CURTAS DC MAIS | 07/05

7 de maio de 2021 às 0h15

img
Crédito: Freepik

Festival de Corais

O Festival Internacional de Corais (FIC), coordenado pelo maestro Lindomar Gomes, fará uma apresentação em homenagem ao “Dia das Mães”, amanhã, de 14 às 17 horas. A comemoração acontece dentro da programação cultural da Semana E:Dentro, que a Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) realiza até o próximo dia 11, para recepcionar a comunidade acadêmica e o público em geral no retorno às aulas. Realizada pelo Centro de Extensão da Escola de Design da Uemg, a Semana E:Dentro está repleta de apresentações culturais, além de exposições científicas e de extensão. A programação completa da semana pode ser conferida no site da Escola de Design, através do link.

Festival de Cenas Curtas

Desde 2020, O Festival de Cenas Curtas que acontece dentro da programação da Mostra Tiradentes em Cena, foi afetado pelas dificuldades de criar e produzir durante a pandemia. O fazer teatral teve que se adaptar e experimentar novas formas de criar e entreter o público. A plataforma on-line foi o caminho encontrado por tantos artistas e nessas duas edições (2020 e 2021) do Cenas Curtas tudo está sendo on-line e voltado para experimentação desse campo artístico, no qual teatro e audiovisual se entrelaçam, criando poéticas tecnológicas. Uma comissão formada por profissionais das artes cênicas e visuais selecionarão dez propostas que serão exibidas no Canal do Youtube do Tiradentes em Cena, e o público irá escolher três delas para serem premiadas e receber destaque na plataforma. Os artistas interessados devem enviar um vídeo/de até cinco minutos, de temática livre. O resultado dos dez vídeos selecionados será divulgado no próximo dia 13, no site e na fanpage oficial do Tiradentes em Cena.

Mulheres roteiristas

O programa “Cinematógrafo”, da Rede Minas, vai mostrar a trajetória das mulheres que marcaram seus nomes como autoras da sétima arte. Para falar do assunto, a atração traz a professora da UFMG Ana Lúcia Andrade, também doutora e autora de livros sobre o assunto. A atração ainda conta com a participação da jornalista Fernanda Ribeiro, que fala sobre a obra da cineasta Sofia Coppola. A cineasta dirigiu e escreveu o roteiro do filme “Encontros e desencontros” (2003). O trabalho rendeu a Coppola o prêmio de melhor roteiro original do Oscar. Essas são algumas das novidades de mais um episódio da 6ª temporada do Cinematógrafo sobre “Cinema de mulheres”. Comandado pelo jornalista Fernando Tibúrcio, o programa vai ao ar hoje, às 20h30, pela Rede Minas. O público ainda pode conferir a atração, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

“Coffee Hour”

Inspirado no Meet’N’Beer, um evento que reúne jovens empreendedores para um networking descontraído, o Conselho Jovem da Associação Comercial e Empresarial de Minas vai realizar o “Coffee Hour”, que levará aos participantes referências sobre as peculiaridades dos diversos tipos de café. O evento será realizado amanhã, às 9 horas, de forma 100% on-line. A parte teórica ficará por conta da barista e fundadora da Associação Jovens Baristas de Belo Horizonte, Kívian Rodrigues. Além disso, para uma experiência única, cada participante receberá, previamente, um kit com três tipos de cafés especiais da Cooxupé, e um pacote de pães de queijo da “Pão de Queijaria”. Para participar do “Coffee Hour” o interessado deve fazer contato pelo Instagram: @acminasjovem.

Acervo de Capitão Senra

Ícone do motociclismo nacional, o mineiro Capitão Senra vai ganhar um museu em sua homenagem. A iniciativa da sua filha, Jacqueline Senra é anunciada no mês em que são lembrados os cinco anos de sua morte. O projeto do museu visa a exposição do acervo colecionado ao longo de uma vida dedicada ao motociclismo. “Os museus referentes ao motociclismo ao redor do mundo atraem milhares de visitantes todos os anos. E aqui em Minas poderemos fazer o mesmo, aproveitando toda imagem deixada pelo meu pai. Vai ser um desafio, mas vamos conseguir”, acredita Jaqueline Senra. José Senra Moreira, ou simplesmente Capitão Senra, faleceu no dia 2 de maio de 2016 e foi eternizado ao dar nome à rodovia AMG-0160 através da Lei 5224/2018 da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que se chama Rota Capitão Senra.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail