Direitos Humanos. Os documentos estão disponíveis no site da Covemg.

Curso sobre vinhos

Que tal começar o ano aprendendo mais sobre o vinho: os estilos, as uvas, países produtores, como servir e harmonizar a bebida e outras informações que vão ampliar o prazer de degustar a bebida? A Casa Rio Verde, importadora de Belo Horizonte, oferece mensalmente o “Curso de Iniciação ao Vinho”. Em 2018 foram 24 edições, totalizando cerca de 400 alunos. Em janeiro serão duas edições, já com inscrições abertas: dias 7, 8 e 9, das 19 às 22 horas, totalizando nove horas de aula. Para quem prefere fazer o curso no final de semana, haverá uma turma no sábado, dia 26 de janeiro, das 9 h às 19h. As aulas serão ministradas na loja da Praça Marília de Dirceu, 104, Lourdes.

Instituto Mano Down

Já estão abertas as inscrições para a colônia de férias do Instituto Mano Down neste mês. O planejamento das atividades foi todo organizado pelos próprios educandos, que querem muita diversão, aprendizados e boas experiências. O atendimento vai acontecer em duas etapas. A primeira, para jovens e adultos, a partir de 13 anos e vai de 14 a 16 de janeiro. Para as crianças de até 12 anos, a colônia de férias vai funcionar nos dias 17 e 18 de janeiro. As portas do instituto estão abertas para outras pessoas, mesmo que não possuam deficiências. As inscrições têm vagas limitadas. A colônia será realizada na Casa Modelo do Mano Down na rua Japão 180, Alto Barroca.

Pet friendly

O Shopping Cidade passa a abrir as suas portas para um novo público: o mall se torna pet friendly e permite a circulação de animais de pequeno e médio portes em suas lojas e corredores. Gatos e cachorros poderão caminhar acompanhados pelos responsáveis no Shopping Cidade, que também oferecerá, em parceria com o quiosque TxuTxucão (piso G), um kit higiênico gratuito para ser utilizado durante a permanência no mall. As regras de convivência para os animais estão disponíveis nas portarias e no site do Shopping Cidade.