CURTAS DC MAIS| 04/05

4 de maio de 2021 às 0h15

img
Crédito: Freepik

“Escada em balanço”

O segundo episódio da série de vídeos “Arquitetura e Ilustração”, atividade educativa do Museu Casa Kubitschek, que integra a programação do Pampulha Território Museus, traz a “escada em balanço” como elemento arquitetônico de destaque. Na gravação, a arquiteta e multiartista Nicole Bini ilustrará e abordará esse elemento a partir da sua relação com as técnicas construtivas da arquitetura modernista e sua importância para a setorização dos diversos ambientes que compõem o edifício da Casa Kubitschek. O vídeo será publicado amanhã, às 10h, no site www.pampulhaterritoriomuseus.com.br. O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico. 

Sempre um Papo

O Sempre Um Papo segue com a programação de 2021, ano de comemoração dos 35 anos do projeto, recebendo a escritora Rosiska Darcy de Oliveira para o debate e o lançamento do livro “Liberdade” (Rocco). Essa será mais uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com mediação de Afonso Borges e que contará também com a participação da ex-ministra Izabella Teixeira. O encontro será realizado hoje, às 19h, com acesso gratuito e transmissão no Youtube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo. Da mesma forma que o poema “Liberté”, de Paul Éluard, teve papel fundamental para o resgate da autoestima dos franceses ao ser despejado dos céus pela Royal Air Force sobre a França ocupada, o livro “Liberdade” de Rosiska Darcy de Oliveira é uma obra que em muito contribuirá para os brasileiros se reconciliem consigo mesmos, podendo nela encontrar estímulo para seguir em frente, confiantes em um futuro melhor.

Drive-thru solidário

Com o avanço da Covid-19, o número de pessoas em situação de escassez de comida vem crescendo rapidamente. Com o objetivo de ajudar essas pessoas em vulnerabilidade, o UniBH, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), montou um drive-thru no campus Buritis (avenida Professor Mário Werneck, 1685, Buritis). A coleta será feita diretamente no carro, garantindo maior segurança, sem a necessidade de contato e aglomeração de pessoas. A ação solidária visa arrecadar alimentos para doar às famílias afetadas pela pandemia. Os interessados em contribuir poderão doar açúcar, achocolatado, arroz, biscoitos, café, farinha de trigo, feijão, fubá, macarrão e óleo, até o próximo dia 13 de maio, das 9h às 19h.

Sucesso pessoal e profissional

O sucesso pessoal tem parte significante nas conquistas profissionais. O Conselho de Jovens da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas Jovem) vai promover hoje o workshop on-line: “Sucesso Pessoal: significado e importância”. O encontro será conduzido pelo mentor de negócios, Alexandre Loureiro Ribeiro, responsável pela franquia SBCoaching desde 1999 em Belo Horizonte. O foco do encontro será sobre como identificar e destacar as qualidades pessoais e como equilibrar as diversas áreas de nossas vidas para melhores resultados na carreira profissional. “Além do aprendizado, o encontro também é uma maneira de gerar novas conexões, insights e novas possibilidades para cada negócio», destaca o presidente da ACMinas Jovem, Marco Túlio Campolina. Acesse o Instagram @acminasjovem para mais informações sobre como participar do workshop on-line.

“Carinho sem Muros”

O Mural Templuz, que já integra o cenário urbano belo-horizontino há dez anos, abriga a obra da ilustradora Ligia Fascioni, “Carinho sem Muros”, que dá um novo sentido ao passado duro e cinzento do muro de Berlim, localizado no Mauer Park, distrito de Prenzlauerberg. Desse histórico pedaço de concreto, cheio de camadas sobrepostas e descascadas de grafite, formaram-se mosaicos únicos, ricos em cores e texturas, que foram fotografados pela artista e servem de fundo para o seu desenho, uma combinação de recortes e colagens digitais. A figura que o público irá contemplar no Mural Templuz traz uma moça beijando carinhosamente outra. “Como as duas são quase idênticas, pode-se interpretar como uma mulher beijando a si mesma (amor-próprio); mas também podem ser duas irmãs, amigas ou namoradas. O importante é o carinho e o ato de transformar algo horrível e brutal em algo belo e gentil”, descreve a autora. O Mural Templuz fica na avenida Nossa Senhora do Carmo, 1.150, Sion.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail