Crédito: Freepik

Manifesto Gentileza Cura

O movimento coletivo Verbo:Gentileza completa cinco anos em 2020. Ele surgiu do desejo de uma vida melhor e mais gentil nas cidades e hoje se faz fundamental, indispensável, necessário porque a gentileza cura. O projeto lançou nesta semana o Manifesto Gentileza Cura, uma ode ao substantivo que norteia suas ações. Entre os próximos dias 25 e 27 será realizado o Festival Verbo:Gentileza 2020 de forma digital e poderá ser acessado pelo site www.verbogentilza.com.br. Um texto, dos escritores Laura Cohen e Maurício Meirelles,  ganhou a forma de vídeo e foi interpretado por mais de 35 pessoas, incluindo Zélia Duncan, Hélio Vieira, Fernanda Takai, Gabriel Prata, Castello Branco, Julia Garrafa, Aline Calixto, Massimo Batagline.. O Manifesto Gentileza Cura está disponível nas redes sociais do Verbo:Gentileza (Instagram.com/verbogentileza e Facebook.com/verbogentileza). 

Festa do Divino

A partir da próxima terça-feira e até 1º de novembro, dentro das comemorações da 14ª Primavera dos Museus – Mundo Digital, Museus em Transformação, o Memorial Vale traz para a sua programação virtual a exposição “Entramos nesta casa com a Bandeira na mão”, de Bárbara Mançanares, com curadoria de Mário Cleber Lanna, professor do Departamento de História da PUC Minas. São fotografias e outras fontes utilizadas por Bárbara em sua pesquisa de mestrado, que mostram a Festa do Divino realizada em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto. O trabalho apresenta as diversas leituras possíveis desse “museu imaginado” que é a Festa do Divino. A exposição integra o projeto Novos Pesquisadores, do Educativo do Memorial Vale e estará em exibição no site www.memorialvale.com.br. 

“Tertúlia dos Vales”

O cantor e compositor Rubinho do Vale e o escritor e organizador do projeto “Tertúlia dos Vales”, Rafael Avelino, são os convidados do “Sempre Um Papo” para falaram sobre os seus trabalhos e a relação de ambos com Teófilo Otoni e a região dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Essa será mais uma edição virtual do “Sempre um Papo” com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto. O encontro será mediado pela jornalista Jozane Faleiro e vai acontecer na próxima terça-feira, às 18 horas. Rafael Avelino nasceu em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. É graduado em ciências econômicas pela UFVJM e mestre na mesma instituição em gestão e sociedade. /Ele escreve textos sobre política, cultura e outros temas em blogs, desde 2011.

 “Música para Todos”

As lives do projeto “Música para Todos”, realizado pela Cervejaria Albanos com parceria cultural do Sesc em Minas, são entretenimento garantido, com boa música e valorização da cultura no Brasil. A próxima edição, que acontece neste sábado (12), às 18 horas, será com o cantor Gabriel Elias que convida Pedro Mendes para a apresentação.

O show virtual será transmitido nos canais do Youtube do Sesc em Minas Gerais e da Cervejaria Albanos. O mineiro Gabriel Elias é considerado um dos principais nomes da nova geração da música brasileira. Fenômeno da internet, o cantor, compositor e multi-instrumentista, natural de Belo Horizonte, se destaca com seu repertório autoral, que traz uma mistura de reggaesurf music e ska. Quem acompanha seu ritmo no palco é o músico Pedro Mendes. O cantor e compositor é natural de Contagem e iniciou sua carreira artística ainda criança.

Trilhas sonoras

O que a música clássica tem em comum com o cinema? A trilha sonora, que é o tema do Harmonia, da Rede Minas, neste domingo (13), às 14 horas. O programa traz entrevista exclusiva com o americano Christopher Young. Indicado ao Globo de Ouro, Young assina composições de “Homem Aranha 3” e sucessos do terror, como “O exorcismo de Emily Rose” e “Cemitério Maldito”. A atração ainda traz um bate-papo com quem entende do assunto. O jornalista Clóvis Ribeiro, do Harmonia, conversa com Fernando Tibúrcio, que está à frente do Cinematógrafo, programa dedicado à sétima arte, da Rede Minas. A dupla fala sobre as grandes produções do cinema em que a música foi destaque e relembram filmes que marcaram a infância por causa das trilhas sonoras. O público pode conferir o programa pela internet, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.