CURTAS DC MAIS | 06/01

6 de janeiro de 2022 às 0h20

img
Crédito: Freepik

Clube da Esquina

Para celebrar o ”Ano da Mineiridade”, o governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), vai exaltar as manifestações artísticas e as tradições que tornam a cultura mineira uma identidade única e diversa de nosso povo. E uma dessas ações consiste em um projeto para conferir à obra do Clube da Esquina o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais. O início do projeto, reunindo informações relevantes sobre o trabalho do Clube da Esquina ao longo dos anos, ficará a cargo do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), que em breve dará início ao inventário. O Clube da Esquina completa 50 anos de história em 2022. O grupo é um dos mais relevantes no cenário nacional, sendo responsável por cantar as belezas de Minas em diferentes melodias e composições. De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o objetivo desse projeto é evidenciar e perpetuar a vasta produção do Clube da Esquina.

Circo Maximus em Uberlândia

Para animar as férias da criançada, o circo Maximus estende sua lona luxuosamente no Uberlândia Shopping, a partir de amanhã, às 20h. Pela primeira vez na cidade, a trupe paranaense promete reviver a alegria do circo com espetáculos completos com palhaços, malabaristas, equilibristas, contorcionistas e um globo da morte com cinco motoqueiros. Entre a grandes atrações, o cantor e circense, Rafael Garcez conhecido como “Garoto do Circo” por se apresentar cantando no picadeiro desde criança, é presença confirmada. Ele já é o mais novo nome do estilo sertanejo associado ao pop com o hit “Apaixonadim”. O circo traz uma atração direto do Beto Carrero World, o Arqueiro – número de extrema periculosidade. O público contará também com apresentações que misturam a tradição circense com tecnologias. Cada espetáculo tem uma nova surpresa, trazendo o que há de mais moderno em efeitos visuais para apresentações ao vivo.

Sabor & Afeto

Os doces estão na mesa do mineiro e as receitas que nasceram entre as montanhas conquistaram o País. O Sabor & Afeto, da Rede Minas, foi até Alfenas, no Sul do Estado, à caça dessas delícias. A descoberta foi o doce “Espera marido”, tradição que é apresentada ao público na TV aberta. A chef Esperança, à frente da atração, também ensina a preparar a sobremesa. O programa ainda conta com as participações do historiador Newton Coelho, da nutricionista Rafaela Carvalho e dos chefs Patrícia Amante e Eduardo Maya. O Sabor & Afeto vai ao ar hoje, às 20h, pela Rede Minas ou pela internet, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv. O programa Sabor & Afeto faz parte do “Gerais+Minas”, da Rede Minas. O projeto da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) contempla diversas ações de municipalização da programação das emissoras de comunicação do estado para mostrar a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza em Minas Gerais.

“Formações na Pampulha”

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico, disponibiliza para visualização as gravações dos vídeos dos cinco encontros do projeto “Formações na Pampulha” realizados ao longo de 2021, na programação do Pampulha Território Museus. Para assistir aos vídeos, basta acessar o site www.pampulhaterritoriomuseus.com.br. Compuseram os encontros as atividades “O fazendeiro da luz: folclore brasileiro e cultura popular na fotografia de Marcel Gautherot”, com a antropóloga Lygia Segala, “Modernismo popular – Molduras conceituais para entender as cidades brasileiras”, com o arquiteto Fernando Lara, “O jardim e o tempo”, com o arquiteto paisagista José Tabacow, “Inventariar para reinventar: patrimônio gráfico urbano, da cidade ao papel”, com a pesquisadora Fernanda Goulart, e “Cherô Guiné: patrimônio e territórios”, com o coordenador da Política de Patrimônio Imaterial da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Álan Pires.

“Saúde Mental do Jovem”

Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) de 2022 terá a participação de 116 câmaras municipais, sendo 26 ingressantes. Os municípios serão divididos em 18 polos para a discussão do tema “Saúde Mental do Jovem”, escolhido pelos próprios estudantes do projeto. A organização inicial da edição, com definição dos polos e das coordenações regionais, foi finalizada após encontro de coordenadores do PJ Minas, realizado no  mês passado. O PJ Minas é um projeto de educação política e cidadã desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. A última edição (2020/2021), que foi bianual em função da pandemia de Covid-19, foi finalizada com 102 câmaras, sendo 25 ingressantes, divididas em 17 polos. O tema foi “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail