Novos Pesquisadores
O Educativo do Memorial Minas Gerais Vale propõe, nas terças-feiras de janeiro, de 17 às 18 horas, no canal do YouTube, uma série de lives intitulada “Diálogos com Novos Pesquisadores”. Elas fazem parte do projeto “Novos Pesquisadores”, cujo propósito é transformar teses e dissertações defendidas nos últimos cinco anos, na área das Ciências Humanas em uma exposição museal. Hoje a live será com Ridalvo Félix, que falará da sua pesquisa de doutorado que resultou na exposição “Ngomas: Saravano Tambus, Peço Licença Pro Meu Canto Firmá”. Essa live contará com a participação do Capitão David, falando um pouco sobre o candomblé mineiro.
Artistas do corpo
O Memorial Vale apresenta a Mostra Performátika de Noah Mancini. Nascido em Juiz de Fora, na Zona da Mata, Noah Mancini é artista multimídia, curador e crítico. Ele fez uma seleção de artistas do corpo, naturais e/ou residentes em Minas Gerais que apresentam trabalhos cheios de poéticas autobiográficas, que evocam questões místicas, étnicas e identitárias. Os trabalhos estão em vídeo e fotografia. Os vídeos estão no YouTube do Memorial Vale, e as fotografias ficarão até o próximo domingo no site do museu. A mostra integra o projeto “Contemporâneo” do Memorial Vale.
Cinema feminino
Na próxima quinta-feira, o CCBB Educativo apresenta o projeto Laboratório de Críticas em versão digital. Para o lançamento, a convidada é a crítica Mariana Souza que abordará “O cinema feminino e a escrita crítica de cinema brasileiro”. A transmissão ocorrerá pela plataforma Zoom e é necessário se inscrever pelo site www.ccbbeducativo.com.br. A participação é gratuita. A primeira edição do ano permite ao público se aprofundar sobre como é a crítica brasileira de cinema, além de ter um olhar específico sobre o cinema feminino, seus desafios e conquistas. No encontro, Mariana Souza irá compartilhar o trabalho das mulheres negras, indígenas e LGBTs no cinema brasileiro contemporâneo e os processos de revisão das imagens canônicas.
“Faixa de Cinema”
Histórias intrigantes entram em cena na “Faixa de Cinema” da Rede Minas. A emissora exibe três ficções premiadas de diretores brasileiros, na próxima sexta-feira, às 23h30: “Tiro No Pé”, de Raíssa Tâmisa, “Marcel”, de Emanuel Oreng, e “Hiato”, de Diogo Blanco. Um suspense investigativo. Assim é “Tiro no pé”. No filme, um viúvo, que teria perdido a esposa morta em suicídio, procura a polícia e se declara assassino, mesmo sem nenhuma lembrança. Já “Marcel”, ficção inspirada no artista esloveno Evgen Bavcar, traz a história de um fotógrafo deficiente visual que trabalha em uma nova exposição. No curta “Hiato”, o público acompanha a trajetória de Pedro, que segue sem rumo pelas estradas do País. Os filmes também podem ser vistos, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.
Espetáculo adiado
O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBBBH) e a produção do espetáculo “A Valsa de Lili” informam o adiamento da temporada da montagem, prevista para estrear na capital mineira na próxima sexta-feira, seguindo até o dia 8 de fevereiro de 2021. A medida foi tomada em função do decreto publicado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que suspende as sessões de teatro na capital mineira, para contenção da pandemia da Covid-19.