Crédito: Freepik

“Liderança no mundo Vuca”

Com o tema “Metodologias Ágeis para a Liderança no mundo Vuca”, o Centro Universitário Newton Paiva promove live com líderes do mercado hoje, às 18 horas. A conversa virtual é aberta ao público e, para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo link: https://bit.ly/2ChKZa5. O bate-papo será composto por Alessandra Alkmin, presidente do Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora da ACMinas (Ceme) e cofounder da Escola de Palestrante, Leonardo Carvalho, coordenador dos MBAs em gerenciamento de projetos e em gestão de negócios da Newton e diretor de Comunicação do PMI (Project Management Institute) em Minas Gerais, e Sheyla Almeida, psicóloga, mestre em administração e coordenadora do MBA em desenvolvimento de lideranças da Newton.

“Poesia e Dança”

A diretora do Grupo de Dança Primeiro Ato, a bailarina Suely Machado, e a bailarina e coreógrafa de dança contemporânea Marcela Rosa, são as convidadas de Afonso Borges em mais uma edição virtual do “Sempre um Papo” com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto. O encontro vai acontecer hoje, às 19h30, com o tema “Poesia e Dança” e Marcela Rosa apresentará uma performance de dança. O tema está em consonância com o trabalho artístico desenvolvido pelo Primeiro Ato, que tem os poetas e a poesia como inspiração e mote para a criação de suas obras. Entre eles estão Drumond e Hilda Hilst. 

Poesia cabralina

Em homenagem ao centenário de nascimento de João Cabral de Melo Neto, um dos mais expressivos poetas brasileiros, a Academia Mineira de Letras realiza a palestra “A poesia afiada e afetuosa de João Cabral”. Quem aprofunda na vida e nos aspectos poéticos do autor é o professor Roniere Menezes em vídeo disponível no canal de Youtube da AML a partir de amanhã, às 11 horas. A palestra irá abordar, inicialmente, aspectos biográficos do poeta diplomata. O público vai acompanhar aspectos relacionados à poética cabralina ligados ao controle da emoção e ao posicionamento contra uma escrita influenciada pela cultura auditiva. Além disso, o palestrante mostra diálogos do autor com formas relacionadas à comunicação, à oralidade, à memória. 

“Pingo de Tinta”

O Educativo do Centro Cultural UFMG, sob a orientação do professor Fabrício Fernandino, atual diretor do espaço, vem se desenvolvendo e propondo diferentes atividades junto aos visitantes. A equipe inaugura através das plataformas on-line o “Pingo de Tinta”, um projeto “guarda-chuva” que engloba uma série de atividades e conteúdos, que pode ser acessado em  https://www.ufmg.br/centrocultural/?page_id=15741 Dentro do Pingo de Tinta, há o “Arte Revistinha” que, dialogando com o projeto “Arte Revista”, tem como objetivo revisitar as exposições realizadas no Centro Cultural UFMG e promover atividades inseridas no contexto de cada trabalho, voltadas ao público infantil. A cada semana, a partir de segunda-feira, uma nova proposta será postada.. A primeira atividade é relacionada à exposição “Olho Nu”, do artista plástico Marco Tulio Resende.

“Sensações Memoráveis”

De hoje ao próximo sábado, às 15 horas, o Memorial Vale traz na sua programação on-line o projeto “Sensações Memoráveis”, com curadoria do artista e professor de yoga Alessandro Aued. O público é convidado para uma viagem pelo mundo do artista visual Matheus de Simone na apresentação “Bolo para desatar nós”. Ele propõe trazer para a consciência palavras e sensações que se encontram emboladas nos cantos de nossas gargantas, resgatar sua potência criativa e tomá-las como matéria-prima para a produção de um bolo que nos desate. Matheus de Simone irá ensinar a assar um bolo de açafrão-da-terra, especiaria com poderes curativos e diretamente associada ao plexo solar, centro de força, morada do fogo digestivo e projetivo de nossas ações no mundo.