CURTAS DC MAIS | 04/03

4 de março de 2021 às 0h15

img
Crédito: Freepik

Direito à cultura

Hoje e amanhã, será realizado o Seminário Internacional Direito à Cultura. Durante dois dias de evento, pesquisadores, gestores e agentes culturais latino-americanos vão discutir a relação entre os direitos culturais e temas como democracia, cidadania e implementação de políticas culturais. O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia e integra a programação do 15º Festival de Verão UFMG. A realização é da Diretoria de Ação Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (DAC UFMG), em parceria com a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). Para acompanhar, basta assistir pelo canal da DAC no YouTube (www.youtube.com/culturaufmg). A programação do seminário é composta por mesas-redondas e conferências. Além dos debates, durante o seminário será lançada a exposição virtual “Produção Artística e Cultural AUGM – memória e desdobramentos: 20 anos”.

Experiência literária

Amanhã, às 19 horas, a escritora, curadora de eventos literários e editora Guiomar de Grammont participa do debate, em ambiente virtual, «Como tornar o livro um projeto de vida?». O evento é organizado pelo Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (Nespe). Neste bate-papo, Guiomar de Grammont conta como aprender a estar nos lugares certos e desenvolver ações e estratégias para criar oportunidades de trabalho, ao comentar sua mais recente obra “Os livros na minha vida”. A discussão contará ainda com a presença de Leonardo Neto (Publishnews) e Leandro Müller (Nespe). O debate será realizado por meio da ferramenta Google Meet. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário. No dia da palestra, os participantes receberão, por e-mail, o link para o evento.

Mulheres no cinema

Elas estão na frente, por trás das câmaras e, também, acompanhando tudo que acontece na telona. O protagonismo feminino no cinema é o tema da nova temporada do Cinematógrafo, da Rede Minas, que estreia amanhã. Para abrir as cortinas, a atração reuniu um time de especialistas que traz uma reflexão descontraída e curiosa sobre o que é o cinema feito por elas. As professoras Ana Lúcia Andrade e Roberta Veiga, as pesquisadoras Mariana Tavares e Camila Vieira e a montadora Helena Maura revelam a história sobre as mulheres no cinema e ainda comentam sobre as obras produzidas por elas. O programa traz a crítica da jornalista Fernanda Ribeiro ao filme “A hora mais escura”, da americana Kathryn Bigelow. A cineasta foi a primeira mulher a ganhar a estatueta do Oscar por melhor direção. O programa é exibido semanalmente, às sextas, às 20h30, com reapresentação aos domingos, às 13h30, pela Rede Minas.

“Um anjo passando aqui”

O ator e diretor veterano Lenine Martins encerra a programação do Circuito de Festivais BH no próximo sábado, com a estreia do seu novo trabalho “Um anjo passando aqui”. No solo, o artista mineiro – conhecido por fazer parte de importantes movimentos e grupos de teatro de Belo Horizonte, como Maldita Cia e do Circuito OFF sendo cofundador – fala sobre os encontros e desencontros do amor, numa narrativa construída pelo teatro físico, a manipulação de objetos e a musicalidade do corpo. “É um solo em processo, uma dramaturgia em fragmentos do amor, sua ausência e aproximação, sua rotina e superação, sua queda e ascensão”, diz Lenine, que realize seus trabalhos a partir do mascaramento corporal, da manipulação de objetos, de narrativas épico-dramáticas e de dramaturgias de ocupação palco e rua. “Um anjo passando aqui” será apresentado ao vivo, às 19 horas, no YouTube BH in Solos.

“Festival de Óperas”

A primeira ópera apresentada no Palácio das Artes foi uma das mais famosas composições de Giuseppe Verdi, “La Traviata”. Em 2019, esse espetáculo se repetiu no local pela sexta vez. A apresentação envolveu mais de 200 profissionais dentro e fora do palco. Entre eles, 11 solistas, 140 músicos da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais e 14 bailarinos da Cia. de Dança. O público pode conferir essa superprodução no “Festival de Óperas” do programa Harmonia, da Rede Minas, no próximo domingo, às 14 horas. Com regência do maestro Silvio Viegas, o espetáculo conta com grandes solistas como a argentina Jaquelina Livieri, no papel de Violetta Valéry, e o tenor carioca Fernando Portari, que interpreta Alfredo Germont. A atração também pode ser vista, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail