CURTAS DC MAIS | 13/05

13 de maio de 2020 às 0h08

Praça Sete Instrumental

Entrando na oitava semana de isolamento social, a rotina do brasileiro foi muito alterada. Bem no coração da Praça Sete está o Cine Theatro Brasil Vallourec, que até o fim de 2019 oferecia música instrumental gratuita, às quartas-feiras, no horário do almoço. Com a pandemia, o projeto não pode ter continuidade este ano. Entretanto o centro cultural vai passar a realizá-lo por meio de live. Para a estreia desta nova versão, o músico Chico Amaral apresenta o melhor do jazz e da bossa nova hoje, às 20 horas.

Chico Amaral é saxofonista e letrista. Trabalhou em muitos álbuns com o Skank e assinou parcerias com Milton Nascimento, Ed Motta, Lô Borges, Beto Guedes, Erasmo Carlos, Juarez Moreira e vários outros. A exibição gratuita terá duração de 45 minutos no canal do Cine Theatro Brasil Vallourec no Youtube.

Água tratada

O rio Paraopeba já recebeu mais de 10 bilhões de litros de água limpa através da estação de tratamento instalada pela Vale na região de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A água tratada e limpa devolvida ao rio contribui para a recuperação da qualidade da bacia e sua biodiversidade.

A água é devolvida cinco vezes mais límpida, em média, que o limite legal de 100 NTUs estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), conforme Resolução nº 357/2005. O tratamento é feito na ETAF Iracema, instalada próximo à confluência do ribeirão Ferro-Carvão com o rio Paraopeba e em operação desde maio de 2019.

Doação de sangue

A Fundação Hemominas e o Programa Minas Tênis Solidário, braço de responsabilidade socioambiental do Minas Tênis Clube, realizam ação de doação de sangue amanhã, das 8 às 12 horas  no Salão do Centro de Facilidades (CF6), na rua da Bahia, 2.244, Lourdes. O objetivo é repor os estoques dos bancos de sangue do Estado, que estão em queda por causa do isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19.

O salão estará preparado para a ação, de acordo com as mais rigorosas normas de segurança em saúde. A capacidade de atendimento é de até 50 doadores, nas quatro horas da ação. Os interessados em fazer a doação devem enviar e-mail para solidariedade@minastc.com.br, para agendar o horário. Para obter informações sobre critérios e restrições na doação de sangue, acesse o site.

“Descobrindo o Céu”

A partir de amanhã, o Espaço do Conhecimento UFMG vai oferecer sessões on-line de astronomia, totalmente gratuitas, na nova atividade “Descobrindo o Céu”. Será mostrado o céu de Belo Horizonte, com o apoio do software Stellarium, e o público aprenderá a localizar as constelações, as estrelas e os planetas e compreenderá melhor alguns fenômenos astronômicos e as características dos movimentos dos corpos celestes, a partir de simulações de computador.

Ainda será possível interagir e tirar dúvidas, em tempo real, com a equipe do Núcleo de Astronomia do Espaço. As reuniões acontecerão às quintas-feiras, das 17h às 18h. A cada semana, será divulgado o link para acessar a sala de reunião on-line, no site. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas aos 100 primeiros que entrarem na sala virtual.

Aulas de dança

O Grupo Corpo preparou aulas de dança especialmente para os profissionais da saúde que têm enfrentado longas jornadas de trabalho sob pressão e muito estresse. O objetivo é oferecer exercícios que aliviem as dores e tensões e proporcionar momentos de descontração e alegria com os passos do Grupo Corpo. As aulas on-line, ministradas pelos bailarinos da companhia, serão transmitidas gratuitamente duas vezes por semana a partir da próxima sexta-feira às 18 horas, e no sábado, às 9 horas.

As aulas, ao vivo, serão limitadas aos primeiros 100 participantes. Os que não conseguirem entrar receberão o link para a aula em outra plataforma, não interativa. Para participar, os profissionais da saúde devem fazer seu cadastro através do link. O inscrito receberá um e-mail com todas as informações sobre as aulas ao concluir a inscrição.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail