Crédito: Divulgação

Pintura fria em azulejos

Em referência ao aniversário de 122 anos de Belo Horizonte, a exposição “Percorsi Italiani – 120 anos de história na Casa Fiat de Cultura” terá uma atividade especial, neste fim de semana, direcionada a crianças, jovens e adultos. Neste sábado (7) e domingo (8), o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura vai promover o “Ateliê Aberto: pintura fria em azulejos”, com a proposta de trabalhar memória e afetividade por meio da reprodução de paisagens marcantes da cidade. São duas entradas: das 10 às 12 horas, as crianças vão trabalhar com tinta guache e azulejos em papel calandrado; e das 14 às 18 horas, jovens e adultos vão reproduzir paisagens belo-horizontinas, aplicando tinta epóxi sobre azulejos brancos. A participação é livre e gratuita, sujeita a lotação do espaço. A Casa Fiat de Cultura fica na Praça da Liberdade, 10, Funcionários.

Arte e design

Produtos do afroempreendedorismo, peças costuradas à mão, acessórios modernos, porcelanas barrocas, fuxicos, bordados, artigos feitos com produtos naturais, de tudo um pouco haverá na Feira do Memorial Vale – Arte e Design em Presentes Criativos. A mostra está de volta como uma ótima oportunidade para quem quer escolher um presente de Natal ou de amigo oculto que possa realmente surpreender. Artistas e artesãos estarão em contato com o público somente neste final de semana, mostrando trabalhos criativos, originais e exclusivos, numa atmosfera descontraída, com a participação de DJs convidados. No sábado (7), a feira acontece das 10 às 17h30, com permanência até 18 horas e, no domingo, das 10 às 15h30, com permanência até 16 horas. A entrada é gratuita. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esquina com rua Gonçalves Dias.

Contação de histórias

A diversidade da espécie humana se revela nas mais diferentes culturas pelo mundo. Cada uma enxerga a origem do universo e da humanidade de uma forma distinta. Não existe uma resposta única para esses questionamentos. Essas indagações serão exploradas na “Contação de Histórias nas Cosmogonias” neste domingo (8), às 15 horas, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários). Na atividade, o público é apresentado às narrativas da criação do cosmos à luz das interpretações das tradições yorubá, maia, maxacali, judaico-cristã e grega, que integram a exposição Demasiado Humano. A participação é gratuita e tem classificação indicativa livre. A atividade se repete no próximo dia 29, também às 15 horas.

Conteúdos transversais

Nesta segunda-feira (9), às 19h30, a Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes)  recebe as professoras e pesquisadoras Clotildes Avellar Teixeira e Janete Flor de Maio Fonseca. Elas conduzem a palestra “História, ensino e transversalidades: casos e reflexões”, explicando o projeto que deu origem ao livro homônimo, com contribuição de diversos pesquisadores. O exemplar será lançado na ocasião como e-book e será disponibilizado gratuitamente para download. A palestra aborda o projeto que reuniu professores e pesquisadores em torno da temática do ensino da história e a valorização do patrimônio cultural, privilegiando propostas educativas considerando os conteúdos transversais. As palestrantes contam sobre o processo colaborativo e seus projetos.

Cônsul da Coreia

O advogado Eduardo Grebler tomou posse, no dia 29 de novembro, como cônsul honorário da República da Coreia em Minas Gerais. A cerimônia aconteceu na futura sede do consulado, na avenida Raja Gabaglia, bairro Gutierrez, em Belo Horizonte, com as presenças do embaixador da República da Coreia, Chan Woo Kim, da chefe do escritório do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixadora Maria Auxiliadora de Figueiredo, e de outras autoridades estaduais e municipais. Durante a solenidade, o embaixador Chan Woo Kim, o cônsul da República da Coreia, Eduardo Grebler, e a embaixadora Maria Auxiliadora lembraram da amizade de 60 anos entre os dois países. A instalação do novo consulado honorário em Minas Gerais visa estreitar ainda mais os laços entre a República da Coreia e o Brasil.