CURTAS DC MAIS | 07/01/2021

7 de janeiro de 2021 às 0h17

img
Crédito: Freepik

Websérie #Quarentemas

O ator colombiano Javier Galindo é o convidado do 16º episódio da websérie #Quarentemas, com estreia hoje, às 20 horas. Intitulado “Sin Aire”, o vídeo inédito mostra um sujeito que começa a dar muita importância aos fatos noticiados ao longo da quarentena e isso vai afetando cada vez mais o seu estado de vida, potencializando o drama de ficar confinado. O episódio abre a programação de 2021 e será exibido pelo perfil do Instagram @teatroemmovimento e pelo canal no youtube.com/teatroemmovimento. Residente em Belo Horizonte há 15 anos,  Galindo conta que o convite para integrar a série veio do diretor Gilberto Scarpa, com quem já teve outras parcerias no teatro.

Circuito Liberdade

Seguindo os critérios estabelecidos no plano Minas Consciente, todos os equipamentos públicos sob a gestão do governo de Minas no Circuito Liberdade suspendem, desde a última terça-feira, suas atividades presenciais. As programações virtuais continuam e não há previsão para reabertura dos espaços. O objetivo da medida é evitar a propagação da Covid-19. Encontram-se fechados para visitação o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, o BDMG Cultural, o Cefart Liberdade, o Centro de Arte Popular, o Museu Mineiro, Museu dos Militares Mineiros e o Palácio da Liberdade. De acordo com os protocolos do Minas Consciente, Belo Horizonte encontra-se na onda vermelha, na qual somente serviços essenciais devem funcionar.

Museus fechados

Além dos espaços culturais em Belo Horizonte, os museus do Estado sob gestão do governo de Minas também seguem a mesma diretriz de manterem as atividades presenciais suspensas. Os museus Casa Alphonsus de Guimaraens (em Mariana) e Casa Guignard (em Ouro Preto) estão fechados desde 21 de dezembro de 2020, e o Museu Casa Guimarães Rosa (Cordisburgo) está fechado desde 24 de dezembro de 2020, também pelo fato de as três cidades estarem na onda vermelha do Minas Consciente.

Lei Aldir Blanc

O ano começa com uma boa notícia para artistas e trabalhadores da cultura mineiros: o governo de Minas alcançou a meta de finalizar 100% do empenho dos valores referentes à Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, que correspondem a R$ 155.030.608,55. Isso significa que o Estado poderá aplicar os recursos empenhados em 2020 e continuar a fazer os pagamentos dos auxílios e dos editais em 2021, conforme indica a Medida Provisória nº 1019/2020. A conquista foi possível graças ao trabalho ininterrupto de todo o Sistema Estadual de Cultura, que reuniu esforços da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e instituições vinculadas, além do Conselho Estadual de Política Cultural e da Comissão Estratégica da Lei Aldir Blanc (LAB).

BDMG Instrumental

O BDMG Cultural recebe, até 28 de fevereiro, inscrições para o 20º Prêmio BDMG Instrumental. O edital foi reaberto na última terça-feira, após ter inscrições suspensas em março de 2020, devido à evolução da pandemia da Covid-19. Instrumentistas de Minas Gerais podem se inscrever, gratuitamente, pelo site www.bdmgcultural.mg.gov.br. Na página também está disponível o edital do concurso. O Prêmio BDMG Instrumental é voltado para compositores, arranjadores e instrumentistas mineiros, ou residentes em Minas Gerais há mais de dois anos, valorizando a pesquisa musical e a produção musical em curso no Estado. O edital de concorrência pública premia quatro instrumentistas com o valor de R$ 12 mil e a realização de shows.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail