Crédito: Ricardo Laf/PBH

“Terça da Dança”

Realizado pela Fundação Municipal de Cultura, no Teatro Marília, o “Terça da Dança” homenageia neste mês artistas da dança que também se dedicam à escrita. O projeto tem como proposta oferecer uma programação continuada, com artistas independentes e grupos profissionais da dança, que contempla apresentações de espetáculos, intervenções e instalações artísticas, e ações formativas e reflexivas.

Toda a programação é gratuita, e acontece sempre as terças-feiras, às 19 horas. As atividades são gratuitas e os ingressos dos espetáculos serão distribuídos uma hora antes das sessões. Hoje, às 19 horas , acontece o lançamento do livro “DE COR”, de Lelena Lucas, com performances dos alunos do Corpo Escola de Dança.

“Axis Mundi”

Trabalhar com vários elementos não é uma novidade na trajetória do artista plástico Miguel Gontijo. No lançamento do seu quinto livro, “Axis Mundi”, haverá uma exposição de desenhos e um bate-papo com o artista, mediado pelo professor e colecionador, Gladston Mamede.

A abertura acontece no Espaço Cultural Vallourec (rua João Luiz Neto, 100, Bairro das Indústrias), hoje, às 18 horas, e o bate-papo terá início às 19h30. A exposição é gratuita e continua até 10 de setembro.

Segundo o artista, “Axis Mundi” (centro do mundo) representa suas referências, suas buscas e anseios para se tornar artista e cidadão. Aborda seu ambiente de trabalho, suas influências e sua obra, por meio da visão de vários intelectuais do País (ao todo 75 fragmentos de textos) ao longo de sua trajetória artística.

Prêmio Jazz de Minas

O violonista, compositor e arranjador mineiro Thiago Delegado receberá o Prêmio Jazz de Minas 2019 pela criação do projeto DelegasCia em parceria com o baixista Aloízio Horta, o baterista André Limão e o tecladista Christiano Caldas. A entrega será realizada amanhã, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), às 20 horas, antes do show de Sérgio Santos.

A homenagem do Savassi Festival contempla grandes artistas da música instrumental e suas iniciativas de destaque. Referência no violão de sete cordas, Thiago Delegado incursiona por diferentes gêneros musicais, como choro, samba, bossa nova e jazz.

Iniciação teatral

O Centro Cultural Casa de Candongas, da Cia Candongas, realiza hoje, às14 horas, uma oficina de iniciação teatral, em parceria com a Cia Tríade de Teatro. A oficina faz parte da programação especial de férias que contou ainda com oficinas de cinema e brincadeiras durante o mês de julho.

A atividade é gratuita e será realizada no centro cultural localizado na avenida Cachoeirinha, 2221 no bairro Santa Cruz, na região Nordeste de Belo Horizonte. Os interessados devem se inscrever pelos telefones (31) 3444-1964 ou (31) 98699-2770 ou comparecer ao centro cultural uma hora antes do início das atividades. As vagas são limitadas.

Manto de Saint Louis D’Anjou

Um manto de 800 anos, com três metros de comprimento, feito de linho bordado com fios de ouro e prata e pedras preciosas sob encomenda de reis e rainhas. Assim era o manto de Saint Louis D’Anjou, relíquia preservada na basílica de Saint Marie Madeleine, na cidade de Saint-Maximin-la-Sainte-Baume, na França. Partes do manto não existem mais, e, para resgatar essa história e reconstruir um manto idêntico ao original foram contratadas as bordadeiras mineiras do Grupo de Estudo do Memorial do Bordado Maria Arte e Ofício.

Esta história será contada na próxima quinta-feira, às 19 horas, no Memorial Minas Gerais Vale, em cerimônia especial de apresentação do trabalho finalizado e única oportunidade de vê-lo, pois, em seguida, será levado para a França.