CURTAS DC MAIS | 08/12 a 09/12

8 de dezembro de 2021 às 0h20

img
Crédito: Freepik

“Do Inferno ao Paraíso”

Setecentos anos se passaram desde a morte do poeta Dante Alighieri e ainda há muito a se aprofundar em “A Divina Comédia”. Diante disso, a Academia Mineira de Letras convida o professor Riccardo Cassoli para a palestra “Do Inferno ao Paraíso – nos 700 anos da morte de Dante Alighieri”, homenageando um dos maiores escritores da história da literatura. O vídeo pode ser conferido no canal de Youtube da AML a partir das 11h desta quinta-feira (9). Cassoli vai explanar sobre a estrutura, os simbolismos e as alegorias presentes na obra-prima do poeta, “A Divina Comédia”. Ele explica que, mesmo depois de 700 anos, ainda vale a pena embarcar na “aventura de viajar com Dante” e ressalta, segundo palavras do próprio Alighieri, que uma obra sagrada deve ser lida em quatro níveis: o literal, o alegórico, o moral e o anagógico (místico). Riccardo Cassoli é professor de literatura e história na Fundação Torino. É formado em literatura moderna pela Universidade de Macerata, onde defendeu tese sobre a literatura italiana no século XIX.

Prêmio BDMG Instrumental

Nesta quarta-feira, às 20h, o BDMG Cultural promove o último show da série com instrumentistas vencedores da 20ª edição do Prêmio BDMG Instrumental. O violonista Felipe José recebe a clarinetista carioca Joana Queiroz como convidada. Com ingressos gratuitos, a apresentação será realizada no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), integrante do Circuito Liberdade. O músico mineiro Felipe José é multi-instrumentista, compositor, professor, pesquisador e ativista cultural. Foi membro do Grupo Ramo e da Itiberê Orquestra Família. Seu primeiro disco, Circvlar Mvsica, foi lançado em 2013 em Minas Gerais, São Paulo, Espanha e Portugal. Atualmente é professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Já a convidada da noite, a carioca Joana Queiroz, é clarinetista, saxofonista e compositora. Participa do quarteto Quartabê, do grupo Claras e Crocodilos, de Arrigo Barnabé, e do sexteto do compositor Rafael Martini,, além de apresentar seu trabalho autoral em diversas cidades do Brasil e do exterior.

Praça Sete Instrumental

Na reta final da edição especial do Praça Sete Instrumental, projeto do Cine Theatro Brasil Vallourec, o público poderá assistir à apresentação do Duo Vera Cruz, formado pelo acordeonista e pianista Matheus Ribeiro e pelo flautista André Siqueira. O show será realizado nesta quarta-feira (8), às 20h, e será transmitido gratuitamente no canal do centro cultural no YouTube. Movidos pelo desejo em comum de mesclar o erudito e o popular nas suas composições e arranjos, os músicos apresentam um universo de variados estilos que transitam do choro ao jazz, do baião ao clássico, e ainda contemplam a riqueza da música mineira. Tudo isso sem perder a intenção de criar e propor novidades na experiência musical, seja através de releituras ou por novas composições com o frescor da música contemporânea. Nesta edição, o Praça Sete Instrumental chega a 15 transmissões, consagrando-a como a maior temporada executada até o momento. As apresentações acontecem no Cine Theatro Brasil Vallourec e são transmitidas, ao vivo e gratuitamente, no canal do centro cultural no YouTube.

“Para o mundo ser”

Nesta quarta-feira (8), às 20 horas, a cantora Sílvia Gomes apresenta o show “Para o mundo ser” no YouTube do Memorial Vale. No show, Silvia Gomes evidencia temas como lutas e resistências da essência humana nas raízes brasileiras, com força e atitude, que prometem deliciar o público em um ambiente poético, dançante, promovendo o sotaque do samba mineiro da voz, da palavra e do feminino. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Gerais Cultura de Minas”, do Memorial Vale. No repertório estão “Emoldurada” (Ivan Lins/Sergio Diáfora), “Iaiá’ (Dorival Caymmi), ‘Nasci Pra Sonhar e Cantar” (Ivone Lara), “Canto Pra Recomeçar” (Fernando Procópio/Tinho Brito), “Mágoa” (Toninho Geraes), “Remanescente” (Ewerton Formiga/Sidney Melodia), “O Bêbado e a Equilibrista” (João Bosco/Aldir Blanc), “Trilha do Amor” (Arlindo Cruz), ‘Minha Missão” (Paulo Cesar Pinheiro/João Nogueira) e “Reza” (Miguel dos Anjos).

Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG reabriu as atividades presenciais. Em março de 2020, as atividades presenciais foram suspensas em virtude da pandemia e as ações foram concentradas na dimensão virtual. Agora, as visitas serão retomadas de forma gradual, seguindo as medidas de segurança e adaptando nossos espaços de forma segura. Os horários de funcionamento são de quinta a domingo, de 12h às 17h, e aos sábado, de 12h às 19h. A reabertura do Espaço do Conhecimento faz parte da etapa 2 do planejamento de retomada gradual das atividades na universidade, que prevê ocupação de até 40% em seus espaços físicos, mantendo as medidas de distanciamento social e protocolos de segurança. É necessário que cada visitante traga consigo sua própria máscara, seja ela reutilizável ou descartável, cobrindo nariz e boca, para ter acesso a quaisquer dependências dos espaços.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail