CURTAS DC MAIS | 05/12

5 de dezembro de 2019 às 0h01

img
Crédito: Divulgação

Tributação sobre consumo

“Tributação do consumo: as propostas de reforma e as tendências internacionais” é o tema da palestra que o advogado André Mendes Moreira, professor de direito tributário da UFMG e sócio da banca Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados, vai proferir nesta sexta-feira, às 15h20, durante o 17º Seminário “Temas Atuais de Direito Tributário”, promovido pela Fiemg. O tributarista observa que há muito o Brasil planeja aproximar sua tributação sobre o consumo de modelos menos complexos e que distribuem melhor a arrecadação, como o IVA canadense, o IVA europeu e o IBS Australiano. Na sua avaliação, contudo, é preciso levar em conta as especificidades do Brasil, suas peculiaridades constitucionais e suas necessidades sociais e econômicas.

“Trânsitos Atlânticos”

O Memorial Vale (Praça da Liberdade, 640, Funcionários) realiza hoje, às 19 horas, o evento “Diálogos com Novos Pesquisadores: Trânsitos Atlânticos”, em que a pesquisadora Thais Tanure convida os professores Alexandre Marcussi (UFMG) e Rogéria Alves (UEMG) para um bate-papo acerca de temas relativos à exposição “Vozes Atlânticas: O Degredo dos Escravizados”. Esse estudo revela como a inquisição portuguesa no Brasil no século XVIII dava pena de degredo para os súditos que praticavam atos considerados, na época, heresia ou feitiçaria. A entrada é gratuita. Sujeito a lotação. Retirada de senhas uma hora antes do evento.

Lançamento de livro

A acadêmica Elizabeth Rennó, ocupante da cadeira nº 21 da Academia Mineira de Letras, conta com diversos livros lançados e aclamados pelo público e pela crítica. Hoje, às 17 horas, ela lançará seu mais novo trabalho, o livro “Quântico”, no auditório Vivaldi Moreira da Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes). Na Física Quântica, partículas menores que os átomos, únicas, cuja energia eletromagnética é indivisível, não se influenciam pelas leis clássicas. Em “Quântico”, as letras, como nanopartículas, reverteram as sílabas em versos descontínuos que assumem a transmutação de valores, em sua totalidade indivisível. “Assim é Quântico, alegre e triste em suas palavras-conceito confiantes na Palavra Maior, que dirige as nossas vidas”, explica a autora.

Diversidade Periférica

O Memorial Vale convida a todos para um bate-papo sobre a produção audiovisual feita nas favelas e periferias de Belo Horizonte. O evento será no próximo sábado, de 13h30 às 17h dentro do projeto Diversidade Periférica, que visa a trazer para o espaço do museu a produção cultural das periferias da capital mineira. Serão exibidas algumas produções de vídeo e, em seguida, acontecerá a roda de conversa com os cineastas e videomakers Pedrão (Pedro Henrique Monteiro Moreira), Marcão (Marcos Donizetti da Silva), Cristiano Rato e Gabi Matos. Em seguida, haverá apresentação de dança da Cia dos Anjos e show do grupo Blues do Morro. A entrada é gratuita, sujeita a lotação, com retirada de senhas uma hora antes do evento. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640, Funcionários.

Literatura infantil

O público infantil está convidado a embarcar no mundo literário de uma forma bem divertida no próximo sábado, às 18h15, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários), com entrada gratuita. O Clubinho de Leitura vai mergulhar em mais um clássico: O menino do dedo verde, do francês Maurice Druon. O escritor nasceu em Paris, mas tinha um bisavô brasileiro, o jornalista e político maranhense Odorico Mendes, famoso por traduzir autores como Homero e Virgílio. O menino do dedo verde é uma fábula pioneira na abordagem de questões como convívio social, ética, cidadania e ecologia. A obra ficou famosa entre o público infanto-juvenil e é adotada por muitas escolas de ensino fundamental.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail